A rodada foi deles. Quem você compraria? Messi ou Cristiano Ronaldo?
Começou a Champions League. Foi apenas a primeira rodada e cada vez mais a fase de grupos é barbada. Os poderosos passam, os fracos ficam pelo caminho e são poucas as vagas verdadeiramente em disputa. Portanto, nesta primeira rodada, em termos competitivos, vale falar somente do grupo F. E falarei dele mais adiante neste post. Vale falar também das únicas duas grandes zebras, a derrota do Chelsea e o empate da Juventus. Também vou falar destes resultados neste post.
Mas, mais do que zebras e resultados, esta foi a rodada dos dois caras de sempre. Cristiano Ronaldo, na terça-feira. Messi, na quarta-feira.
Cristiano Ronaldo meteu três na goleada de 6 a 1 do Real Madrid sobre o Galatasaray, em Istambul. Melhor início do Real, massacre fora de casa, manchetes todas para o português e seu enésimo hat trick. Mas nada como o dia seguinte. É impressionante como Messi gosta de irritar o portuga! Involuntariamente, acho eu. Mas é batata. Se Cristiano meteu três, lá se foi Messi meter três. E o Barcelona goleou o Ajax por 4 a 0 no Camp Nou.
Um grande amigo, o jornalista escocês Duncan Castles (vale seguir no Twitter, é @duncancastles), lançou uma pergunta interessante ontem. Você é um multimilionário e acaba de comprar um time. Não importa o time, a liga e quem está nele. Vamos imaginar que tudo esteja saindo do zero. Você tem 300 milhões de euros em mãos e precisa escolher.
Quem você contrata? Messi? Ou Cristiano Ronaldo?
Achei a pergunta espetacular. E me faz pensar.
Eu lembro das ótimas discussões com o amigo argentino Martín Ainstein, outro jornalista a ser seguido (@martinainstein), lá em 2007. Eu defendia que Cristiano Ronaldo era mais completo que Messi, era melhor em mais facetas do jogo, como a bola aérea, cobranças de falta, força física, etc. De fato, no ano seguinte, em 2008, Cristiano foi campeão da Europa e eleito melhor do mundo. A partir de 2009, no entanto, com Guardiola, Messi mudou. Foi evoluindo seu jogo, mudou o posicionamento no gramado, passou a realizar uma enorme quantidade de gols. Messi atropelou Cristiano nos anos seguintes.
Mas essa não é uma discussão sobre quem é melhor.
A pergunta é: quem você compraria?
Cristiano Ronaldo tem um jogo que parece mais global, além de imparável. Parece que tanto faz se ele vai estar no Manchester United, no Real Madrid, no XV de Jaú ou no time que você acabou de comprar. Ele vai produzir em alto nível e em altas quantidades, independente de onde estiver, vai fazer a diferença. E Messi? Não sabemos. Será que ele é refém do estilo de jogo do Barcelona? Será que ele faria de um time "inexistente" um time campeão?
Será que comprar Messi e construir um time ao seu redor é um desafio mais complicado do que comprar Cristiano Ronaldo e fazer o mesmo?
A pergunta está lançada. Quero ver uma discussão em alto nível aqui no blog!
Sobre a rodada.
Nos dois jogos dos gigantes espanhóis, não podemos deixar de mencionar os goleiros. No Real Madrid, Casillas foi titular, neste revezamento que parece ser o plano de Carlo Ancelotti. Fez uma defesa espetacular, antes de sair machucado. Entrou Diego López e voltou a fazer defesas cruciais. Todas em lances quando o jogo estava empatado ou 1 a 0 para o Real, ou seja, em momentos decisivos.
Valdés, na vitória do Barcelona, fez duas ótimas defesas quando a vitória era só de 1 a 0. No segundo tempo, com jogo decidido, pegou outras duas bolas e ainda defendeu um pênalti. Só isso. Valdés, hoje, diante da situação de Casillas, já faz por merecer a posição de titular do gol da seleção espanhola.
O terceiro grande da Espanha, o Atlético de Madri, fez 3 a 1 no Zenit. Gols de Miranda e Léo Baptistão, pro Atlético, e Hulk, pro Zenit. O Porto fez o papel e ganhou em Viena. Porto e Atlético, que para mim podem surpreender nesta Champions, partem na frente dos russos, mas nada definido no grupo G.
