Topo

Julio Gomes

Buffon brilha, mas PSG fica contra as cordas na Champions

Julio Gomes

06/11/2018 19h56

Está aí uma boa contratação. A chegada de Buffon dá ao PSG aquela segurança que qualquer grande time precisa. Idade, convenhamos, não é o fator mais determinante para um goleiro. Buffon mostrou que seguirá sendo sempre Buffon, que os reflexos estão em dia, e salvou o Paris de uma derrota contra o Napoli.

Tuchel deu uma de professor Pardal, deixando Cavani no banco. Ninguém poderá acusar o técnico alemão de falta de coragem. Montou o time com três zagueiros, espetou alas pelos lados e deixou Neymar e Mbappé totalmente livres na frente.

Deu relativamente certo no primeiro tempo, mas mais por causa da passividade do Napoli do que pelo jogo do PSG. Bernat, um dos laterais avançados, acabou fazendo o 1 a 0.

O Napoli voltou muito melhor para o segundo tempo e foi quando Buffon passou a brilhar. Só não evitou o pênalti em Callejón, após a lambança de Thiago Silva. E ainda quase fez a defesa na cobrança.

Com 1 a 1, entrou Cavani, o Napoli perdeu gás, e o PSG ficou muito perto da vitória. Mbappé não esteve à altura do momento.

O Napoli mereceu ganhar a partida de Paris, quando levou gol nos acréscimos. No segundo duelo entre eles, parou em Buffon e, depois do empate, perdeu fôlego. Tem mais é que agradecer o ponto ganho.

A inacreditável derrota do Liverpool para o Estrela Vermelha, no Maracanã de Belgrado, embola tudo. Napoli e Liverpool têm 6 pontos, o PSG tem 5 e o Estrela Vermelha tem 4.

Supostamente Napoli, em casa, na próxima rodada, e PSG, fora, na última, vão ganhar do Estrela Vermelha.

O jogo entre PSG e Liverpool, na quinta rodada, em Paris, ganha contornos de decisão.

Especialmente para o PSG, que, se perder, fatalmente ficará fora das oitavas. Um empate também deve ser trágico para o Paris. O time mais milionário do planeta está contra as cordas.

Se na próxima rodada o Napoli vencer o Estrela Vermelha e PSG e Liverpool empatarem, o Napoli estará classificado. O PSG teria de torcer para o Liverpool não ganhar do já garantido Napoli na última partida. Não dependeria mais de si.

Por outro lado, se vencer os dois jogos finais, o time de Neymar estará classificado, e Liverpool e Napoli decidirão a segunda vaga em confronto direto. O Liverpool, mesmo que perca em Paris, dependerá só de si na última rodada.

O Paris está impossível na França. Mas, na Europa, está chegando a hora do tudo ou nada. "Acabar" a temporada em novembro não está nos planos do pessoal da grana, lá no Catar.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.