Topo

Julio Gomes

Derrota do PSG não é nem trágica e nem insignificante

Julio Gomes

05/12/2017 19h55

Depois de perder um jogo pelo Francês, no último fim de semana, o Paris Saint-Germain perdeu também a invencibilidade na Liga dos Campeões da Europa, ao cair por 3 a 1 em Munique, diante do Bayern.

A derrota está longe de ser trágica. A famosa frase "perdeu quando podia perder" se encaixa bem. Como havia vencido o jogo entre eles por 3 a 0, em Paris, o PSG ficou em primeiro lugar no grupo e tem mais chances de fugir de um duelo duro. O Bayern de Munique, como esperado, ficou em segundo. Esse sim, possivelmente pegará uma pedreira nas oitavas – ou um time inglês ou o Barcelona. Sorte seria pegar Roma ou Besiktas.

Se não é trágica e não mostra que o PSG "não é tudo isso" nem nada do tipo, tampouco podemos considerar o resultado insignificante. De alguma forma, traz o time de volta à Terra. Não chegará ao mata-mata com aura de invencível.

O Bayern, mesmo sem muitos jogadores que possivelmente serão titulares na hora H da temporada, criou sérios problemas ao PSG, principalmente no primeiro tempo. Sem Thiago Motta, Unai Emery, o técnico do Paris, está usando muitas vezes uma formação com Draxler no meio de campo. O time, claro, fica ainda mais ofensivo. Mas, talvez, vulnerável.

São testes válidos. Emery precisa entender o verdadeiro nível do time, as alternativas, e são raros os momentos de competitividade extrema para fazer essas observações.

Nesta primeira metade da temporada, os únicos jogos complicados para o PSG seriam contra o Bayern e contra o Monaco. Fora de casa, o time atropelou o Monaco e tem nove folgados pontos de vantagem na tabela do Francês – um campeonato que se mostra pouco competitivo. No primeiro jogo contra o Bayern, passou o carro, mas o time de Munique vivia crise que não vive mais desde a saída de Carlo Ancelotti. Agora, a história seria diferente. E foi.

"Ah, como perdeu do Bayern, o PSG foi colocado em seu devido lugar. Não tem camisa. Não é um dos favoritos ao título". Alguns dirão algo assim. Não concordo. O PSG é, sim, muito forte. Muito mesmo. A meu ver, está na prateleira de cima entre os favoritos. Junto com um certo Bayern, que precisava de um resultado como esse para se colocar de novo entre as principais forças.

Quem quiser ver o copo meio vazio, dirá que o PSG é tão favorito quanto qualquer outro, e isso ficou provado hoje. Quem quiser ver o copo meio cheio, dirá que o time e Neymar precisavam de uma chacoalhada como essa para cair na real e amadurecer rumo à metade final da temporada.

Outros jogos

O resto da rodada não teve novidades. O Manchester United garantiu a primeira colocação do grupo A ao fazer 2 a 1 no CSKA Moscou, de virada. O Basel ficou em segundo, impondo a sexta derrota em seis jogos para o Benfica (uma vergonha, diga-se). Já era esperado, pelos duelos, que o time suíço passasse.

No grupo C, o Atlético de Madri chegou a estar à frente contra o Chelsea. Mas neste momento a Roma já vencia o Qarabag, resultado que se confirmou. O Chelsea ainda conseguiu o 1 a 1, mas foi um mau resultado para todos em Londres. Porque a Roma acabou sendo primeira de um grupo muito difícil, o Chelsea ficou em segundo e o Atlético foi eliminado.

Como não pode pegar um inglês nem a Roma, por ser do mesmo grupo, o Chelsea enfrentará nas oitavas de final Barcelona, PSG ou Besiktas. Alguma preferência? Será?

Já a Roma não enfrenta nem Chelsea nem Juventus. De muito forte, sobrariam o Real Madrid e o Bayern. Os outros possíveis duelos de oitavas são ganháveis para os romanos, que vivem uma temporada melhor do que o esperado.

No grupo D, o Barcelona, mesmo com time reserva, fez 2 a 0 no Sporting. E a Juventus fez sua parte, vencendo o Olympiacos por 2 a 0, na Grécia. A Juve sofreu nos dois jogos contra o Sporting, mas se livrou de uma eliminação precoce, engatou a terceira marcha na Itália e está se acertando na temporada.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.