Topo

Julio Gomes

Ajax está entre os quatro da Europa - e não chega por acaso

Julio Gomes

16/04/2019 18h03

Está difícil concluir o que é mais surpreendente na caminhada do Ajax rumo à semifinal da Champions League.

Ganhar do Real Madrid no Bernabéu? Ganhar da Juventus em Turim? Deixar Cristiano Ronaldo falando sozinho, eliminado, de cabeça baixa?

Resultados, no futebol, podem ser conseguidos de várias maneiras. O que mais me surpreende é a forma como o Ajax tem conseguido as seguidas classificações.

Impondo seu jogo, de velocidade e intensidade, submetendo o adversário. O Ajax não conseguiu "sem querer" a classificação, com um jogo reativo, jogando por uma bola.

Nesta terça, com o placar empatado em Turim, 1 a 1 e jogo rumo à prorrogação, a Juventus mal via a bola. O Ajax dominava completamente as ações, tomava conta do meio de campo e criava uma chance atrás da outra. Até que veio o gol.

O VAR poderia e deveria ter apontado um pênalti para a Juventus aos 45min do segundo. O que isso mudaria? Nunca saberemos. Mas o fato é que um possível empate ou até virada da Juve teria criado uma imensa injustiça à eliminatória.

O Ajax foi melhor em Amsterdã e melhor em Turim.

É uma temporada só, o Ajax não volta a ser um grande europeu por causa de uma Champions de sucesso. Possivelmente, esse time jovem e envolvente será desmembrado, pois o Ajax virou time vendedor (já faz tempo). Mas volta a estar no topo, a sentir o gosto de ser grande.

Cruyff está sorrindo, onde quer que esteja. Os que gostamos de futebol bem jogado, também.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.