Topo

Julio Gomes

Eliminatórias: saiba onde ver e do que cada um precisa hoje para vir à Copa

Julio Gomes

15/10/2013 05h41

Já são 14 as seleções classificadas para a Copa do Mundo. Nesta super terça-feira, outras 7 se garantirão e 9 vão ao menos assegurar o direito de jogar uma repescagem em ida e volta, em novembro.

As 7 seleções que muito provavelmente carimbarão passaportes nesta terça são: Espanha, Rússia, Inglaterra, Bósnia-Herzegovina, Chile, Equador e Honduras. Já as 9 que devem ir à repescagem: Uruguai, México, Croácia, Portugal, França, Grécia, Ucrânia, Islândia ou Eslovênia, Turquia ou Romênia (meus palpites são Eslovênia e Romênia).

Além disso, a super rodada desta terça pode deixar definidos os oito cabeças de chave para o sorteio de dezembro, em Salvador. Brasil, Argentina, Alemanha, Bélgica e a Espanha, caso garanta sua vaga, irão encabeçar grupos. Itália e Colômbia asseguram o mesmo direito caso vençam seus jogos. O oitavo cabeça está entre um bom número de seleções, mas a probabilidade maior é que seja Uruguai, Suíça ou Holanda.

Abaixo, saiba a que horas cada seleção joga e os jogos que terão transmissão ao vivo e em VT. E o que cada uma precisa para vir ao Brasil ou para manter vivas as esperanças.

EUROPA

Grupo A
15h30 – Sérvia x Macedônia – ambas eliminadas, não vale nada
16h – Bélgica x País de Gales – belgas já na Copa, jogo não tem importância (ao vivo no Sportv 3)
16h – Escócia x Croácia – só combinação absurda em jogos de outros grupos tira a Croácia da repescagem europeia, mas não custa nada ganhar e se garantir.

Grupo B
15h15 – Bulgária x República Tcheca
Para ir à repescagem, Bulgária tem que ganhar por três gols de diferença e torcer por esta combinação nos jogos do grupo E: derrota da Islândia para a Noruega e empate entre Suíça e Eslovênia. Assim, não seria a pior segunda colocada. A República Tcheca já não tem mais chance.

15h15 – Dinamarca x Malta
A chance dinamarquesa é mais absurda que remota. Mas, para não dizer que não existe, aqui vai. Primeiramente, tem que ser segunda no grupo vencendo Malta e torcendo por tropeço da Bulgária. Caso a Bulgária vença seu jogo, a Dinamarca tem que vencer o dela, contra Malta, por sete gols de diferença a mais do que a vitória búlgara. Além disso, a Dinamarca precisa torcer por uma combinação bizarra nos jogos do grupo D: tropeço da Hungria contra Andorra… precisa continuar? Bom. Romênia goleada em casa pela Estônia e Turquia goleada em casa pela Holanda. Resumindo: esqueçam a Dinamarca.

15h15 – Itália x Armênia (ao vivo na ESPN+)
A Itália, invicta, está classificada para a Copa e se garante como cabeça de chave em caso de vitória. A Armênia ainda sonha com uma carambola daquelas. Além de ganhar na Itália, precisa que a Dinamarca não vença Malta e que Bulgária e República Tcheca empatem. Assim, seria a segunda do grupo. Mas ainda não basta! Para entrar na repescagem, precisará de alguma outra combinação. As mais "normais": derrota da Croácia para a Escócia ou então derrota da Islândia combinada com empate da Eslovênia no grupo E.

Grupo C
A Alemanha já está na Copa, a Suécia já está na repescagem. O amigo Raphael Rezende, do Sportv, me alertou para a importância de a Suécia, ganhando, ser cabeça de chave na repescagem europeia. O que deixaria a França no segundo pote.
15h45 – Suécia x Alemanha (ao vivo na ESPN e Sportv)
15h45 – Ilhas Faroe x Áustria
15h45 – Irlanda x Cazaquistão

Grupo D
15h – Turquia x Holanda (VT às 17h45 na Fox Sports)
Uma vitória bota a Turquia na repescagem. Um empate pode até servir, mas aí a Romênia precisaria tropeçar contra a Estônia e não poderia haver a bizarrice de Armênia em segundo lugar do grupo B. A Holanda já está na Copa, mas uma vitória pode alçá-la à condição de cabeça de chave no Brasil.

15h – Romênia x Estônia
Para ir à repescagem, a Romênia tem que ganhar e torcer para que a Turquia não vença a Holanda. Outra opção é fazer uma vitória de quatro gols a mais que a Turquia. Por exemplo, se os turcos ganharem por 1 a 0, os romenos precisarão de um 5 a 0 contra a Estônia. Empate não serve.

15h – Hungria x Andorra
Ainda que tenha levado 8 da Holanda, a Hungria não deverá ter problemas para golear a amadora seleção de Andorra. Que a Turquia perca da Holanda até que é um resultado normal. Mas a Hungria precisaria também de um tropeço da Romênia contra a Estônia, em Bucareste. Além de tudo isso, é importante para os húngaros que a Armênia não seja a segunda colocada do grupo B.

