Topo

Julio Gomes

Champions League chega à rodada final com pouco suspense

Julio Gomes

05/12/2017 04h00

A Liga dos Campeões da Europa chega à última rodada da fase de grupos nesta semana com pouco em jogo e quase nenhum suspense.

São oito times já classificados e quatro virtualmente garantidos nas oitavas de final (os confrontos de mata-mata serão sorteados na sexta-feira e só começam em fevereiro). Restam quatro vagas abertas, mas só uma delas será definida em um duelo direto, em um jogo em que o Liverpool é franco favorito.

O grande confronto desta terça-feira, entre Bayern de Munique e Paris Saint-Germain, acaba tendo muito menos apelo do que poderia. Afinal, o Bayern só pode tomar a primeira posição do grupo B se vencer por quatro gols de diferença, algo difícil de imaginar.

O único "candidato" ameaçado de eliminação é o Atlético de Madri, que está em situação tão difícil que nem muito suspense desperta. E, convenhamos, por melhores que tenham sido as campanhas do Atlético nos últimos quatro anos, não é das camisas mais badaladas do continente.

Na quarta-feira, ainda haverá alguma expectativa para saber se o Liverpool confirmará sua vaga e se o Napoli terá a ajudinha de Guardiola e do City para chegar às oitavas. De novo, nada que gere muita palpitação.

Barcelona, Manchester City, Tottenham e Besiktas já garantiram a primeira colocação de seus grupos. O único segundo colocado já certo é o Real Madrid. Outros três times estão classificados, a falta de sabermos em qual colocação: PSG, Bayern de Munique e Chelsea.

Manchester United, Roma, Juventus e Sevilla têm suas situações muito encaminhadas, só ficam de fora com uma tragédia. As quatro vagas reais em jogo estão entre Basel/CSKA, Liverpool/Spartak (único duelo direto), Shakhtar/Napoli e Porto/Leipzig.

JOGOS DE TERÇA (17h45 de Brasília)

Grupo A- Manchester United 12 pontos, Basel e CSKA Moscou com 9. O Manchester United recebe o CSKA na última rodada e precisa do empate para ser primeiro. Na verdade, pode até perder por três gols, quem sabe mais, para ser primeiro. O Basel, que vai a Lisboa pegar o eliminado Benfica, pode ficar empatado com o CSKA, portanto é o favorito a ficar com a segunda vaga. Pode haver um tríplice empate na ponta, é por isso que o United não está garantido ainda. Mas, para que o time de Mourinho seja eliminado, precisará perder por sete gols de diferença.

Grupo B- PSG 15 pontos, Bayern 12. O Bayern só toma a primeira colocação se vencer o jogo entre eles, em Munique, por quatro ou mais gols de diferença. O jogo entre Celtic e Anderlecht serve apenas pra decidir quem vai pra Liga Europa, com grande vantagem para os escoceses.

Grupo C- Chelsea 10, Roma 8, Atlético de Madri 6. Jogam Chelsea-Atlético e Roma-Qarabag. Considerando que a Roma deve ganhar em casa o último jogo contra o time mais fraco, a vaga está na mão. Se isso acontecer, o Chelsea terá de vencer o Atlético para ser primeiro do grupo. O Atlético só passa para as oitavas se vencer em Londres e a Roma não vencer seu jogo. Difícil. Depois de anos de alta competitividade e duas finais, o Atlético está virtualmente eliminado.

Grupo D- Barcelona 11, Juventus 8, Sporting 7. O Barça já é primeiro. O Sporting só toma a segunda posição se vencer em Barcelona e a Juventus não ganhar do Olympiacos, já eliminado, na Grécia. Que a Juve não vença até é uma possibilidade, duro para o Sporting é ter de vencer no Camp Nou.

JOGOS DE QUARTA (17h45 de Brasília)

Grupo E- Liverpool 9, Sevilla 8, Spartak Moscou 6. O Liverpool recebe o Spartak e basta vencer para ser primeiro ou empatar para se classificar. Se perder, deve ser eliminado, pois dependeria de uma derrota do Sevilla para o fraco Maribor, na Eslovênia – o que não tem muita chance de acontecer. O Sevilla será necessariamente o segundo se empatar, mas pode ser primeiro se vencer (e o Liverpool não). O Spartak se classifica se vencer por qualquer placar em Liverpool.

Grupo F- Manchester City 15, Shakhtar 9, Napoli 6. O City já é o primeiro. O Napoli só se classifica se vencer o eliminado Feyenoord, na Holanda, e o Shakhtar perder na Ucrânia para o time de Guardiola.

Grupo G- Besiktas 11, Porto 7, RB Leipzig 7. O Besiktas já é o primeiro. O Porto tem o desempate sobre o Leipzig, portanto basta vencer o eliminado Monaco, em Portugal, na última rodada. O Leipzig, que recebe o Besiktas, só vai às oitavas se fizer um resultado melhor que o do Porto. O Monaco já está fora até da Liga Europa, foi uma grande decepção da fase de grupos.

Grupo H- Tottenham 13, Real Madrid 10. Tudo definido, as duas primeiras posições não estão mais em jogo. O Borussia Dortmund se despede em Madrid, tentando pelo menos ficar à frente do APOEL, que joga em Londres com o Tottenham. Ao time alemão, basta não ter resultado pior que o do cipriota.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.