Topo

Julio Gomes

Com Neymar longe do gol, PSG fica longe do sucesso

Julio Gomes

24/10/2018 19h08

Foram 400 milhões de euros em Neymar e Mbappé. Não vou nem converter para reais, para ninguém perder o ar. O Paris Saint-Germain não investiu essa baba para ganhar o Francesão com trocentos pontos de diferença, a Copa da França, a Copa da Liga Francezzzzzzzzzz….

O dinheiro do Catar foi jorrado ali em Paris para que a Europa fosse conquistada. Nada menos do que isso.

Um gol de Di María, aos 48min do segundo tempo, salvou o PSG de uma derrota em casa para o Napoli, nesta quarta. Derrota que deixaria o PSG em situação muito, muito, mas muito complicada na Liga dos Campeões. O empate por 2 a 2, dadas as circunstâncias, faz Paris respirar.

O Liverpool lidera o grupo com 6 pontos, o Napoli foi a 5, o PSG tem 4 e o Estrela Vermelha, da Sérvia, tem 1. Na próxima rodada, o PSG precisará ganhar do Napoli de todos os jeitos, na Itália. Se empatar de novo, se obrigará a bater o Liverpool na rodada seguinte. Porque senão Liverpool e Napoli, na última rodada, podem jogar por um resultado que sirva a ambos.

O fato é que o Napoli fez um jogaço em Paris. Com Carlo Ancelotti, o time perdeu um pouquinho do brilho que tinha com Sarri (hoje, no Chelsea), mas ganhou consistência. Fica menos exposto. Foi superior ao PSG no primeiro tempo e nem sofreu tanto assim no segundo. Mereceu a vitória, mas foi castigado.

Neymar jogou no meio de campo, com Di María e Mbappé abertos pelos lados. No segundo tempo, Tuchel mudou para um sistema de três zagueiros, o time melhorou, mas Neymar continuou por ali. Mal pegava na bola e já tinha a marcação em cima, muitas vezes com ajudas e dobras.

Eu não gosto. Tem que goste, tem quem ache Neymar um armador. Eu não vejo assim. Claro que ele pode jogar bem como camisa 10, o cara é um craque, jogaria bem até de lateral. Mas, para mim, a grande qualidade de Neymar é seu poder de finalização. Prefiro muito mais pelo lado, driblando em velocidade, criando situações de 1 contra 1, flutuando, chegando à área.

Neymar longe da área, como jogou hoje, não é a solução para o PSG.

É um timaço, mas que paga pela falta de competitividade na França. Foi dominado tanto por Liverpool quanto por Napoli e só não perdeu de ambos por causa desse gol achado por Di María nos acréscimos.

O Paris tem problemas. E eles precisarão ser resolvidos a tempo do jogo de Nápoles, em duas semanas. Senão, aqueles 400 milhões de euros parecerão ainda mais caros do que já foram…

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.