Grupo E
15h – Suíça x Eslovênia
Os suíços já estão na Copa, mas uma vitória é importante para tentar ser cabeça de chave no sorteio dos grupos. Para ir à repescagem europeia, a Eslovênia tem que vencer e torcer para que a Islândia não vença na Noruega. Um empate pode servir para a Eslovênia, desde que a Islândia perca e o segundo colocado do grupo B não seja nem Bulgária nem Armênia.

15h –  Noruega x Islândia
A pequena Islândia pode ser a grande surpresa na repescagem, para isso basta fazer um resultado igual ou melhor do que a Eslovênia. Ou seja, se ganhar, está dentro. Se empatar, precisa que a Eslovênia não ganhe na Suíça. Se perder, torce para que os eslovenos percam também. A Noruega já está eliminada.

15h – Chipre x Albânia – não vale nada

Grupo F
14h – Azerbaijão x Rússia – empate garante a Rússia na Copa do Mundo
14h – Portugal x Luxemburgo – para ir à Copa, Portugal tem que golear por seis gols e torcer por derrota da Rússia; caso isso não aconteça, Portugal vai disputar a repescagem (ao vivo na Fox Sports e Sportv 2)
14h – Israel x Irlanda do Norte – não vale nada, ambos eliminados

Grupo G
14h – Lituânia x Bósnia-Herzegonia – para ir à Copa, basta à Bósnia uma vitória ou fazer resultado igual ou melhor que o da Grécia
14h – Grécia x Liechtenstein – para ir à Copa, a Grécia tem que fazer um resultado melhor do que o da Bósnia. Se não o fizer, disputará a repescagem
15h10 – Letônia x Eslováquia – não vale nada

Grupo H
16h – Inglaterra x Polônia – se vencer, a Inglaterra estará na Copa; se tropeçar, vai à repescagem (ao vivo na ESPN Brasil)
16h – San Marino x Ucrânia – vitória combinada com tropeço inglês coloca a Ucrânia no Mundial; se a Inglaterra não bobear, os ucranianos ficam para a repescagem
16h – Montenegro x Moldávia – não vale nada

Grupo I
16h – Espanha x Geórgia – basta um empate para a Espanha ir ao Mundial defender seu título (ao vivo no Sportv 2 e Esporte Interativo)
16h – França x Finlândia – para evitar a repescagem e se classificar para a Copa, a França tem que ganhar por dois gols de diferença e torcer por derrota da Espanha. Para ser cabeça de chave na repescagem e evitar um confronto, por exemplo, contra Portugal, a França tem que ganhar o jogo dele e torcer pela Alemanha contra a Suécia e por San Marino contra a Ucrânia

AMÉRICA DO SUL

20h30 – Chile x Equador (VT às 22h30 no Sports+)
Empate garante os dois na Copa do Mundo, então a probabilidade de que este resultado aconteça é gigantesca. Caso alguém saia derrotado, precisa torcer para que o Uruguai não dê uma goleada na Argentina.

20h30 – Uruguai x Argentina (ao vivo no Sports+, da Sky)
A Argentina já garantiu o título simbólico das eliminatórias e joga só para cumprir tabela. O Uruguai deve acabar em quinto lugar e jogar uma repescagem em ida e volta contra a Jordânia. Para se classificar direto, o Uruguai tem que fazer 4 ou 5 na Argentina e torcer para que alguém ganhe em Santiago.

20h30 – Paraguai x Colômbia
A Colômbia já está de volta a um Mundial, mas vitória significa ser cabeça de chave no sorteio de dezembro. O Paraguai, maior decepção das eliminatórias sul-americanas, joga só pela honra.

23h15 – Peru x Bolívia
Não dá para haver um jogo entre seleções pior do que esse na América do Sul. E já faz tempo que é assim.

CONCACAF

22h30 – Jamaica x Honduras
Basta um empate para Honduras se classificar para a Copa do Mundo. Se perder, precisa torcer para que o México não ganhe por dois gols da Costa Rica. Neste cenário, Honduras cairia para quarto lugar e jogaria a repescagem contra a Nova Zelândia.

22h30 – Costa Rica x México (ao vivo na Sportv 3, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Bandsports)
Maior decepção das eliminatórias do mundo todo, o México depende de uma vitória por dois gols contra a já classificada Costa Rica e de uma derrota de Honduras na Jamaica. Só assim conseguirá ir ao Mundial sem depender de repescagem em ida e volta com a Nova Zelândia. Se perder, terá de torcer contra o Panamá, porque neste cenário nem repescagem pegaria.

22h30 – Panamá x Estados Unidos (ao vivo na ESPN)
Se vencer os EUA e o México perder da Costa Rica, o Panamá acaba em quarto lugar, vai à repescagem e elimina os mexicanos. Os norte-americanos já estão classificados para a Copa do Mundo.

ÁFRICA

13h – Gana x Egito (ao vivo na ESPN)
Partida de ida do confronto mais esperado entre os cinco que definem os representantes africanos. Nos outros duelos, Costa do Marfim, Nigéria e Camarões já encaminharam classificação e devem só evitar a zebra em novembro. O duelo entre Burkina Faso e Argélia é o mais aberto.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.