Topo

Julio Gomes

O inacreditável e inexplicável Santos de Levir Culpi

Julio Gomes

30/09/2017 20h58

Levir Culpi já completou um turno inteiro com o Santos no Campeonato Brasileiro. Estreou com uma vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, lá no dia 14 de junho. Mesmo placar do clássico deste sábado chuvoso, em São Paulo.

O Santos de Levir ganhou dez partidas, empatou oito e perdeu só duas (para o Sport na Vila e, com reservas, para o Botafogo no Rio) pelo Brasileiro. Fez somente 21 gols nestes 20 jogos. Mas sofreu 10. Isso mesmo. D-E-Z.

Não é novidade alguma termos times de grande solidez defensiva fazendo estragos. Mas o Santos não é um time de grande solidez defensiva. Cede espaços, finalizações, vive encurralado. Joga no bumba meu boi, trocando golpes (mas muito mais levando do que batendo).

Não tem volantes ou zagueiros de seleção. Mas tem Vanderlei. O fato de o Santos levar 0,5 gol por jogo tem mais a ver com o goleiro do que o técnico ou o sistema, e isso por si só é um fato incrível.

Com Lucas Lima, o time ainda tem mais qualidade com a bola nos pés. Mas Lucas Lima, convenhamos, não teve um bom ano de 2017. Seu grande jogo foi contra o Corinthians, que talvez tenha sido o único grande jogo do Santos de Levir.

Sem Lucas Lima, o que foi uma constante devido a lesões, o time tem jogado do mesmo jeito. Mal. E conseguido o mesmo tipo de resultados. Ótimos.

Ricardo Oliveira, autor do gol da vitória, a primeira do Santos no Allianz Parque, não é o mesmo de antigamente, o que é normal. E tem Bruno Henrique, este sim, um jogador que faz os gols que Ricardo Oliveira deveria estar fazendo e dá os passes de gol que Lucas Lima deveria estar dando.

O Santos não é brilhante no ataque. Não é no meio. Não é na defesa. Não é taticamente. Não tem sido sistematicamente ajudado por arbitragens ou pela sorte.

O Santos de Levir não tem nada a ver com o DNA histórico do clube. O Santos de Levir não tem nada a ver com os outros times de Levir. O Santos de Levir não agrada ninguém. O Santos de Levir tem 47 pontos, só 7 a menos que o Corinthians, e pode sonhar com o título.

Me desculpem. Não me sinto capaz de explicar o Santos de Levir.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.