Topo

Julio Gomes

E agora, dirigentes? A culpa do calendário é também de vocês

Julio Gomes

17/08/2018 11h25

Tite convocou a seleção brasileira para os primeiros amistosos pós-Copa do Mundo. São muitos nomes interessantes, as novidades. Alguns que talvez já devessem estar antes, tipo Fabinho, agora no Liverpool.

Mas quero focar em Paquetá, Dedé e Fágner. O Flamengo ficará sem o primeiro, o Cruzeiro ficará sem o segundo, o Corinthians ficará sem o terceiro na primeira partida semifinal da Copa do Brasil. Talvez eles até joguem, aquela coisa, pega avião, chega em cima da hora, vai para campo. Mas logicamente não nas condições ideais para seus técnicos.

Bom para o Palmeiras, "melhor elenco do Brasil", mas com zero jogadores convocados.

E agora, dirigentes? Como é que fica?

Logicamente Paquetá é mais importante para o Flamengo do que Fágner para o Corinthians, ainda que isso seja discutível. Mas o fato é que a cartolagem brasileira, eternamente de mãos dadas com a CBF (mesmo com esta vivendo os escândalos que vive extra-campo), agora vai vir a público reclamar da vida, como se nada tivesse a ver com isso.

O calendário bizarro do futebol brasileiro faz com que o campeonato principal do país seja jogado um dia após a final da Copa, seja jogado em datas Fifa, tenha a semifinal da Copa do Brasil um dia após amistoso da seleção. Depois não entendem por que as pessoas cada vez mais têm bronca da seleção.

Só os clubes podem mudar isso. Mas eles seguirão fingindo que são vítimas, e não co-responsáveis.

PS – falei aqui da Copa do Brasil, mas haverá rodadas do Brasileiro no meio dos amistosos. O Grêmio, por exemplo, além de Everton, já perdeu Kannemann para a Argentina. E outros virão.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.