Topo

Julio Gomes

Messi faz Chelsea pagar por tantos erros

Julio Gomes

14/03/2018 18h34

O Chelsea fez uma boa eliminatória contra o Barcelona. Muito melhor do que o que tem feito no resto da temporada. Foi superior em Londres e teve chances (e coragem) no Camp Nou. Mas do outro lado está um rapaz chamado Lionel. E, quando Messi está em campo, é melhor não cometer erros.

Messi quebrou com louvor o tabu de nunca ter marcado contra o Chelsea – eram quatro duelos de mata-mata em Champions entre os clubes, com duas vitórias para cada, sempre com o argentino passando em branco. Mas ele fez um na ida, dois na volta e o Chelsea é passado.

O gol da ida foi o mais importante da eliminatória. Em um jogo em que o Chelsea havia sido superior, vencia e dava pinta de que ampliaria, um jogo em que Kanté anulou Messi. Mas aí Christensen deu um passe errado, Azpilicueta deu um bote errado, e Iniesta deu o gol a Messi.

Aquele 1 a 1, até injusto pelo que os times haviam feito em campo, definiu a eliminatória. Lembrando que naquele jogo Willian acertou duas bolas na trave. Como diz a música, bola na trave não altera o placar.

No Camp Nou, o Barcelona começou acelerado, fez 2 a 0 20 em minutos, com um gol e uma assistência de Messi a Dembélé, e praticamente matou a eliminatória. Duas bolas que Courtois costuma defender – o goleiro belga não teve sua noite mais feliz.

Verdade que depois o Chelsea jogou bem, ocupou a área adversária, acertou a trave de novo em falta batida por Marcos Alonso e vai reclamar de pênalti no próprio, no começo do segundo tempo. Dois lances que, sem dúvida, teriam botado fogo na eliminatória – não achei o toque de Piqué no braço suficiente para derrubar Marcos Alonso, mas ao mesmo tempo não entendo por que o jogador se deixaria cair daquele jeito.

Estava claro que o Barcelona teria algum contra ataque, porque o Chelsea estava no campo ofensivo e deixava espaços. Em um deles, Suárez achou Messi chegando em velocidade. Antes mesmo de a bola chegar aos pés de Messi, estava claro que ele colocaria na frente e faria o gol. Foi exatamente o que aconteceu.

Messi foi muita areia para o caminhãozinho do Chelsea, um time que fez uma eliminatória digna, mas cometeu erros que não pode ser cometidos em jogos assim.

O Barcelona chega às quartas de final pela 11a temporada seguida. É muita coisa. É muito Messi.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.