Topo

Julio Gomes

Brasileiro vai tomando forma de Paulistão

Julio Gomes

05/08/2019 06h00

Foram 13 rodadas disputadas. Atingimos o primeiro terço do Brasileirão, o campeonato de alguma relevância mundial mais imprevisível e equilibrado que existe.

Neste ano, o Brasileiro parecia que iria até o fim sem disputa por título, com o Palmeiras garantindo mais um troféu com um punhado de rodadas de antecipação.

Ledo engano. O Palmeiras derrapa no pós-Copa América, e, como este blog apontou quase dois meses atrás, a tabela era muito favorável ao Santos, devido às eliminações precoces nas Copas do Brasil e Sul-Americana.

Mesmo sabendo que fazer previsões sobre o Brasileirão é uma armadilha, é possível imaginar cada vez mais um campeonato disputado pelos quatro grandes de São Paulo – talvez o Flamengo, a quinta maior torcida da capital paulista, seja o único capaz de se meter nesta briga. Para isso, precisará recuperar lesionados e encontrar uma maneira de a defesa não ficar tão exposta, como vimos ontem em Salvador.

Inter e Grêmio, envolvidos em três competições, já mostram que o Brasileiro ficará no terceiro plano. E simplesmente não consigo botar fé no Atlético Mineiro quando a conversa é título.

Sinceramente, tampouco consigo botar fé no Santos, mas o fato é que o time de Sampaoli está voando e lidera com quatro pontos para o Palmeiras e oito para o Flamengo, os dois elencos mais fartos do país. Não dá para desconfiar tanto assim de quem prova valor semana após semana.

Mesmo vivos na Libertadores, Palmeiras e Flamengo não deixarão o Brasileiro de lado e têm totais condições de protagonizar a real briga pelo título.

Mas Santos, São Paulo e Corinthians prometem ficar ou entrar nessa briga.

O São Paulo, como esperado, cresceu após a Copa América e ganha, em Daniel Alves e Juanfran, experiência internacional e mentalidade vencedora. Cuca é o técnico que melhores trabalhos fez nos pontos corridos nas últimas três temporadas, o São Paulo tem elenco e, assim como o Santos, só vive para uma competição.

O Corinthians ainda tem a Sul-Americana e segue com um pobre repertório ofensivo. Mas muito dificilmente será batido em Itaquera, e Carille já ajustou a defesa. Vai tomar pouquíssimos gols. Minha aposta é que o Corinthians some 12-13 pontos até o final do mês, se colocando na briga. É quem tem a melhor tabela.

Se julho foi o mês santista, agosto promete ser corintiano.

Dentro de um mês, prevejo os quatro grandes paulistas nas cinco primeiras posições, com o Flamengo de intruso. O segundo turno do Brasileiro vai ficar com cara de Paulistão, e é a grande a tendência de o Estado mais populoso do país ganhar o quinto título seguido, repetindo o que ocorreu entre 2004 e 2008 (com Santos, Corinthians e o tri são-paulino).

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.