Topo

Julio Gomes

Problema do Flamengo não é treinador, é má gestão do futebol

Julio Gomes

28/09/2018 09h45

O Flamengo demitiu mais um técnico. Agora, Maurício Barbieri. Não ficarei aqui defendendo estabilidade de treinadores, etc.

A instabilidade de treinadores no Brasil é ruim e se deve a muitos fatores. Desde o amadorismo dos dirigentes até o calendário nefasto e o próprio comodismo de muitos treinadores, para quem é conveniente pular de galho e galho e ficar só esperando a próxima boa proposta.

Trocar de técnico costuma não dar em nada. Mas, às vezes, funciona, vide Palmeiras, indo de Roger a Felipão, vide Real Madrid, chamando Zidane no meio de uma temporada. A maioria das trocas em meio de campeonato não ajuda, algumas ajudam. É uma aposta.

Quando treinador e jogadores não falam a mesma língua ou quando o trabalho simplesmente não evolui, trocar pode dar certo. O Flamengo tem 12 jogos para ser campeão brasileiro. Está na briga e tem jogadores para ganhar. Poderia ser com Barbieri? Pode ser com um técnico da velha guarda? Ou com interino? É loteria. Pode ser com qualquer um, basta sentar lá na cadeira, rolar uma química com os atletas e engatar duas ou três vitórias. Cria-se ambiente vencedor e a coisa vai.

Um mês no futebol é muita coisa. A Grécia foi campeã da Europa em um mês. A Croácia foi finalista da Copa em um mês. Quando a coisa dá certo, o período curto ajuda.

Portanto, não critico a demissão de Barbieri nesse sentido. Trocar agora pode até dar certo.

Mas o problema do Flamengo claramente não é de treinador. Já passaram por lá de todos os tipos. Novos, velhos, bons e ruins. Até houve um esforço para segurar nomes como Zé Ricardo e o próprio Barbieri. Mas o buraco é mais embaixo.

O problema do Flamengo é de gestão de futebol. Diretoria permissiva em relação aos jogadores, muitas contratações erradas, pagando valores acima do aconselhável e com elenco descompensado. Muito atleta para as mesmas posições e outras posições sem nenhum atleta de bom nível.

O Palmeiras, em sua gastança, montou um elenco muito mais coeso do que o do Flamengo, só para usar o exemplo do outro "rico" do futebol brasileiro.

A gestão Bandeira de Mello foi ótima para as finanças do Flamengo. E isso renderá frutos quando o clube cair em mãos que entendem de montagem de elenco de futebol. Hoje, não está.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.