Topo

Julio Gomes

Corinthians e Cruzeiro: olhem os times de 98 e chorem de saudades

Julio Gomes

27/09/2018 09h20

Corinthians e Cruzeiro farão uma final nacional 20 anos depois da única até hoje, a disputa do título do Campeonato Brasileiro de 1998.

Foram, a meu ver, os últimos anos de qualidade alta nos times brasileiros. O último grande time brasileiro, com nível parecido aos grandes europeus, foi o Corinthians do Mundial do ano 2000 (que mantinha parte da base do bi brasileiro 98-99). Depois disso, com a união de Champions League + mercado comum europeu + lei Bosman + globalização + mesmas gestões pífias no futebol sul-americano, foi sendo criado o abismo que já perdura há duas décadas.

Os títulos mundiais de Inter, São Paulo e Corinthians não passam de soluços.

Vejam o Corinthians que entrou em campo no terceiro e decisivo jogo (saudades dos playoffs com três partidas!) contra o Cruzeiro, naquele 23 de dezembro de 1998:

Nei; Índio, Batata (Cris), Gamarra e Sylvinho; Vampeta, Rincón, Ricardinho (Amaral) e Marcelinho; Mirandinha (Dinei) e Edílson. O técnico era Vanderlei Luxemburgo (no auge da carreira). Outros dois jogadores que entraram em campo em algum dos três jogos da decisão foram o volante Gilmar Fubá e o atacante Didi.

Esse meio de campo do Corinthians talvez tenha sido o último meio de campo de nível mundial de um time brasileiro. Quem, do time atual do Corinthians, jogaria nessa equipe de 98? Cássio, sem dúvida. Fágner, talvez. E olhe lá.

Mesmo se pegarmos o Corinthians campeão mundial de 2012, quem entraria nesse time? Acho que também só o Cássio. Talvez alguém no lugar de Mirandinha no ataque? Danilo, Sheik ou Guerrero, só escolher. O Tite de 2012 era melhor que o Luxemburgo de 98? Na opinião deste blog, não.

Vamos agora ao Cruzeiro vice-campeão brasileiro de 98.

Dida; Gustavo (Alex Alves), Marcelo Dijan, João Carlos e Gilberto; Valdir (Marcelo Ramos), Djair, Ricardinho e Valdo; Muller e Fábio Júnior. O técnico era Levir Culpi. Nos dois primeiros jogos, o titular da zaga era Wilson Gottardo ao lado de Marcelo. Que timaço!

Quem, do time atual, jogaria naquele Cruzeiro? Fábio? Ótimo, mas me desculpem, Dida foi melhor. Dedé na zaga? Bom debate. Lucas Silva no lugar de Valdir, provavelmente.

Na minha opinião, até o super Cruzeiro de 2003 era inferior, nome a nome, ao de 98. A grande exceção, claro, Alex. E o time de 2003 jogava mais no todo, de forma coletiva. O bi brasileiro de 2013/14 teria quem entrando em 98? Talvez só os mesmos Dedé e Lucas Silva. É um debate, alguém pode argumentar sobre esse ou aquele, mas estaremos entrando na exceção.

Meu ponto é que, hoje, os times são bem piores do que 20 anos atrás. Algo muito errado aconteceu e tem acontecido com o futebol brasileiro e nada está sendo feito para reverter esse processo.

O Cruzeiro é, a meu ver, favorito contra o Corinthians nesta final de Copa do Brasil. É o atual campeão, é mais time em todos os setores, tem mais opções no banco e um técnico mais experiente. Mas o nível está tão lá embaixo, principalmente se compararmos à grande final de 98 entre eles, que qualquer coisa pode acontecer.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.