Topo

Julio Gomes

Flamengo tem setembro ideal para tomar controle do Brasileirão

Julio Gomes

01/09/2019 09h51

Vai ter gente me chamando de seca pimenteira. Ou então dando "prints", para caçoar do escriba nas redes sociais mais para frente. É esporte nacional, já sabem.

Mas o fato é que o Flamengo tem nas mãos uma oportunidade de ouro para assumir o controle do Campeonato Brasileiro. Não para garantir título, porque isso não se faz na virada do turno. Mas para abrir uma vantagem importante de pontos e se colocar no comando, transformando-se no time a ser perseguido e batido.

Quis o destino que, mesmo no calendário apertadíssimo do futebol brasileiro, o Flamengo tivesse um mês de setembro, que se inicia hoje, tão tranquilo (ou tão complicado) quanto os demais concorrentes.

Vamos lembrar? O Flamengo está fora da Copa do Brasil, que terá a volta das semifinais neste meio de semana agora. Está classificado para a Libertadores, mas as semifinais contra o Grêmio serão só em outubro. A final, se chegar lá, só no fim de novembro.

E o que o calendário de setembro reserva ao Flamengo, antes da semi continental? Jogos contra Palmeiras, Avaí (em Brasília), Santos, Cruzeiro (fora), Inter e São Paulo.

Isso mesmo, o Flamengo tem uma sequência em casa, em seu Maracanã, que anda sempre lotado, contra segundo, terceiro, quarto e sétimo colocados. Basicamente, todos os seus adversários pelo título brasileiro.

O jogo contra o Avaí, que seria fora, será em "casa" também. Neste jogo, não estarão disponíveis os convocados Bruno Henrique, De Arrascaeta e Berrío. Mas vejam, é o jogo mais fácil do campeonato, contra o lanterna, que não ganha de ninguém. E outros concorrentes, como o Santos, terão na mesma rodada jogos mais difíceis e com mais gente convocada.

É uma tabela fácil? Não. É uma tabela difícil. E esse é exatamente o ponto. Você pegar um pedaço difícil da tabela, em que precisa vencer duelos diretos dentro de casa, sem a preocupação com as outras frentes, focando exclusivamente nestes jogos.

É muito melhor ter a folga de calendário ao longo de duelos contra seus rivais diretos do que contra os times mais fracos.

Vamos imaginar, cenário hipotético, que o Flamengo consiga vencer os três paulistas e o Avaí. Pode até tropeçar com Cruzeiro e Inter. Neste cenário, o Flamengo chegará à semi da Libertadores na liderança isolada do campeonato.

Em outubro, a maratona recomeça, e o Flamengo terá jogos encardidos fora de casa entre as partidas contra o Grêmio. Mas aí teria margem de negociação, de administração de vantagem nestas viagens.

Claro que o jogo é jogado e o Flamengo tem que fazer valer essa oportunidade. Mas, se fizer, e justamente agora vive seu melhor momento técnico e tático com Jorge Jesus, pode ficar simplesmente impossível para algum concorrente ir buscar o Flamengo depois.

O duelo deste domingo, Flamengo x Palmeiras, é o primeiro crucial desta lista. O Palmeiras, que vive seu pior momento com Felipão, sabe disso. Precisa, do jeito que for, sair com vida do Maracanã.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.