Topo

Julio Gomes

Faltam explicações sobre as ausências de Thiago Silva e Pato

Julio Gomes

17/09/2015 13h57

A convocação de Renato Augusto para a seleção é justíssima. Palmas para Dunga.

Um jogador jovem, que apareceu bem, chegou a ser convocado e depois sofreu com lesões. Na ótima entrevista que deu recentemente ao "Bola da Vez", da ESPN, admitiu achar que a carreira estaria praticamente encerrada, que tinha dúvidas sobre se poderia voltar a jogar em alto nível.

Não só voltou como é o melhor jogador do Campeonato Brasileiro, uma competição que teve um salto de qualidade este ano – talvez alguns (ou vários) técnicos tenham caído na real após anos de decadência e os 7 a 1, abrindo mão do modo empírico e tosco com que se tratava futebol por aqui e abrindo os olhos para o que está sendo feito por aí.

Renato Augusto, além de inteligente – e é sempre melhor ter no grupo jogadores inteligentes, antenados, que estudam a profissão -, aporta elementos raros. É um meia que pode jogar vindo de trás ou posicionado mais à frente ou até pelos lados, chuta bem a gol, marca, pode alternar posicionamento com vários outros companheiros, confundindo o sistema adversário. É tático, além de técnico.

É uma convocação para lá de justa. Parabéns novamente a Dunga e a Renato, por todo o esforço. E também a Mano Menezes e Tite, que contribuíram com a evolução do jogador.

Já as não convocações de Thiago Silva e Pato são outra história.

Por que não estão convocados?

Eu acho um pouco simplista a coisa de técnico "só falar de convocados". Ninguém está perguntando por que o Zé das Couves da Série C não está na seleção. Estamos falando do capitão da última Copa do Mundo e possivelmente melhor zagueiro do mundo e de um jogador jovem, que esteve na seleção ao longo dos anos e que faz uma ótima temporada no futebol brasileiro.

É de conhecimento público que Dunga não gostou da atitude de Alexandre Pato em sua primeira passagem pela seleção. Dunga foi quem deu a primeira chance, lá em 2008, quando o garoto tinha 18 anos e pinta de ser um novo Ronaldo-Fenômeno. Mas aí vieram os Jogos de Pequim e, ainda que isso nunca tenha sido dito publicamente, foi vazado para quem acompanhou aquela Olimpíada. Pato não agradou.

Tanto que depois Grafite foi pra Copa da África, em 2010, e Pato ficou de fora da convocação.

Com Mano Menezes, ele era figura carimbada em todas as convocações em 2010, 2011 e 2012. Com Felipão, não teve a mesma sorte.

Parece absurdo que um jogador como Pato tenha ficado fora de duas Copas do Mundo. É verdade que as lesões atrapalharam muito. Mas elas não acontecem mais.

A atitude/comportamento de Pato incomodam gente com a mentalidade de Dunga e Felipão? Pode ser. É até justo que seja. Não acredito no velho discurso de "tem que levar os melhores". Acredito que um grupo de trabalho tenha de ser formado pelos chamados "melhores", mas também em função de comportamento, liderança, espírito coletivo e outros atributos. Sim, é possível considerar Pato melhor tecnicamente do que fulano ou beltrano, mas convocar fulano ou beltrano – e não Pato – em função de uma somatória de fatores.

É perfeitamente justificável. O problema é que nunca é justificado! Falta transparência. Parece redundância falar que falta transparência em coisas relacionadas à CBF, mas o fato é que falta.

E será que não valeria à pena saber se o Pato de hoje, com 26 anos de idade, é diferente e mais maduro do que aquele adolescente de 2008, 2010?

O mesmo está acontecendo com Thiago Silva. É verdade que ele tenha dado uma viajada na Copa do Mundo e tenha errado na Copa América. Mas os técnicos são os primeiros a dizer que não dá para levar em conta momentos pontuais na hora de "definir" se o sujeito é bom ou mau jogador. Está claro que o problema de Dunga com Thiago Silva não é técnico – se fosse, o buraco seria mais fundo. Está claro que o problema é outro.

Mas não sabemos que problema é esse.

Da mesma forma, seria perfeitamente justificável dizer "olha gente, Thiago Silva é muito bom, mas considero Miranda e David Luiz tão bons quanto e não gosto do comportamento de Thiago Silva neste, neste e aquele aspecto". Ou "não gosto do fone de ouvido ridículo dele". Ou "não gosto do sotaque quando ele canta pagode".

O que seja! O que não dá é para vir com essa ladainha de idade e de renovação. Isso é apenas isso. Ladainha.

Dunga deve ter lá seus motivos, e até acredito que sejam bons, para não chamar Thiago Silva e Pato. O que não dá é para ficarmos todos sem explicação.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.