Topo

Julio Gomes

'Clássico é clássico'. Uma máxima que não esconde favoritismo do Palmeiras

Julio Gomes

23/03/2018 11h10

Clássico é clássico. E vice-versa, como diria o outro. Todos estamos carecas de saber disso. Já vimos várias vezes times grandes ganharem de outros times grandes mesmo quando o momento deles é diferente. Um está bem. O outro está mal. O que está mal vai lá e… pumba.

Isso acontece principalmente no Brasil, onde os clássicos são muito frequentes e historicamente sempre houve certo nivelamento entre os times. Ou seja, por mais que o momento de um fosse melhor que o do outro, o nível dos jogadores sempre foi parecido.

Agora, nos momentos em que há desnível, o melhor quase sempre ganha. É assim aqui e em qualquer lugar que exista futebol.

Não dá para se esconder nessas máximas para se isentar da análise das semifinais do Campeonato Paulista.

A diferença entre Palmeiras e Santos é brutal. Em todas as linhas. Só o goleiro do Santos é melhor que o do Palmeiras. Até Willian bigode, a meu ver, é um jogador mais valioso que Gabibol. Menos finalizador, mas bom o suficiente fazendo gols e muito melhor taticamente.

Vamos lembrar que o melhor jogador do Santos nos últimos anos agora é do… Palmeiras.

O Palmeiras tem um time mais entrosado, sistema ofensivo mais sólido, meio de campo melhor, ataque melhor, banco de reservas melhor. E essencialmente joga melhor. É um time com cara de pronto contra outro em construção, com técnico e jogadores jovens e ainda em período de evolução.

O Santos pode ganhar? Claro que pode. Futebol é futebol. Com 5min algum jogador do Palmeiras pode fazer uma bobagem, pênalti e expulsão e pronto, o jogo é outro. É por isso que amamos esse esporte.

Mas fica fácil demais dizer sempre que qualquer um pode ganhar e tudo pode acontecer. Sim, tudo pode acontecer. Mas existem tendências que precisamos tentar prever analisando o passado distante, recente o presente (anímico e físico) e o potencial técnico e tático dos jogadores envolvidos.

O Palmeiras não é pouco favorito a ganhar do Santos na semifinal. É muito favorito. MUITO.

E na outra semi? Na outra semi também temos um favorito, o Corinthians. Por ser um time melhor tecnicamente? Não. O nível é bem parecido se olharmos nome a nome. Mas o Corinthians é um time mais bem treinado e muito sólido taticamente – coisas que o São Paulo não tem, até porque o treinador tem nesta semana seus primeiros dias de treinos.

Além disso, o Corinthians decide em seu estádio e tem histórico recente muito bom contra o São Paulo.

Mas sim, há um nivelamento técnico entre jogadores. E clássico é clássico. O São Paulo pode passar. Tem muito mais chances do que o Santos.

Em uma eventual final, o Palmeiras será ligeiramente favorito contra o Corinthians. E muito favorito contra o São Paulo, tanto quanto é contra o Santos.

Não podemos negar o inegável. Eu não me escondo nas frases feitas do futebol.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.