Topo

Julio Gomes

O retrato perfeito deste Brasil e desta Argentina

Julio Gomes

02/07/2019 23h20

A semifinal foi cantada. Se o roteiro fosse escrito antes, seria assim. O jogo do Mineirão foi exatamente o que é o Brasil e o que é a Argentina nos últimos anos.

O Brasil, um time que consegue encontrar o gol no início, após uma jogada individual magnífica – de Daniel Alves, que falta fez na Copa. E que depois senta no resultado.

E a Argentina, um time desorganizado, que não se sabe bem a que joga, mas que, no talento de alguns atacantes, consegue ficar, pelo menos, no "quase".

Aguero ficou no quase, Messi ficou no quase, ambos acertaram a trave de Alison, que neste momento é o goleiro mais intransponível do planeta. Foram 12 finalizações argentinas.

E o Brasil de Tite, com um gol de vantagem, deixa o jogo para lá, se defende, fecha espaços e nem mesmo o contra ataque parece ser um desejo. Foram 4 finalizações brasileiras.

O segundo gol é também um quadro dos dois países. A falta de velocidade de Otamendi é marcante. A vontade de Gabriel Jesus, o melhor em campo junto com Daniel Alves, também.

Tão cantada foi a semifinal como a Copa América para o Brasil, jogando em casa. Tão cantada foi a semifinal como a sina de Messi com a camisa argentina.

Se o Papa é argentino, Jesus é brasileiro. Será título de algum post de algum colega. Frase fácil, mas, para esta noite de terça, verdadeira.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.