Topo

Julio Gomes

Aguirre já mostra que será difícil conhecer o "11" do São Paulo

Julio Gomes

21/03/2018 04h00

Diego Aguirre é um bom técnico de futebol. Entende da coisa. Foi, a meu ver, injustamente demitido de Inter e Atlético-MG, com pouco tempo de trabalho. Uma das principais críticas? Muda demais seus times.

Pelo jeito, a tendência vai ser essa no São Paulo. Na semifinal do Paulista, de um jogo para o outro contra o São Caetano, foram seis alterações. SEIS. É mais de meio time.

Creio que um grande acerto foi sacar Petros. Um jogador que, apesar da liderança, etc, etc, é muito lento e não tem ajudado a dinâmica do São Paulo.

Mas não dá para achar que a mudança de Petros para o garoto Liziero é definitiva. Nem a de Diego Souza por Tréllez. Nem nenhuma.

Pelo jeito, cada jogo será uma história com Aguirre. O uruguaio já foi xingado ontem por tirar Valdivia no intervalo, sendo que o rapaz estava machucado. Ou seja, não é exatamente que o ambiente está para testes…

Quando questionado sobre se "essa será a base" do time a partir de agora, a resposta do técnico foi "todos os jogadores são importantes".

O Brasil ainda tem uma cultura de titulares e reservas. Não só entre torcedores, jornalistas e jornalistas-torcedores, mas também entre os próprios atletas. Isso está mudando, as pessoas estão entendendo a necessidade de dar dias a mais de recuperação para alguns jogadores. Mas ainda é tabu.

Se Aguirre for inteligente, coisa que é, deveria tentar encontrar um time ideal nestes primeiros dias livres de trabalho e treinos. E, depois, só depois, ir mexendo aqui e ali. Mais ou menos como Roger fez no Palmeiras – elencos à parte, claro.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.