Topo

Julio Gomes

Inter desafia tendência de Brasileiro 'caseiro' para ganhar rodada

Julio Gomes

17/09/2018 04h00

O Flamengo empatou. O São Paulo empatou. O Palmeiras empatou. Os três principais adversários do Internacional na luta pelo título brasileiro deixaram pontos pelo caminho neste fim de semana. Para saber se essa rodada será ótima, regular ou péssima para o Inter, teremos de esperar a resposta do próprio Inter.

Antes desta rodada começar, ela já pintava como uma rodada boa para o Colorado. Afinal, o jogo de hoje à noite contra a Chapecoense fora de casa, apesar de não poder ser chamado de fácil, é, em teoria, menos complicado do que os jogos que tinham os outros concorrentes. Flamengo e São Paulo fizeram clássicos, o Palmeiras foi com o time reserva à Fonte Nova.

Se o Inter vencer, terá sido uma rodada maravilhosa, com liderança isolada e tropeços alheios. Se o Inter perder, terá sido uma rodada horrorosa. Se empatar, terá sido uma rodada apenas regular – afinal, tudo seguirá igual e ficará o gostinho de chance perdida.

Para vencer em Chapecó, o Inter terá de derrubar o que parece ser uma tendência no Brasileirão.

No primeiro turno, os visitantes ganharam 36 jogos em 19 rodadas – 19% dos confrontos, o que fica bem perto da média de qualquer campeonato do mundo, em que os times que jogam fora costumam vencer entre 20 e 25% das partidas. Somente uma rodada, a sexta, foi encerrada sem vitória alguma dos visitantes.

No segundo turno, apenas 10% dos jogos acabaram com derrota do time da casa. Ou seja, isso acontecia em 1 a cada 5 jogos no turno. Está acontecendo em 1 a cada 10 jogos no returno. O campeonato, nesta fase de mais equilíbrio e de elencos consolidados, virou uma competição "caseira".

Nas 20 primeiras rodadas do campeonato, só uma delas ficou sem visitante ganhar jogo. Se o Inter não vencer em Chapecó, isso acontecerá pela terceira vez nas últimas cinco rodadas. É contra essa tendência que o Colorado joga hoje à noite.

A boa notícia? O Inter é o time de melhor aproveitamento fora de casa (boa notícia para a metade vermelha do Sul, logicamente).

O time de Odair Hellmann ganhou 52,78% dos pontos disputados fora, com cinco vitórias, quatro empates e três derrotas. Além de ter, também, um aproveitamento fantástico contra os times da parte baixa da tabela.

O único outro que ganhou mais da metade dos pontos que jogou fora de casa foi o São Paulo, com 20 pontos em 13 partidas. Caiu para 51,3% de aproveitamento após o bom empate na Vila Belmiro.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.