Topo

Julio Gomes

Euro chega à última rodada com 3 classificados. Do que precisa cada país?

Julio Gomes

19/06/2016 02h23

Após duas rodadas, já dá para gostar do fato de a Eurocopa ter sido ampliada de 16 para 24 seleções. Primeiro, não houve a tal perda de competitividade na fase de grupos. São jogos equilibrados, está tudo aberto. E segundo e principal: chegamos à rodada final com tudo aberto, pelo fato de quatro terceiros colocados se classificarem.

Com 16 seleções, chegávamos à última rodada com muitas coisas já definidas. Agora, não. Apenas uma seleção está eliminada: a Ucrânia. Todas as demais ainda têm chances.

Três seleções estão matematicamente classificadas para as oitavas: Itália, França e Espanha.

A França, apesar de estar em casa, ainda não inspira tanta confiança, pois ganhou de dois rivais frágeis (Romênia e Albânia) com gols nos minutos finais. A Itália fez das suas: gigante contra uma seleção melhor, a Bélgica, e horrorosa contra uma pior, a Suécia.

A Espanha, no entanto, é quem melhor se apresentou na competição. Jogou muito bem as duas partidas, mostrando recuperação anímica em relação à Copa do Mundo de dois anos atrás. Tem também o melhor jogador da Euro até agora: Andrés Iniesta está voando.

iniesta_euro

Podemos considerar virtualmente classificadas seis seleções que já têm 4 pontos. Serão primeiras ou segundas de seus grupos, provavelmente. Mesmo que sejam terceiras (perdendo o último jogo), os 4 pontos devem ser suficientes. São elas: Suíça, Inglaterra, Alemanha, Polônia, Croácia e Hungria.

Sobram outras 8 vagas a serem disputadas por 15 seleções.

Dos confrontos de oitavas de final, tem apenas um já desenhado. A Itália deve enfrentar a Croácia ou a Espanha (caso esta perca para os croatas). Será, possivelmente, contra quem quer que seja, o confronto mais esperado da próxima fase.

Se a Espanha perder da Croácia, o que não é impossível, teríamos a reedição da final da última Euro logo nas oitavas de final.

Veja abaixo a situação de cada seleção antes da última rodada:

GRUPO A

França – está classificada. É primeira do grupo se empatar com a Suíça. Se perder, é segunda colocada.

Suíça – Se vencer a França, acaba em primeiro no grupo. Se empatar, em segundo. Se perder, em terceiro caso a Romênia vença a Albânia por dois gols. Mesmo que seja terceira, deve passar para as oitavas, mas teria de aguardar os outros grupos.

Romênia – Se vencer a Albânia pode acabar em segundo, na frente da Suíça. Mesmo que acabe em terceiro, deve entrar com 4 pontos. Se empatar ou perder, já era.

Albânia – Precisa vencer bem a Romênia, fazendo mais de dois gols de diferença, para chegar aos 3 pontos e sonhar com uma classificação como terceira colocada.

GRUPO B

Inglaterra – Se vencer a Eslováquia, ganha o grupo. Se empatar, entra em primeiro caso Gales não vença a Rússia – ou então em segundo. Se perder, ainda pode ser segunda colocada. Ou então fica em terceiro lugar, o que deve dar a vaga as oitavas pelos 4 pontos.

Gales – Se vencer a Rússia, ganha o grupo caso a Inglaterra não ganhe o jogo dela. Ou então entra em segundo. Se empatar, se classifica em segundo caso a Inglaterra não perca. Ou então fica em terceiro, possivelmente entrando. Se perder, dependerá de vitória inglesa para ser terceiro com 3 pontos e aí torcer.

Eslováquia – Se vencer a Inglaterra, se classifica ou como primeiro ou segundo (caso Gales vença). Se empatar, se classifica em segundo caso Rússia vença Gales. Ou então fica em terceiro com 4 pontos e deve entrar pelo índice técnico. Se perder, precisa torcer para a Rússia não vencer Gales, aí ficaria em terceiro com 3 pontos e rezaria.

