Topo

Julio Gomes

Diário da Copa: Um brinde ao novo futebol

Julio Gomes

26/06/2018 10h03

Vocês já perceberam como o futebol está mudando? O equilíbrio e o VAR. Não é pouca coisa. Estão mudando coisas com as quais nos acostumamos a viver desde sempre. E isso causa medo, ansiedade.

Somos conservadores, não há como negar esta realidade. Temos medo e aversão a mudanças.

Como assim o Brasil pode não passar de fase? Como assim o Irã (o Irã!) ficou a uma bola de eliminar o time do melhor jogador de futebol do mundo? Como assim a Inglaterra sofreu para ganhar da Tunísia? Como assim os grandes não são mais ajudados por árbitros morrendo de medo de suas carreiras irem para o vinagre?

O futebol equilibrado assusta muita gente, e faz com que haja um enganoso sentimento de que os bons não são tão bons. Na verdade, os ruins é que não são mais ruins. Eles aprenderam a jogar o jogo.

O VAR também incomoda. Porque muda tudo, lógico que muda. Sem ele, as oitavas de final da Copa já seriam diferentes. Dois gols pelo VAR, ao mesmo tempo, geraram as oitavas de final "corretas". Pensem em quantas distorções os erros de árbitros já causaram ao longo da história.

Eu gosto do equilíbrio, deixa tudo mais aberto. E gosto do VAR. Torço por time pequeno, sei bem o que é sofrer com arbitragens.

Tudo isso para dizer que o futebol, o nosso futebol, não vai morrer. Longe disso. É a evolução natural.

Chego a Ekaterimburgo, a oitava parada desta viagem que já mudou a minha vida. Será que os mexicanos e suecos que cruzaram o mundo e aqui estão, ou mesmo eu, nesta viagem maluca, vamos deixar de fazer tudo o que fazemos pelo futebol só porque juízes perderão um minutinho a mais olhando um replay? É claro que não.

O argumento de "vão matar o futebol" é vazio.

Pelas minhas contas, este é meu décimo aniversário longe de casa e de quase todas as pessoas com quem convivo. Virou um hábito, já me acostumei. Grandes eventos do futebol ocorrem em junho.

São 3h da manhã ao pé dos montes Urais. Aqui do lado está a Sibéria. Mas faz calor! Decido tomar um bom vinho russo. Um brinde às minhas 39 primaveras. Um brinde ao futebol.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.