Topo

Julio Gomes

Os três times da pindaíba são os mais legais do ano até agora

Julio Gomes

31/01/2019 05h00

Vasco, Fluminense e Santos. Dos 12 grandes históricos brasileiros, esses três eram os que começavam o ano na maior pindaíba. Talvez o Botafogo pudesse entrar nesse grupo.

Apesar do elenco recheado e cheio de sobras do Palmeiras, as contratações estelares do Flamengo, os vários novos nomes de São Paulo e Corinthians, a estabilidade de gaúchos e mineiros… os times mais bacanas do ano até agora são justamente… Vasco, Fluminense e Santos.

Vão ganhar título? Vão fazer um baita Brasileirão? Não estou dizendo nada disso.

O mais provável é que enfrentem muita instabilidade, especialmente no segundo semestre, quando entramos naquela fase da maratona, quando o tempo de treino é nenhum, aparecem as lesões, cartões e elencos mais ricos produzem mais resultados.

O mais provável é que justamente nos Estaduais resida a única chance de título para essa turma.

Mas, como digo sempre, é uma cretinice pautarmos a vida por resultados, apenas. Há algo mais do que isso. Na vida e no futebol.

Neste momento, as torcidas de Vasco e Flu, que viram seu time quase cair para a Série B, e a do Santos, que vê o clube falido e os melhores jogadores indo embora, são as únicas que verdadeiramente desfrutam do futebol.

De Sampaoli, muito se falou nesta semana. Um dos beneficiados pela presença do argentino é Fernando Diniz, que sai um pouquinhos dos holofotes por ser o único técnico brasileiro disposto a colocar em prática sua visão de mundo. O Fluminense já joga "a la Diniz", sem rifar a bola, controlando a posse e mandando nas partidas.

A proposta de Alberto Valentim no Vasco é um pouquinho diferente, mas muito agressiva e ofensiva. Não era o técnico "certo" para livrar o clube do rebaixamento, com a faca no pescoço. Mas funcionou. E agora o clube, que até conseguiu trazer um bom número de reforços, desfruta da mentalidade de seu treinador.

No início da semana, elogiei a capacidade de Sampaoli dar tão rapidamente um cara ao Santos, colocando em xeque outros treinadores brasileiros, que estão sempre reclamando de falta de tempo, mas pouco fazem para aproveitá-lo. A crítica definitivamente não serve para Valentim e Diniz.

Ganhar sempre ajuda, e estes três grandões do nosso futebol, tão mal tratados nos escritórios, estão ganhando. Consequentemente, tendo paz. À parte isso, estão jogando. Ótima notícia para torcedores tão habituados a tragédias e decepções.

No fim de semana, tem Vasco x Fluminense. Não vale muita coisa, a não ser fugir do Flamengo na semifinal da Taça Guanabara. Até por isso, por não ser um jogo de vida ou morte para ninguém, a promessa é de muitos gols e diversão.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.