Topo

Julio Gomes

Por que é preciso detonar Vinícius Jr para elogiar Rodrygo?

Julio Gomes

06/11/2019 18h56

Rodrygo fez um primeiro tempo histórico com a camisa de Real Madrid, nesta quarta. Vai se firmando cada vez mais como um titular de Zidane.

Além de anotar dois gols no começo do jogo, ambos com ótimo posicionamento e finalizações, ele roubou duas bolas que originaram o terceiro e o quarto gols – no quarto, deu a assistência a Benzema. Ainda completou o hat-trick no finalzinho, completando os 6 a 0 sobre o Galatasaray. Noite histórica.

Só um jogador na história da Champions fez 3 gols no mesmo jogo com menos idade que Rodrygo: um tal Raúl González Blanco.

O Real vai ficar em segundo em seu grupo, atrás do PSG, que ganhou todas até agora. Mas o que importa neste momento é conseguir formar um time de uma vez por todas, é ganhar confiança para o restante da temporada.

O Madrid, assim como o Barcelona e assim como o Atlético de Madrid, navega na instabilidade.

Neste cenário, Rodrygo, que chegou com nem tanta pompa e circunstância, vai se transformando em peça fundamental.

Mas… por que é necessário sempre colocar Vinícius Júnior na mesma frase?

Porque ambos são brasileiros? Porque ambos saíram tão jovens e por tanto dinheiro? Porque eles têm um biotipo com alguma semelhança? Sinceramente, as coisas não me parecem tão atreladas assim – nem o posicionamento é o mesmo.

Vinícius começou muito bem sua caminhada no Real Madrid, melhor do que muitos imaginavam. Mas perdeu espaço com Zidane, não tem ficado no banco. É um garoto de 19 anos de idade, que chegou com muitas imperfeições em seu jogo. Vai precisar melhor tecnicamente e na tomada de decisões.

Só o tempo dirá se ele vai evoluir e ganhar espaço no Real Madrid ou em outro time europeu. É muito cedo para decretar o fracasso de Vinícius. Assim como era muito cedo decretar seu sucesso ano passado, assim como é muito cedo decretar o sucesso de Rodrygo agora.

O momento é todo do ex-santista, que mostra ter muita intimidade com o gol. Conhecendo como funcionam as coisas em Madri, vai ser um Carnaval em cima dele a partir de agora.

Não há necessidade alguma de, simultaneamente ao Carnaval Rodrygo, decretar o sepultamento de Vinícius Jr.

Ambos precisam de (muito) mais tempo para tirarmos qualquer conclusão.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.