Topo

Julio Gomes

NFL tem 8 times nos playoffs e 10 ainda na briga. Entenda

Julio Gomes

24/12/2013 02h32

(atualizado após o fim da rodada do futebol americano, na madrugada de segunda para terça-feira)

Normalmente escrevo de futebol aqui. Mas sou bastante fã de todos os esportes. O domingo foi gigantesco para o handebol brasileiro, com um título mundial inacreditável. Feito do tamanho daquele título de Gustavo Kuerten em Roland Garros, por exemplo. A lição que fica: que bem faz o intercâmbio! Como a chegada de um treinador dinamarquês fez o Brasil subir de patamar. É para se pensar. Deveríamos, não só no esporte, ser menos auto suficientes e buscarmos mais conhecimento, o mundo está aberto para isso.

Mas não vou falar de handebol. Como grande fã do futebol americano já há bons 20 anos, vou dar uma palhinha aqui. Falta apenas uma rodada para o final da temporada, e o primeiro fim de semana de 2014 já terá quatro jogos de playoffs. Depois, são mais quatro, aí as duas finais de Conferência e, finalmente, o Super Bowl em Nova York.

No domingo que vem, será disputada a última rodada. Dos 16 jogos, somente 3 não têm implicação alguma para os times envolvidos. Dos 32 times, 8 estão já classificados para os playoffs, mas precisam jogar para buscar vantagem de campo ou mesmo uma folga na primeira rodada do mata-mata. Outros 1o times brigam pelas 5 vagas restantes. No total, 14 times (menos da metade) jogam sem nenhum objetivo na rodada derradeira.

Antes, para quem não está habituado, uma pequena explicação. Os 32 times são divididos em oito divisões geográficas, com quatro times em cada uma delas. Metade estão na AFC, a Conferência Americana. A outra metade na NFC, a Conferência Nacional. Dos 16 times de cada conferência, 6 vão aos playoffs. Os quatro que ganharem suas divisões e mais dois de melhor campanha entre todos os outros. Os dois melhores campeões de divisão folgam na primeira rodada de playoffs e, depois, jogam em casa contra os dois vencedores dos jogos que chamamos de wild card. Os jogos de wild card reúnem os outros dois campeões de divisão recebendo em seus estádios os dois times de melhor campanha que não ganharam divisão alguma.

É inverno nos Estados Unidos. Há estádios abertos, onde o clima (neve, chuva, frio) é um fator e tanto. Por esse fator e pelo barulho que o torcedor faz, atrapalhando a comunicação do time rival, este é, possivelmente, o esporte coletivo em que mais faça diferença jogar em casa.

Na AFC, os quatro campeões de divisão já estão definidos e uma das vagas por campanha também. Quatro times disputam a última vaga. E a curiosidade é que nenhum dos quatro depende apenas de si, todos eles dependem da combinação de resultados – isso acontece porque os critérios de desempate diferem caso dois, três ou mais times tenham a mesma campanha. Na NFC, todas as divisões estão abertas, sendo que duas delas serão definidas em confrontos diretos na última rodada. Três times estão nos playoffs, outros seis ainda sonham com as três vagas restantes.

Vamos lá, à situação de playoffs nas duas conferências:

AFC – Conferência Americana:

1- Denver Broncos (12 vitórias – 3 derrotas)
O time de Peyton Manning, que quebrou o recorde de touchdowns lançados em uma só temporada. Na última rodada, joga contra o Oakland Raiders, um time de defesa fraca e já eliminado, fora de casa. O Denver já ganhou a Divisão Oeste e folga na primeira rodada de playoffs. Se vencer, garante a primeira posição geral, ou seja, jogará em casa as duas partidas de playoffs para chegar ao Super Bowl. Se perder, ainda pode ser primeiro, caso o New England Patriots também perca seu jogo. É o grande favorito para chegar ao Super Bowl pela AFC.

