Topo

Julio Gomes

São Paulo joga por liderança do returno e foco na Libertadores

Julio Gomes

09/11/2017 10h12

Afastado o risco de rebaixamento, que nunca foi tão real na história do São Paulo Futebol Clube, os objetivos agora são outros. O jogo desta quinta, contra a Chapecoense, no Pacaembu, pode alçar o São Paulo à liderança do returno do Brasileirão e mostrar se o time vai seriamente buscar uma vaga na Libertadores.

Uma vitória sobre a Chape seria a quarta seguida do São Paulo, o que ainda não aconteceu neste ano. O time de Dorival Jr iria a 27 pontos no segundo turno, deixando para trás o Botafogo, que soma 26, e o Cruzeiro, que abriu a rodada com 24 e ficou neles. O Vasco, praticamente imbatível com Zé Ricardo, também tem 24 no recorte que leva em conta só o returno.

São Paulo, Botafogo e Vasco são três postulantes reais a vagas na Libertadores, e esta é a briga que promete pegar fogo na reta final do campeonato. Até porque não é possível saber quantas serão as vagas.

Os quatro primeiros entram diretamente na Libertadores. Corinthians, Grêmio e Santos estão firmes neste G4, o Palmeiras nem tanto. Quinto e sexto vão à fase prévia da competição continental. Mas este G6 pode até virar G9, porque o Cruzeiro já está garantido na Libertadores e o mesmo pode acontecer com Grêmio, se for campeão da edição atual, e Flamengo, se for campeão da Sul-Americana (está na semifinal).

O Botafogo e o Flamengo são sombras reais ao Palmeiras. O Vasco é uma sombra real aos dois rivais cariocas. São Paulo e Atlético Mineiro podem entrar firmes nesta briga se vencerem seus jogos nesta quinta. O domingo reserva confrontos diretos, com Palmeiras x Flamengo e Vasco x São Paulo.

Não pode ser descartado nem o Bahia, que vive grande fase desde a chegada de Carpegiani e, já livre do rebaixamento, estará levinho levinho, correndo por fora nesta briga.

Aqui vão prognósticos e dicas para os jogos de quinta. Nos de quarta, foram três boas dicas e três furadas.

QUINTA

20h São Paulo x Chapecoense (Pacaembu)
Turno: Chape 2-0
Colocação: 9-SPFC (43), 14-Chape (40)
Prognóstico: São Paulo 1-0
Aposta: coluna 1 paga mal, melhor fugir
Sem Cueva, que tenta levar o Peru para a Copa, o São Paulo deve ter o jovem Shaylon entre os titulares. Pelo momento, a confiança adquirida, Hernanes e jogar em casa, o São Paulo é favorito. Mas este é um jogo bastante perigoso. A Chape, que não se afastou totalmente do rebaixamento, ainda não perdeu com Gilson Kleina e costuma ser uma pedra no sapato tricolor. Nunca perdeu em uma visita a São Paulo (dois empates e uma vitória) e, até hoje, em sete confrontos, o São Paulo só venceu a Chape uma vez.

20h Atlético-MG x Atlético-GO (Independência)
Turno: 1-2 CAM
Colocação: 12-CAM (42), 20-Atlético-GO (27)
Prognóstico: Galo 3-0
Aposta: Galo por 2 ou mais gols de diferença
Assim como o São Paulo, o Galo joga hoje para entrar de vez na briga por Libertadores – precisa melhor o desempenho, só ganhou uma das últimas cinco. Tem obrigação de vitória, apesar do mau desempenho ao longo do ano no Horto. O adversário está virtualmente rebaixado, não vence há seis jogos e alguns jogadores não atuarão mais, como Walter. No Galo, Valdivia ocupa a vaga do suspenso Otero e faz companhia a Cazares, Robinho e Fred no ataque.

21h Fluminense x Coritiba (Maracanã)
Turno: 1-2 Flu
Colocação: 13-Flu (42), 15-Coxa (38)
Prognóstico: Flu 2-1
Aposta: ambos marcam
o Coritiba tinha pinta de rebaixado, quando de repente engatou uma série de três vitórias e um empate, escapando da zona de rebaixamento. Está dois pontos acima, então qualquer coisa que some no Rio será lucro. O Flu está virtualmente livre desta briga e, se vencer, muda o foco e passa a sonhar com Libertadores. Cinco dos últimos oito jogos entre eles acabaram empatadas, e o Coxa não vence o Flu no Rio desde 2009. É um jogo de difícil prognóstico, pois o momento do Coritiba é bom. Mas dou ligeiro favoritismo a quem atua em casa.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.