Topo

Julio Gomes

Invenção do VAR e do juiz abrem goleada ilusória do Palmeiras

Julio Gomes

30/07/2019 23h24

Você se engana com essa goleada do Palmeiras? Eu, não.

O Palmeiras fez nada para vencer o Godoy Cruz. A última impressão (quarto final do jogo) e o resultado podem iludir muita gente. Não a mim. A regressão do futebol palmeirense é clara neste mês de julho.

Após o empate da semana passada, o Palmeiras tinha a chance perfeita nesta terça de se impor. Jogando em casa, estádio cheio, contra um time limitado. Mas…

Arrumou um gol de pênalti absurdamente marcado após "ajuda" do VAR, o que encaminhou a classificação. E arrumou outro gol que foi de goleiro a goleiro e acabou "consagrando" o esforçado Borja. Saiu de um chutão de Weverton que foi parar na outra área, para a lambança do goleiro do time argentino.

Com 2 a 0 e eliminatória resolvida, aí sim o Palmeiras tomou conta do jogo, contra um adversário abatido e entregue. Fez o terceiro com Scarpa, o quarto com Dudu, podia ter feito mais.

Mas essa reta final da partida é ilusória, é necessário observar que os lances cruciais do jogo foram absolutamente fortuitos.

No primeiro tempo, quem teve a bola e a iniciativa foi o Godoy Cruz. O Palmeiras se sentia claramente incomodado com a bola nos pés, sem conexão, sem troca de passes, sem nada. O tempo ia passando, o nervosismo chegando.

Aí, veio o VAR. E sinceramente… o VAR chegou para arruinar de vez o combalido futebol sul-americano. Eles são péssimos no apito, péssimos no vídeo, péssimos em tudo. É inacreditável que um cidadão que viva disso marque esse pênalti que foi marcado no Allianz.

O que teria sido do jogo, não saísse o primeiro gol?

O Palmeiras deve recuperar a confiança após a classificação na Libertadores, que é a obsessão atual do clube. A prova será no fim de semana, em Itaquera. Confirmação ou não. O dérbi dará indicações.

Pode ganhar o Brasileiro (meu palpite é que vai), pode ganhar a Libertadores. Tem time para ganhar tudo, e isso não é novidade para ninguém. Mas o futebol, que já era escasso… agora é nenhum. Confiança recuperada, agora é hora de recuperar jogo.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.