2- New England Patriots (11-4)
O time de Tom Brady, o maridão da Gisele Bundchen e que formou, com Manning, a maior rivalidade do futebol americano nos últimos dez anos. Rivalidade esportiva, não porque sejam inimigos ou algo do tipo. O New England é campeão da Divisão Leste, recebe o Buffalo Bills e deve vencer seu jogo (ainda não perdeu nenhuma em casa). Se o Denver tropeçar, ele pode tomar o número 1 da conferência. Se não, pelo menos garantiria o segundo lugar e a folga nos playoffs. O problema é se perder. Neste caso, teria de secar Cincinnati e Indianapolis para não jogar fora a tal folga.

3- Cincinnati Bengals (10-5)
Um time sem muita tradição, mas com o capacete mais bacana do futebol americano. Conquistou a Divisão Norte está invicto em seu estádio, foram sete vitórias em sete jogos. O jovem quarterback Andy Dalton, em sua terceira temporada, é apenas o quinto homem da história a chegar aos playoffs nos três primeiros anos como profissional da NFL. Na última rodada, o Cincinnati recebe o Baltimore Ravens, atual campeão e ainda com chances de playoffs. Uma vitória combinada com derrota do New England pode significar folga nos playoffs.

4- Indianapolis Colts (10-5)
É um time instável. Ganhou de quatro forças, times que estarão nos playoffs, mas perdeu jogos estranhos. Na última rodada, recebe o Jacksonville, um dos piores times da NFL. Deve vencer. Se der sorte e contar com derrotas de New England e Cincinnati, pode ser o número 2 da Conferência, ganhando folga nos playoffs. Se ganhar seu jogo e apenas um deles perder, pularia de quarto para terceiro, o que muda pouca coisa.

5- Kansas City Chiefs (11-4)
Ganhou as nove primeiras partidas, de maneira para lá de surpreendente após a péssima campanha no ano passado. Mas perdeu quatro das últimas seis, não vive exatamente seu melhor momento. Em regra, ganhou de times ruins, perdeu de times bons. Já está garantido nos playoffs como uma das duas melhores campanhas da AFC e vai jogar fora de casa na primeira rodada (contra Indianapolis, de quem perdeu em casa neste domingo, ou contra Cincinnati ou contra New England). No domingo que vem, enfrenta o San Diego, que ainda sonha com playoffs.

Brigam pela última vaga da AFC:

Miami Dolphins (8-7)
É um time fraquinho, fraquinho, mas que pode acabar se beneficiando dos tropeços exagerados de outras forças no início do campeonato. Na última rodada, joga em casa contra o New York Jets, que já está eliminado. Para Miami, não basta vencer. Tem de vencer e torcer para que o Baltimore Ravens perca seu jogo. Caso Baltimore vença, aí Miami entraria se o San Diego Chargers também vencer o jogo dele. Um empate de campanhas somente entre Miami e Baltimore favorece o Baltimore. Mas um empate triplo entre Miami, Baltimore e San Diego favorece o Miami. A curiosidade é que o Miami Dolphins é o único que pode se garantir nos playoffs perdendo seu jogo, mas dependeria de derrotas de Baltimore, San Diego e Pittsburgh. A ESPN+ passa Miami Dolphins x New York Jets às 16h (de Brasília) de domingo.

Baltimore Ravens (8-7)
Atual campeão da liga, o Baltimore ganhou sobrevida com quatro vitórias seguidas, antes de ser massacrado pelo New England Patriots neste domingo. Era esperada a queda em 2013, pois perdeu jogadores fundamentais no título do último Super Bowl. Meu palpite, antes de a temporada começar, era que os Ravens nem mesmo estariam nos playoffs. Não está fácil. Para entrar, o Baltimore tem de ganhar do Cincinnati Bengals fora de casa, coisa que ninguém até agora conseguiu. E ainda torcer para que ou Miami ou San Diego perca seu jogo (ou os dois percam, logicamente). A ESPN passa Cincinnati Bengals x Baltimore Ravens às 16h (de Brasília) de domingo.

San Diego Chargers (8-7)
Ganhou quatro das últimas cinco, incluindo vitórias fora de casa sobre Denver e Kansas City. Está sobrevivendo com muito sangue e coragem, mas não será fácil chegar aos playoffs. Na última rodada, precisa vencer de novo Kansas City, agora em seus domínios, e torcer por derrotas de Miami e Baltimore.