O grande grupo desta fase é o F. O Arsenal foi a Marselha e fez 2 a 1 no Olympique, enquanto o Napoli ganhou do Borussia Dortmund por 2 a 1, em um grande jogo em Nápoles. Este é um grupo completamente aberto. O Marselha não é essa barbada toda, então a vitória do Arsenal foi crucial para ficar com uma das vagas. No Napoli, se encaixou muito bem o Pipita Higuaín, um atacante que tem a cara do time e da cidade, um jogador de sangue, suor e lágrimas. Este é o grupo mais aberto e equilibrado da primeira fase.
As zebras ficaram para Juventus e Chelsea. A Juve empatou em Copenhagen, o normal é que fique mesmo em segundo lugar no grupo do Real Madrid. E o Chelsea, de José Mourinho, caiu em casa para o Basel, um time que investe muito na base, vende bem, contrata bem e tem tudo para passar para as oitavas. O Chelsea é um dos candidatos, pelo técnico e time que tem, mas começou a temporada de forma mais instável do que o imaginado. Trabalho para Mourinho.
Abaixo, os palpites que eu dei antes da rodada e os resultados, com comentários!
Grupo A
Manchester United 2 x 1 Bayer Leverkusen – United vence apertado. Foi 4 a 2, sem aperto algum para o United.
Real Sociedad 2 x 0 Shakhtar Donetsk – A Real parece pronta para a Europa. Foi 2 a 2 Shakhtar, a Real não estava pronta.
Grupo B
Galatasaray 1 x 3 Real Madrid – Promessa de jogo bacana, gol de Drogba e 2 de Cristiano. Foi 6 a 1, com 3 de Cristiano, e jogo bacana.
Copenhagen 0 x 2 Juventus – Aqui não deve ser jogão, Juve vencerá. Não foi jogão e a Juve não venceu, 1 a 1. Errei feio.
Grupo C
Benfica 1 x 1 Anderlecht – Péssimo início de temporada do Benfica. Foi 2 a 0 Benfica. Errei feio.
Olympiacos 1 x 1 PSG – Inferno grego e início ainda instável dos ricos de Paris. Foi 4 a 1 PSG, mas um jogo equilibrado. Paris achou três gols de cabeça no segundo tempo… me deem um desconto.
Grupo D
Bayern de Munique 2 x 0 CSKA Moscou – Sem goleada e sem show. Foi 3 a 0, que não é goleada. Acertei, vai.
Viktoria Pilsen 1 x 4 Manchester City – Vejo City com melhor ataque da fase de grupos. Foi 3 a 0 City, outro bom palpite.
Quarta-feira
Grupo E
Chelsea 2 x 0 Basel – Vejo Chelsea como melhor defesa da fase de grupos, tomará poucos gols. 2 a 1 para o Basel, erro feio.
Schalke 04 2 x 1 Steaua Bucareste – Alemães vão passar só porque o grupo é muito fraco. Schalke ganhou bem, por 3 a 0, e estou achando que vai passar o Basel.
Grupo F
Olympique de Marselha 2 x 2 Arsenal – Será um grupo verdadeiramente dramático para o Arsenal. Arsenal ganhou por 2 a 1, mas ainda acho que será dramático.
Napoli 3 x 2 Borussia Dortmund – Este será o melhor jogo de toda a primeira rodada. Foi um grande jogo, 2 a 1 Napoli. Bom palpite.
Grupo G
Atlético de Madri 2 x 1 Zenit – Confronto crucial pensando em classificação. Atlético 100% na Espanha. Foi 3 a 1 para o Atlético, outro bom palpite.
Austria Viena 0 x 1 Porto – O Porto é grande na Champions. Opa!!! Acertei esse em cheio.
Grupo H
Barcelona 3 x 0 Ajax – Sem muito drama, Neymar estreia na Champions com gol. Errei o gol de Neymar, foi 4 a 0 Barça.
Milan 2 x 0 Celtic – Aqui sim, com drama e salvação nos pés de Balotelli. Cravei o resultado!! Mas Balotelli não teve nada a ver com isso.
Dos 16 jogos, acertei 2 placares em cheio, outros 8 vencedores e errei 6. Está bom, vai!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.