Topo

Julio Gomes

Ao Real Madrid, sobra novamente "apenas" a Champions

Julio Gomes

02/03/2019 18h41

Em menos de uma semana, o Barcelona foi duas vezes ao Santiago Bernabéu e ganhou mais duas vezes do Real Madrid. A freguesia é marcante e surpreendente no estádio madrilenho nos últimos 15 anos.

O jogo da quarta, pela Copa do Rei, foi melhor. O Real jogou muito bem, mas não finalizou com sucesso (principalmente com Vinícius Jr), enquanto o Barça foi perfeito em suas espetadas no contra ataque, super eficiente em um jogo que passa longe de caracterizar o Barça deste milênio.

O jogo deste sábado foi bem mais morno. O Barcelona fez um belo gol com Rakitic, depois voltou a ser um time sólido na defesa e em busca de transições rápidas. O Real Madrid teve o controle, mas com bem menos volúpia e chances criadas. Vinícius Jr, que parece ter virado titular absoluto, não repetiu a ótima atuação, já foi mais bem marcado – e terá de aprender a lidar com isso.

O fato é que, apesar da reação com o técnico Solari em 2019, após o título Mundial, o Real Madrid tem sua temporada resumida à Champions League.

Foi eliminado da Copa do Rei e, hoje, praticamente deu adeus ao Espanhol, ficando 12 pontos atrás do Barcelona. O único que pode tirar o título dos catalães é o Atlético de Madrid, que pode voltar a ficar 7 pontos abaixo se vencer a Real Sociedad, neste domingo.

Nos quatro títulos europeus dos últimos cinco anos, o Real só conseguiu ter sucesso também na Liga espanhola em 2017. No ano passado, acabou em terceiro, 17 pontos atrás do Barça. Neste ano, o abismo volta a se abrir.

O problema para a concorrência europeia é que o "fracasso" doméstico passa longe de significar também fracasso continental. O Real Madrid tem a vantagem contra o Ajax e deve ir às quartas de final da Champions. Melhor não descartar. Só importante lembrar também que Cristiano Ronaldo não está mais.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.