Topo

Julio Gomes

Flamengo precisa usar mais Vinícius Jr, antes que se arrependa

Julio Gomes

02/11/2017 05h00

O ano do Flamengo ainda não acabou. O clube ficou muito perto da eliminação na Copa Sul-Americana e, se tivesse caído diante do Fluminense, o ano já poderia ser carimbado como trágico. Para ser pior, só faltaria não conseguir uma vaga na próxima Libertadores via Brasileiro.

Mas o ano não acabou. Estamos em novembro. O Flamengo está na semifinal da competição e pode muito bem acabar a temporada com um título continental, vaga na Libertadores e festa.

Para isso, no entanto, é necessário usar Vinícius Jr. Decisivo contra o Fluminense, ele pode ser decisivo também em muitas outras partidas. É um jogador raro, desses que aparecem aqui de quando em quando. No deserto técnico que é o futebol brasileiro, não dá para um clube privar seu torcedor de um diamante como esse.

Sabemos que outros jogadores que explodiram cedo, como Neymar, Robinho, Gabriel Jesus, etc, "aconteceram" muito mais pela necessidade dos clubes do que por planejamento. Foram pra fogueira e saíram inteiros e mais fortes. O Flamengo, supostamente, não tem necessidade. Tem elenco, não precisa ter pressa.

Mas está cometendo um erro. O jogador já está vendido e, a partir do meio do ano que vem, o Real Madrid pode levá-lo.

O ano do Real Madrid não está bom até agora, não se sabe como acabará a temporada. Existe a possibilidade de o clube da capital espanhola ficar sem títulos e precisar dar uma resposta. A resposta pode ser trazer logo o menino.

Se isso acontecer, o Flamengo terá utilizado Vinícius Jr com mais frequência quando? No Estadual do Rio-2018? Seria um desperdício monstruoso.

O garoto claramente tem muito talento e é capaz de mudar jogos. É nítido que não sente a pressão, não sente a camisa. Seja como titular, seja como reserva, o fato é que o Flamengo precisa dar mais minutos a ele.

O ano pode até acabar bem, mas até agora a temporada teve muitos mais baixos do que altos para o clube. E isso se deve, a meu ver, a essa hesitação toda em soltar o menino.

Zé Ricardo caiu antes de arriscar. E a toada de Rueda é a mesma. Não sei se é acordo, se é ordem de cima ou se é um conservadorismo exagerado dos técnicos.

Libertem Vinícius Jr!

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.