Topo

Julio Gomes

Fábio vira herói de todas as torcidas - menos a gremista

Julio Gomes

22/08/2018 23h47

O Grêmio é quem melhor joga futebol no Brasil. A frase, repetida à exaustão por Renato Gaúcho, possivelmente seja verdadeira. É assim que analisam a maioria dos especialistas, entre jornalistas e ex-jogadores. E o Grêmio é, afinal, o campeão da América.

Aí o time reserva, finalmente, ganha boas partidas no Brasileiro. O time titular é eliminado da Copa do Brasil, dando respiro no calendário. A pontuação é alta no primeiro turno. E a sombra gremista vai ganhando um tamanho que os rivais não queriam ver na competição nacional. Porque, se o time do Renato é eliminado da Libertadores semana que vem… quem vai pará-lo no Brasileiro?

O que não estava nos planos do Grêmio era o tropeço desta quarta à noite, contra um Cruzeiro sem vários titulares e sem intenção alguma no Brasileiro. Dedé e Henrique nem foram a Porto Alegre. Edílson foi outro titular que não entrou em campo, Lucas Silva, Robinho e Thiago Neves ficaram no banco, só entraram no segundo tempo.

O pepino é que Fábio estava lá. E foi o herói de novo, ao pegar o pênalti de Luan nos minutos finais. Herói cruzeirense? Sim. E herói são-paulino, flamenguista, colorado, palmeirense…

Além de ter evitado a quarta vitória seguida e dois pontos a mais para o Grêmio, Fábio evitou que a sombra gremista tomasse um tamanho maior do que o resto da turma de cima queria.

E agora o Grêmio vai com reservas a Curitiba enfrentar um Atlético-PR em ascensão. Em teoria, vai perder ainda mais terreno. O jogo desta quarta era essencial.

Em um campeonato equilibrado como o Brasileiro, em que não há jogo fácil, os duelos fora de casa de São Paulo e Inter, contra o desesperado Paraná e o acertadinho Bahia, talvez fossem até mais complicados do que o do Grêmio contra o Cruzeiro misto e com a cabeça em outras competições.

O São Paulo manteve os cinco pontos de frente, o Inter abriu vantagem para o rival, o Palmeiras se aproximou. E caberá ao Flamengo, na quinta, fazer a parte dele também.

O jogo entre Grêmio e Cruzeiro foi disputado com alta intensidade, foi um bom jogo de futebol. No primeiro tempo, o plano de jogo cruzeirense funcionou, com Bruno Silva muito bem em campo (golaço à parte), assim como De Arrascaeta. O Grêmio tocava muito de lado, com pouca verticalidade.

Renato ousou no intervalo, fez boas alterações, e o Grêmio foi muito superior no segundo tempo – aposto que Jael ganhará a vaga de André na Libertadores. Everton fez um golaço e Luan bateu mal o pênalti que representaria a virada. Bom para os líderes.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.