Topo

Julio Gomes

Barça e Real com início tão pífio? É preciso voltar muitos anos no tempo

Julio Gomes

25/11/2018 04h00

O Barcelona é o líder do Campeonato Espanhol após o empate arrancado no último minuto contra o Atlético de Madrid, ontem – ainda que possa ser desbancado hoje à tarde, em caso de vitória do Sevilla.

Mas o número de pontos do Barça, 25, é pífio perto do que vimos nos anos anteriores – o mais baixo do clube desde 2003. Superado o primeiro terço da Liga espanhola (13 rodadas), o Barça ganhou apenas um pouquinho mais da metade de seus jogos (7).

E o Real Madrid então? São apenas 20 pontos, com 6 vitórias em 13 jogos, e a sexta colocação na tabela.

Somados, Barça e Real somam 45 pontos em 13 rodadas (58% de aproveitamento da dupla). É preciso voltar a 2002, 16 anos no tempo, para encontrar um início tão pífio.

Naquela temporada 2002/2003, a Real Sociedad liderava após 13 rodadas, com 29 pontos. O Real era terceiro, com 24, e o Barcelona era o décimo, com 16. Somados, os gigantes tinham 40 pontos.

O Real Madrid ganharia a Liga sobre a Real Sociedad na última rodada. O Barcelona veria sua história mudar a partir da chegada de Ronaldinho, ao final daquele campeonato.

Desde então, nunca mais o Campeonato Espanhol deixou de ter ou Real ou Barcelona na liderança após 13 rodadas. É preciso voltar 10 anos no tempo para encontrar o último campeonato em que, após 13 rodadas, os dois gigantes não somavam pelo menos 60 pontos (dos 78 possíveis).

O que explica o que está acontecendo no atual campeonato?

O Barcelona perdeu Messi, machucado, por algum tempo. Mas ainda assim tem um elenco estrelado e que não está tendo os mesmos tropeços na Champions League. O empate no fim com o Atlético é heróico, mas o que dizer das derrotas para Bétis e Leganés, por exemplo?

Já o Real Madrid vive uma ressaca brava após o tri europeu. Perdeu Cristiano Ronaldo, perdeu Zidane e simplesmente não consegue encontrar a boa forma novamente. A polêmica da vez é o suposto doping de Sergio Ramos encoberto após uma final de Champions. Já demitiu Lopetegui e parecia estar se encontrando com Solari, até os 3 a 0 sofridos diante do Eibar (!), ontem. O ambiente não está nada calmo.

A queda do Real Madrid era esperada. A do Barcelona, pelo menos no futebol doméstico, não.

O Atlético de Madrid perdeu, no clássico em seu estádio, uma chance de ouro de assumir a liderança na Espanha. Também começou a Liga com muitos tropeços bobos, mas, ao contrário de outros anos, não está desgarrado da ponta, exatamente pela incrível instabilidade de Barça e Real.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.