Topo

Julio Gomes

Ingleses se dão bem na Champions; Barça fica sem margem de erro

Julio Gomes

29/08/2019 22h27

A fase de grupos da Champions League, convenhamos, não é mais daquelas coisas de arrepiar, imperdíveis. Desde que Platini resolveu botar um monte de campeões de países menos fortes (o que eu até acho democrático,  não acho injusto, apenas prejudica a competição tecnicamente), os grupos ficaram meio óbvios.

Tem time grande europeu que até poupa titulares em jogos da fase de grupos, dependendo do duelo de liga nacional que tenha logo antes ou logo depois.

Dito isso, o sorteio desta quinta-feira determinou os oito grupos e os ingleses, que já dominaram a Champions passada, após tantos anos de controle espanhol, foram os que se deram bem no sorteio.

Liverpool, Manchester City e Chelsea pegaram grupos em que são destacados favoritos para serem primeiros. Talvez possam até descansar titulares em alguma rodada. O Tottenham está no grupo do Bayern, então é bem capaz que não passe em primeiro, mas os outros rivais são fracos.

É quase impossível imaginar que não passem os quatro ingleses para as oitavas.

Quem se deu mal? O Borussia Dortmund. Pegou um dos piores rivais do pote 1 (Barcelona) e o pior do pote 3 (Inter de Milão), o que formou o grupo da morte.

O Barça, entre todos os favoritos a título, é quem pode ter vida mais dura na fase de grupos. O Borussia é um ótimo time de futebol, que joga sempre em estádio lotado, tem espírito competitivo. A Inter busca um resgate internacional com Conte, que é bom técnico, e reforçou o elenco. Promete brigar para destronar a Juve na Itália e pode, por que não, fazer uma graça na Champions.

A primeira rodada tem Borussia x Barça, em Dortmund, é um jogo crucial. A última rodada tem Inter x Barça, em Milão. Então não há margem de erro para o time de Messi (e de Neymar? Aguardemos).

E o Slavia Praga, que completa o grupo? Uma das imagens do dia foi a do dirigente tcheco rindo da situação do próprio clube. Eu, no lugar dele, estaria rindo de alegria. O Slavia Praga não passaria para as oitavas em grupo algum. Pelo menos seus torcedores poderão ver três jogos contra forças europeias em seu estádio.

De resto, o grupo mais equilibrado, em que tudo pode acontecer, é o G, com Zenit, Benfica, Lyon e Leipzig.

E os jogos mais atrativos são os duelos entre Paris e Real Madrid, no grupo A, e Juventus e Atlético de Madrid, no grupo D.

Se pudéssemos acelerar o tempo até fevereiro, estaríamos esfregando as mãos à espera do mata-mata. Teremos de aguardar. E, para estes meses, ficam aqui os meus palpites.

Grupo A
PSG, Real Madrid, Brugge, Galatasaray – passam Real (em primeiro) e PSG sem sustos;

Grupo B
Bayern, Tottenham, Olympiacos, Estrela Vermelha – passam Bayern (primeiro) e Tottenham, com jogos interessantes em caldeirões na Grécia e na Sérvia;

Grupo C
Manchester City, Shakhtar, Dínamo Zagreb, Atalanta – City passeia, Atalanta passa

Grupo D
Juventus, Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen, Lokomotiv – não vejo o Bayer capaz de tirar um dos favoritos, e acho que o Atlético passa em primeiro

Grupo E
Liverpool, Napoli, Salzburgo, Genk – passam Liverpool (primeiro) e Napoli

Grupo F
Barcelona, Dortmund, Inter, Slavia – Barça sofre, mas passa, Dortmund avança

Grupo G
Zenit, Benfica, Lyon, Leipzig – aposto em Leipzig e Lyon

Grupo H
Chelsea, Ajax, Valencia, Lille – Chelsea sofre, mas passa, junto com o Valencia

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.