Topo

Julio Gomes

Corinthians e Flamengo lideram lista de campeões brasileiros. Qual a tua?

Julio Gomes

25/11/2019 13h00

O torcedor flamenguista grita com fervor: heptacampeão! Outros dizem que é apenas hexa.

O palmeirense se proclama decacampeão brasileiro e clama: "quem tem mais, tem 10". Os rivais chamam de "títulos de fax".

A CBF conseguiu, no ato político de 2010 (conectado com Copa do Mundo de 2014, construção de estádios, decisão judicial sobre taça das bolinhas, implosão do Clube dos 13 e renegociações de valores de TV com os clubes individualmente), bagunçar algo que parecia simples: a lista de campeões brasileiros.

A convenção era: o Campeonato Brasileiro, com esta denominação, começou a ser disputado em 1971.

O que veio antes não importa? Importa, e muito. Está na história de cada clube, até porque a década de 60 é a década de ouro do futebol brasileiro, é a era Pelé. Importa. Mas unificação é para lá de polêmica e, repito, foi tomada politicamente.

É uma pena, porque foi tumultuado algo que era bastante simples. Uma lista de campeões. Quem achava que a polêmica seria dizimada cometeu um grave erro de leitura. A polêmica foi, na verdade, CRIADA com a unificação, pois não se debatia a lista de títulos brasileiros antes dela.

Eu tenho um belo pôster do Palmeiras campeão brasileiro de 94 na minha coleção. Tetracampeão brasileiro. Não me lembro de qualquer palmeirense fazendo contestações à Revista Placar pelo termo usado na época. Era uma não-polêmica, que a CBF fez questão de criar com sua canetada.

Todos os meios de imprensa deveriam apresentar as duas listas: a da CBF e a convencional, do Brasileiro a partir de 1971.

Minha lista de campeões brasileiros tem, com o título confirmado no domingo, Flamengo e Corinthians no topo. Porque eu era vivo em 1987 e sei bem que, apesar de a Copa União ter sido uma cretinice, deixando de fora times grandes e que haviam chegado perto da taça um ano antes, ela era, sim, o verdadeiro Brasileiro, reunindo os melhores times do país.

O Flamengo de 87 tinha Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato, Bebeto e Zinho. Nem precisei recorrer ao wikipedia. Fique à vontade aí para escalar o Sport.

Minha lista de campeões brasileiros:

7- Corinthians e Flamengo
6- Palmeiras e São Paulo
4- Vasco
3- Cruzeiro, Fluminense e Inter
2- Santos e Grêmio
1- Atlético-MG, Guarani, Bahia, Botafogo, Coritiba e Athlético-PR.

Vá lá! Solte teus demônios na caixa de comentários deste post. Uma coisa é certa: não haverá unanimidade :-)

Obrigado por mais essa, cartolagem! Minha lista está assim. E a tua?

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.