Topo

Julio Gomes

Só Flamengo cumpre a obrigação em rodada "vadia"

Julio Gomes

25/08/2019 21h01

Rodadas como esta, a 16a do Brasileirão, são daquelas que chamam pouca a atenção pelos duelos. Mas que, lá na frente, poderão ser consideradas decisivas para a classificação final do campeonato.

A tabela colocou frente a frente times que disputam o título contra times que jogam para não cair. Jogos com favoritos claros.

Os líderes Santos e Flamengo enfrentando a dupla de cearenses, o São Paulo, em ascensão, diante de um Vasco vindo de goleada sofrida para o maior rival, e o Corinthians jogando contra o lanterna que não ganha de ninguém. Até mesmo o Inter, que de repente pode se colocar na briga de alguma forma, enfrentava um candidato a cair, o Goiás.

Resultado: de todos eles, somente o Flamengo ganhou.

Jorge Jesus fez o que é comum na Europa. Poupou só alguns jogadores da partida contra o Ceará. Mas entendeu a importância desta partida no Brasileiro. Trocou laterais, poupou Bruno Henrique e Éverton Ribeiro. De resto, time titular. Mesmo antes da decisão contra o Inter no Beira-Rio.

Será que um Flamengo reserva ganharia no Ceará? Seria bastante natural, provável até, que pontos fossem deixados no Castelão por um eventual Fla retalhado.

Jesus não deu sopa para o azar. Escalou algo próximo da força máxima e ganhou o jogo.

Enquanto isso, o Santos deixou acontecer o desastre na Vila, permitindo o empate do Fortaleza após abrir 3 a 0. O São Paulo mostrou que ainda é muito inconsistente e foi dominado pelo Vasco. O Corinthians, que naturalmente ganharia do Avaí com os titulares, resolveu poupar mais de meio time por causa de um jogo na outra quinta contra o Fluminense. Deixou dois pontos na Ressacada. O Inter reserva também perdeu.

O Palmeiras, beneficiado pelo adiamento do jogo contra o Fluminense, não entrou em campo na rodada.

Foi uma rodada "vadia", em que todos os favoritos deveriam ter vencido seus jogos. Mas só um conseguiu fazê-lo. Não à toa, é o novo líder do campeonato. E deixando mais e mais pulgas atrás das orelhas alheias.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.