Topo

Julio Gomes

Pato vale mais desde que chegou ao Corinthians. Mas podem fazer valer menos

Julio Gomes

24/10/2013 14h17

O mercado europeu nunca duvidou da qualidade de Alexandre Pato. Os 15 milhões de euros pagos pelo Corinthians no começo do ano podem virar 20, 25 milhões no futuro. Hoje, acreditem, ele já vale mais do que quando chegou.

"Você está louco, Julio Gomes?? O cara perdeu um pênalti de forma bizarra. Ele não vale uma moedinha de um real!!".

Errado.

O grande problema de Pato, para efeitos de mercado, são suas lesões. Ele ficou no estaleiro mais de 15 vezes no Milan. Ficou mais parado do que jogando. O cara que contrata jogadores em grandes clubes está muito, mas muito, mas muito mais preocupado com isso do que outros fatores.

Lógico que comprometimento, comportamento, qualidade, etc, todos esses são fatores que também são levados em consideração. É uma matriz de prós e contras. No caso de Pato, o que sempre trouxe seu valor de mercado para baixo foram as seguidas contusões.

O Corinthians fez o mais difícil. Mostrou para o mundo que o problema de Pato não é crônico. Bem trabalhado, é um jogador que pode passar grandes períodos sem se lesionar. O Corinthians conseguiu, enfim, fazer um produto caro valer ainda mais somente com o fator físico.

Outra coisa é seu rendimento em campo. O rendimento foi abaixo do esperado até agora. Mas foi tão baixo assim, heim, olho nisso. São 16 gols na temporada, só menos do que Guerreiro, mas com média de gols por jogo e por minuto maior. É dos poucos que mete alguma bola pra dentro no Corinthians. E tem mais. Pouca gente por lá, onde está o dinheiro, está preocupada com o que faz Pato no Campeonato Brasileiro. Mas OK, admitamos que o rendimento foi abaixo do esperado.

Não é o rendimento e, sim, a atitude, que fará Pato ficar fora da Copa do Mundo. Consequentemente, a valorização não será tão grande quanto poderia ser. Ainda assim, a valorização existiu.

Maaaaaaaasssss…..

Um objeto, uma pessoa, um profissional vale no mercado tanto quanto pagam por ele. Não é pesquisa de marketeiro esportivo que vai dizer quanto vale Alexandre Pato. É o mercado.

Quanto vale o carro que você, leitor, quer vender? Ele vale o quanto alguém pagar, não o que diz a tabela Fipe. Vamos imaginar um cenário hipotético. E se, na hora da venda, o comprador da vez souber que você precisa necessariamente de um carro automático, não tem mais como usar teu carro mecânico atual, porque tem um problema crônico no pé esquerdo e nunca mais na vida poderá pressionar a embreagem? Se o comprador, enfim, souber que você não tem mais o que fazer com aquele carro. Ou vende… ou vende. O que você acha? Que o teu carro vai valer mais ou menos?

Táticas de negociação estão presentes em nosso dia a dia, desde a compra na feira a uma negociação de imóvel. É uma constante tentativa se valorizar o produto, se você estiver vendendo, ou desvalorizar, se estiver comprando. Básico.

É esse o perigo que corre o Corinthians. Se você anuncia ao mundo que "Pato não joga mais aqui". Se a torcida do Corinthians, ou aquela parte da torcida do Corinthians, "proíbe" Pato de jogar no clube… Vocês acham que vai ser mais fácil ou mais difícil vendê-lo?

Pato, hoje, vale mais do que valia quando o Corinthians o contratou. Porque, para os olhos do mercado europeu, o fato de ele poder ser um jogador saudável é mais importante do que a cavadinha que ele deu contra Dida. A falta de foco, a tal falta de "noção" de Pato são fatores mais fáceis de lidar do que as seguidas lesões.

Só o Corinthians e tudo o que gira em torno dele podem fazer, amanhã mesmo, Pato valer menos. Muito menos. Talvez, nem uma moedinha.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.