Pittsburgh Steelers (7-8)
Um dos gigantes da NFL, o maior campeão de Super Bowl de todos os tempos (seis vezes). Começou muito mal, mas ganhou cinco das últimas sete e ainda está vivo. É preciso voltar a 1998, 1999 e 2000 para encontrar um período em que os Steelers ficaram fora dos playoffs por duas temporadas seguidas. Para evitar outra ausência, como a do ano passado, Pittsburgh tem de vencer na última rodada o fraco Cleveland Browns e contar com derrotas de Miami, Baltimore e San Diego. Neste cenário, os quatro times acabariam com oito vitórias e oito derrotas, mas os Steelers entrariam nos playoffs pelos critérios de desempate.

 

NFC – Conferência Americana:

Divisão Oeste:

Seattle Seahawks (12-3)
É um dos três times já garantidos nos playoffs da NFC. Estava invicto havia dois anos em casa, mas perdeu neste domingo para o Arizona. Na semana que vem, joga contra o St. Louis Rams e é favorito. Se vencer, garante o título da divisão e a melhor campanha da NFC, folgando na primeira rodada de playoffs e jogando em casa as duas partidas rumo ao Super Bowl. Se perder, no entanto, pode até ficar sem o título da divisão caso San Francisco ganhe seu jogo. Tem a torcida mais barulhenta da NFL, portanto é de fundamental importância estar em casa no mata-mata.

San Francisco 49ers (11-4)
Com a vitória sobre Atlanta nesta segunda à noite, em casa, se garantiu matematicamente nos playoffs. Foi o último jogo de temporada regular no lendário estádio Candlestick Park, onde tanta história foi escrita. Os 49ers ainda podem ganhar a Divisão Oeste e folga nos playoffs se vencerem o Arizona Cardinals, fora de casa, e contarem com uma derrota de Seattle domingo que vem. Se a combinação não ocorrer, San Francisco será o time 5 ou 6 da conferência, jogando sempre fora de casa nos playoffs.

Arizona Cardinals (10-5)
Conseguiu o que parecia impossível: ganhar dos Seahawks em Seattle. Mas não basta. O Arizona recebe o já classificado San Francisco na última rodada e só entra nos playoffs em caso de vitória combinada com derrota (improvável) do New Orleans Saints para o Tampa Bay Buccaneers. É raro um time com 10 vitórias ficar fora do playoffs. Com 11 vitórias então, é raríssimo – aconteceu pela última vez em 2008, com o New England Patriots. Mas parece que será o caso do Arizona.

Divisão Sul:

Carolina Panthers (11-4)
Além de Seattle e San Francisco, é o terceiro time da NFC já garantido nos playoffs, chegando ao feito após vitória sobre o New Orleans Saints neste domingo. É um time de defesa espetacular, é sua maior força. Na última rodada, viaja a Atlanta para pegar os já eliminados Falcons. Se vencer, Carolina garante o título da divisão e a folga na primeira rodada de playoffs. Se perder, precisará torcer contra o New Orleans. Os Panthers ainda podem ser o time número 1 da NFC, mas é uma matemática complicada. Para isso, precisam vencer, torcer por derrota do Seattle e vitória de San Francisco. O natural é que vença em Atlanta e seja mesmo o número 2, o que poucos esperavam antes de a temporada começar.

New Orleans Saints (10-5)
Vive uma mini crise, com três derrotas em quatro jogos. Mas ainda assim tem tudo para avançar. Para se garantir nos playoffs, depende de uma vitória sobre o fraco Tampa Bay Buccaneers, em casa, na última rodada. Em seu estádio, o New Orleans ainda não perdeu nenhuma (é o único time com tal feito na NFC), o problema tem sido fora. Para ganhar a divisão, garantir folga nos playoffs e um jogo em casa no mata-mata, o New Orleans tem de ganhar e ainda torcer por derrota do Carolina.

