Topo

Julio Gomes

Vaga do 'ritmista' é a mais disputada e imprevisível da seleção

Julio Gomes

12/03/2018 17h28

Como o próprio Tite disse nesta segunda-feira, após anunciar os convocados para os amistosos contra Rússia e Alemanha, a seleção já tem alguns jogadores que podem vestir a camisa de "ritmista", usando o termo cunhado por ele mesmo.

Fernandinho, Philippe Coutinho, Renato Augusto. Mas o treinador quer mais um. E essa vaguinha é a mais imprevisível de todas, quando chegar a convocação final para a Copa do Mundo. Existe um mundo de candidatos, e o leque se ampliou com a presença de Talisca na lista de hoje.

Vejamos. A convocação final tem 16 nomes certos. Outras quatro vagas são necessariamente a do terceiro goleiro, o quarto zagueiro e os laterais reservas. Sobram, portanto, só mais três.

As entrevistas de Tite, especialmente a coletiva de hoje, mostram que ele dificilmente abrirá mão de levar um centroavante e um homem de lado de campo. Consequentemente, sobra apenas uma para o meio, a do ritmista.

Tite quer um centroavante porque, como ele mesmo explicou, pode precisar. Aquele momento do sufoco, aquele jogo contra uma linha de 5, em que os cruzamentos choverão na área rival. É preciso ter um homem de força, estatura, bom cabeceio, com características diferentes das de Gabriel Jesus e Roberto Firmino. Willian José terá sua chance, Jô segue no páreo, Diego Souza está perdendo terreno. Essa é uma vaga aberta. Tite quer levar um 9 para a Copa.

E também está claro que Douglas Costa e Taison brigam por uma vaga para jogar pelos lados, uma espécie de reserva para Neymar-Willian-Coutinho. Apostaria em Douglas Costa no Mundial, até porque está jogando bem pela Juventus.

Sobra o ritmista. E olhem o tamanho da lista de candidatos, já convocados e até mesmo citados por Tite: Talisca, Fred (do Shakhtar), Diego, Lucas Lima, Rodriguinho, Luan, Arthur, Giuliano.

É claro que algum dos fixos pode se machucar (Neymar, Willian, Coutinho, Jesus e Firmino). E isso abriria mais uma vaga. Que, creio, seria de Taison – se ele for preterido na briga com Douglas Costa – para o lugar de um jogador de lado de campo. E de Luan caso fiquem fora Jesus ou Firmino.

Mas o tal ritmista, acredito, não será um jogador de corte tão ofensivo. Será um meio-campista mesmo, capaz de jogar de área a área, ocupar até uma posição no círculo central, se for o caso. E se Casemiro e Fernandinho estiverem fora de algum jogo de forma simultânea? Creio que essa dúvida pesará muito para Tite.

Porque Firmino, Neymar, Coutinho e até Willian podem jogar por dentro, como um camisa 10, por trás de um atacante. Levar Lucas Lima, Diego ou Rodriguinho pode ser redundante.

Além disso, esses meias estão acostumados ao jogo do futebol brasileiro, muito mais lento do que veremos na Copa, que se assemelha mais ao esporte jogado na Europa.

Tem mais pinta de que o ritmista será um jogador como Arthur ou como Fred, talvez Giuliano, que frequentou tantas convocações (mas também é mais ofensivo).

Das sete vagas abertas, seis estão sendo disputadas entre dois, no máximo três jogadores. Mas essa sétima vaga, a do ritmista, amigas e amigos, é travada por muito mais gente… essa está difícil de adivinhar quem ganhará o prêmio de estar na Copa da Rússia.

Qual o teu palpite?

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.