Topo

Julio Gomes

Chance de título do São Paulo era tão fantasiosa quanto a de rebaixamento

Julio Gomes

14/10/2018 17h55

O São Paulo flertou tanto com um inédito rebaixamento ao longo do ano passado que parecia até que ia cair. O São Paulo flertou tanto com o título neste ano que parecia até que ia ganhar. No fim, eram apenas fantasias.

O São Paulo não tinha como cair ano passado, como não tinha como ser campeão esse ano. Era, o do ano passado e é, o atual, um time "medião".

Como o Brasileiro é muito equilibrado, nivelado por baixo, muitos times são mediões. Quase todos. O que faz um cair, outro ficar lá em cima? A resposta número um é elenco. O campeonato é uma grande maratona, inserido em um calendário desumano e estúpido. Quem tiver mais dinheiro (e souber aproveitá-lo) vai sempre ter elencos melhores. Quem tiver menos, vai sofrer.

E aí entram outros fatores, claro. Ter bom técnico, elenco com encaixe, torcida apoiando, sorte, etc.

No ano passado, o São Paulo montou mal o elenco. Sofreu, mas não só não caiu como ainda quase beliscou uma pré-Libertadores. Neste ano, com um corpo diretivo mais competente, montou um time melhor. Mas para ser campeão? Fantasia.

O São Paulo tem um time bom, com técnico bom, torcida apoiou, mas o elenco não é tão recheado como o de outros concorrentes. Quando um jogador fundamental, como Éverton, se machuca, a coisa desanda facilmente. Aí Anderson Martins comete seguidos erros em seguidos jogos. Deu certo azar aqui e ali. É a história de sempre, acontece com quase todo mundo (exceto, claro, o time que acaba sendo campeão).

Tem potencial e dinheiro para, no futuro próximo, voltar a brigar forte. Possivelmente voltará à Libertadores. É o caminho a ser seguido.

Depois da derrota para o Internacional, o São Paulo fica fora da briga pelo título. São sete pontos para um Palmeiras que ninguém para, quatro para o próprio Inter, que renasce forte na luta, três para o Flamengo. Todos apontando para cima, enquanto o Tricolor ganhou uma das últimas oito – e com semanas inteiras para treinar. Aponta para baixo.

O Flamengo, que havia feito três gols só duas vezes em 41 partidas competitivas na temporada, fez dois 3 a 0 seguidos contra Corinthians e Fluminense. Cresceu com Dorival. E o Inter fez uma grande partida de futebol contra o São Paulo, no Beira-Rio. Levou um gol no início, mas partiu para a virada e com direito a gol mal anulado. Jogou bem e ainda sonha.

O Grêmio, que na visão deste blog já estava fora da luta de fato (dentro só na matemática) desde o Gre-Nal e por avançar na Libertadores (lembram do elenco curto?), ainda poderia dar uma respirada se tivesse vencido o Palmeiras no Pacaembu. Com tantos desfalques, virou presa fácil para o líder. Deyverson, estrela do time de "domingueiros" de Felipão, resolveu.

O Brasileiro parece ser, agora, coisa de três. São Paulo e Grêmio vão jogar pelo G4.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.