Divisão Norte:

Chicago Bears (8-7)
O Chicago já podia ter garantido a divisão, mas foi humilhado pelo Philadelphia Eagles no jogo que fechou o domingo. Na semana que vem, o Chicago recebe o Green Bay Packers, no jogo que representa a rivalidade mais antiga do futebol americano. Quem vencer, ganha a divisão. Quem perder, está fora dos playoffs. A dúvida está na posição principal, a de quarterback. Jay Cutler, o titular, voltou de contusão e tem a sombra do reserva, Josh McCown, que jogou bem quando foi requisitado.

Green Bay Packers (7-7-1 empate)
Tidos como candidatos ao título, os Packers tiveram a temporada comprometida desde a lesão na clavícula de seu espetacular quarterback, Aaron Rodgers (justamente em um jogo contra o Chicago, em 4 de novembro). Com Rodgers, Green Bay havia vencido cinco e perdido duas. Sem Rodgers, ganhou dois jogos apenas, de forma dramática, por um pontinho. Empatou outro e perdeu cinco. Ou seja, tudo passa pelo retorno – ou não – deste jogador para a partida de Chicago. É quase inacreditável que os Packers tenham chegado à última rodada com chances e dependendo apenas de si. Mas é assim e, se vencer, Green Bay está nos playoffs e ainda jogará em casa na primeira rodada, possivelmente contra San Francisco ou New Orleans. Vira candidato de novo.

Divisão Leste:

Philadelphia Eagles (9-6)
Um dos melhores ataques da liga, o Philadelphia terá de vencer o Dallas Cowboys, fora de casa, para entrar nos playoffs como time número 3 da NFC. É que, se perder, Philadelphia ficará com a mesma campanha do Dallas, mas com a desvantagem no confronto direto – estaria eliminado neste caso. Mesmo jogando fora de casa, os Eagles são favoritos e podem fazer estragos nos playoffs. O time passou a voar desde que o jovem Nick Foles virou o quarterback titular, ganhando seis das últimas sete.

Dallas Cowboys (8-7)
O time mais popular dos Estados Unidos tem um quarterback, Tony Romo, que costuma fazer bobagem atrás de bobagem no mês de dezembro, quando as coisas se resolvem. Vilão na semana passada, ele foi herói neste domingo, na incrível virada que deixou o time ainda vivo na briga. O Dallas recebe em casa o Philadelphia no próximo Sunday Night, o jogo que encerra a temporada. Quem vencer, estará nos playoffs como campeão da Divisão Leste. Quem perder, estará fora.

A ESPN passa Chicago Bears x Green Bay Packers às 19h25 (de Brasília) de domingo. E, às 23h15, mostra Dallas Cowboys x Philadelphia Eagles, também ao vivo.

 

Palpites do Julio (por que não??):

Na AFC: vitórias de Denver, New England, Cincinnati e Indianapolis na última rodada, o que não mudaria nada no posicionamento dos campeões de divisão. Acredito que Miami, San Diego e Pittsburgh vencerão na última rodada, o campeão Baltimore perderá e será eliminado. Neste cenário, o Miami Dolphins iria aos playoffs.

Nos playoffs: vitórias de Cincinnati e Indianapolis, em casa, sobre Miami e Kansas City, respectivamente. Depois disso, vitórias de Denver (sobre Indianapolis) e New England (sobre Cincinnati). E aí teríamos, então, o tão sonhado Manning x Brady na disputa da AFC e por uma vaga no Super Bowl.

Na NFC: Seattle vence domingo e fica como número 1 da conferência. Tenho muitas dúvidas sobre Carolina jogando em Atlanta. Achava que ganharia, mas, depois do Monday Night, mudo meu voto para Atlanta. Nos duelos diretos, acredito nos dois times que atuam fora de casa: Philadelphia ganhando em Dallas, Green Bay (com Rodgers) vencendo em Chicago. New Orleans e San Francisco ficam com as últimas vagas. Acredito em derrota dos 49ers em Arizona no domingo.

Nos playoffs: teríamos Philadelphia x San Francisco e Green Bay x New Orleans ou Carolina. Olho nesses Packers. E aí, amigo, deixamos os palpites mais para frente… mas sintam-se à vontade para deixar os teus aqui nos comentários!

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.