Topo

Julio Gomes

Messi: mal acostumado ou contagiado por nosso mimimi?

Julio Gomes

06/07/2019 21h04

Messi falou o que quis após a participação argentina na Copa América. Citou "corrupção na Conmebol" e "Copa armada para o Brasil".

Bom, é fato que a Copa América não foi mais um primor de competição organizada pela Conmebol. O gramado da Arena Grêmio foi uma vergonha, várias delegações reclamaram de muitas coisas, o país não se mostrou nem um pouquinho "dentro" da competição. E, claro, as arbitragens. Para variar, as arbitragens.

Já escrevi aqui e repito. O VAR, com os juízes que temos na América do Sul, piora as coisas, em vez de melhorá-las. Ruim sem VAR, pior com ele.

A Argentina foi nitidamente prejudicada na semifinal contra o Brasil, com dois pênaltis não marcados e nem revisados. É justo reclamar.

É o que sempre fizemos aqui. O Brasil é o país do mimimi, todo mundo reclama de tudo, ninguém assume os próprios erros, ninguém assume culpa por nada. Na Argentina, é parecido. Nós passamos a vida toda ouvindo e falando sobre "corrupção na Conmebol".

Passamos a vida toda falando sobre a Copa de 78 (mas não sobre o Brasil x Espanha de 62 e nem sobre o Brasil x Bélgica de 2002). Passamos a vida toda falando que os clubes brasileiros são roubados nas competições sul-americanas.

Me parece que o diferente da história toda é que Messi tenha sido contagiado pelo espírito mimimizento que reina no futebol sul-americano.

E talvez Messi esteja mal acostumado. Afinal, apesar de os estádios espanhóis cantarem "así, así, así gana el Madrid", referindo-se às ajudas históricas recebidas pelo Real Madrid, o Barcelona não pode reclamar, né?

Nesta era Messi, rapidamente podemos nos lembrar da semi de Stamford Bridge, do roubo contra o PSG (6 a 1), das expulsões de Thiago Motta e Van Persie… enfim, é fácil lembrar de um monte de jogos grandes em que o Barcelona foi muito beneficiado por arbitragens.

Isso não diminui Messi. Apenas indica que ele pode estar achando que a vida seria eternamente livre de problemas de arbitragem. Some a isso o contágio e… pronto.

Aí está Messi, nu diante das câmeras. Gente como a gente. No chororô após uma derrota mal digerida. Bem, pelo menos agora sabemos que ele é humano.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.