Rússia – Tem que ganhar de Gales para ir a 4 pontos e acabar em segundo ou em terceiro, devendo entrar.

GRUPO C

Alemanha – Se vencer a Irlanda do Norte, chega aos 7 pontos. Se a Polônia também vencer a Ucrânia, o primeiro lugar do grupo será definido no saldo (hoje, Alemanha tem +2, poloneses têm +1). Se empatar, acaba em primeiro caso a Polônia tropece. Senão, será segunda. Se perder, deve acabar na terceira posição e entrar pelos 4 pontos conquistados.

Polônia – Se vencer a eliminada Ucrânia, deve definir primeiro lugar do grupo no saldo. Se empatar, deve acabar em segundo lugar. Se perder, ainda seria segunda, a não ser que a Irlanda do Norte vença a Alemanha. Está virtualmente classificada.

Irlanda do Norte – Se vencer a Alemanha, chega a 6 pontos e entra em primeiro ou segundo, dependendo do que fizer a Polônia. Se empatar, deve acabar em terceiro lugar e entrar com os 4 pontos. Se perder, terá de esperar os outros grupos e torcer para entrar com 3 pontos no índice técnico.

Ucrânia – Já está eliminada.

GRUPO D

Espanha – está classificada. É primeira do grupo se empatar com a Croácia. Se perder, é segunda colocada e enfrenta a Itália já nas oitavas.

Croácia – Se vencer a Espanha, acaba em primeiro no grupo. Se empatar, em segundo, enfrentando a Itália. Se perder, em terceiro caso a República Tcheca vença bem a Turquia. Mesmo que seja terceira, deve passar para as oitavas com 4 pontos.

República Tcheca – Se vencer a Turquia pode acabar em segundo, na frente da Croácia. Mesmo que acabe em terceiro, deve entrar com 4 pontos. Se empatar ou perder, já era.

Turquia – Precisa golear os tchecos para chegar aos 3 pontos e sonhar com uma classificação como terceira colocada no índice técnico.

GRUPO E

Itália – Já garantiu o primeiro lugar no grupo, enfrenta o segundo do grupo de Croácia e Espanha nas oitavas.

Bélgica – Se empatar com a Suécia, se garante em segundo lugar e enfrente o primeiro do grupo F nas oitavas. Se perder, precisa torcer para a Irlanda não vencer a Itália. Neste cenário, seria terceira colocada com 3 pontos e aguardaria outros grupos.

Suécia – Se vencer a Bélgica, se classifica possivelmente em segundo lugar. Se não vencer, adeus.

Irlanda – Se vencer a Itália, chega a 4 pontos, acaba em terceiro lugar e deve ir às oitavas. Se não vencer, adeus.

GRUPO F

Hungria – Se vencer Portugal, acaba em primeiro. Se empatar, deve ser primeira colocada, salvo goleada da Islândia sobre a Áustria (três gols ou mais). Se perder, se classifica em segundo lugar caso a Islândia não vença a Áustria. Ou então fica em terceiro lugar com 4 pontos, possivelmente se classificando.

Portugal – Se vencer a Hungria, se classifica. Será primeiro se a Islândia não vencer. Ou então a posição será definida no saldo entre portugueses e islandeses. Se empatar, ainda pode ser segundo, caso Islândia e Áustria empatem e Portugal faça dois gols a mais que os islandeses. O mais provável em caso de empate contra a Hungria é terminar em terceiro lugar com 3 pontos, teria de rezar para se classificar.

Islândia – Se vencer a Áustria, se classifica em primeiro ou segundo lugar, dependendo do saldo. Se empatar, ainda pode ser segundo, caso Portugal perca para a Hungria ou empate sem fazer dois gols a mais que os islandeses. Com empate, pode terminar em terceiro lugar com 3 pontos, teria de rezar para se classificar. Se perder, adeus.

Áustria – Se vencer a Islândia, chega a 4 pontos e se classifica em segundo caso Portugal não vença a Hungria. Ou acabaria em terceiro no grupo, devendo se classificar por índice. Caso não vença, estará eliminada.

 

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.