Topo

Julio Gomes

Vinícius Jr é decisivo de novo para o Real, mas ficará no time?

Julio Gomes

09/02/2019 15h21

Vinícius Jr fez, no dérbi contra o Atlético de Madrid, seu 11o jogo consecutivo como titular do Real Madrid – a última vez que ele não foi utilizado por Santiago Solari foi na semifinal do Mundial de Clubes, contra o Kashima. Virou figura constante no time, e ganhou a titularidade com a lesão de Bale, um mês atrás.

O garoto de 18 anos deu conta do recado. Nos 3 a 1 sobre o Atlético, que fazem o Real passar o rival e assumir a vice-liderança na Espanha, Vinícius foi decisivo.

Sofreu o pênalti que resultou no segundo gol, colocando o Real à frente. E levou tantos problemas para a defesa do Atlético de Madrid que, no intervalo, Simeone precisou inverter as posições de seus zagueiros. Godín, que sofreu demais com a velocidade do garoto no primeiro tempo, foi para o lado esquerdo da defesa, deixando Giménez com a missão de correr atrás.

O jogo em si foi definido nos detalhes. O Atlético segue sofrendo demais nas bolas altas. Em um escanteio, que o árbitro mandou ser cobrado novamente sabe-se lá por qual motivo, quatro jogadores subiram com Sergio Ramos e, ainda assim, foram incapazes de impedir a casquinha do zagueiro. Casemiro, desmarcado, fez um golaço de meia bicicleta.

O Atlético empatou com Griezmann, em lance em que o bandeira marcou impedimento, mas o VAR confirmou a posição legal.

No final do primeiro tempo, veio o pênalti sobre Vinícius. No meu ponto de vista, a falta ocorreu fora da área. O VAR interpretou que a decisão de campo do juiz, de anotar pênalti, deveria ser mantida. Ramos cobrou com perfeição para fazer 2 a 1.

No segundo tempo, com a inversão dos zagueiros, o Atlético melhorou defensivamente. E chegaria ao empate com um gol maravilhoso do estreante Morata. Após lançamento do campo de defesa, o atacante controlou de forma magistral e encobriu o goleiro. Porém, novamente foi marcado impedimento. E, desta vez, o VAR confirmou a marcação.

Pelo ângulo da TV, me pareceu que Morata estava na mesma linha. Mas, se o VAR deu, é porque devia estar impedido.

O centímetro do pênalti fora (ou dentro da área?), o centímetro do impedimento de Morata, e assim o dérbi se decidiu.

Bale substituiu Vinícius no começo do segundo tempo, e tudo indica que o galês voltará ao time titular contra o Ajax, pela Champions League, no meio de semana.

Até porque, em um espetada pela esquerda, Bale bateu cruzado para fazer 3 a 1 e matar o dérbi. Esse tipo de lance é que Vinícius ainda não faz para o time. O poder de finalização de Bale é muito grande para ser deixado no banco.

Daqui até o fim da temporada, creio que a tendência é vermos Vinícius nos jogos menores, em várias partidas da liga doméstica, e Bale nos clássicos ou jogos de Champions – salvo lesão, claro.

Com o menino de titular neste mês e pouquinho, o Real ganhou oito jogos, empatou o clássico do Camp Nou, pela Copa do Rei, e perdeu dois. E ganhou também a certeza de que pode contar com ele.

Não olhe agora, mas o Real Madrid, com Solari, ganhou 19 jogos, empatou 2 e perdeu 4 – com a conquista do Mundial no caminho. Na Liga espanhola, são 10 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. De novo, na hora crucial de uma temporada, o Real se encontra e cresce.

Má notícia para o resto da Europa.

 

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.