Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 26: clássico paulista define o “anti-Corinthians”

Julio Gomes

30/09/2017 03h30

A 26a rodada do Brasileiro terá três jogos neste sábado. O último deles, marcado para as 19h, reúne Palmeiras e Santos e vai definir o "anti-Corinthians". Já que o Grêmio não topou a missão, sobrará para o vencedor deste jogo o rótulo de "único" ainda capaz de buscar o líder. Um empate, claro, será ótimo para o Corinthians, que tem um jogo duro (ou não) contra o Cruzeiro, domingo.

O Palmeiras não vem enchendo os olhos de ninguém, mas fez uma boa partida contra o Fluminense e já acumula três vitórias nos últimos quatro jogos. Parece ser um time mais firme, além de ter melhores jogadores que o Santos.

O Santos, de Levir, segue sem Lucas Lima e baseará seu jogo nos milagres de Vanderlei com a velocidade de Bruno Henrique no ataque. Ele ou Copete tentarão se aproveitar do fato de Zé Roberto, um veterano e já não tão rápido como outrora, ocupar a lateral esquerda.

É um clássico de torcida única em que a tendência é o Palmeiras dominar e o Santos contra atacar. É o duelo do segundo melhor ataque contra a segunda melhor defesa. O empate, como eu disse, meio que mata as esperanças dos dois. Este fato é o que nos anima na expectativa de ver um bom jogo.

O Palmeiras faz quatro dos próximos seis jogos em casa e aí enfrenta o Corinthians. Se vencer o clássico contra o Santos, jogará toda a responsabilidade do mundo para o líder, que enfrenta um Cruzeiro que vem de título – talvez de ressaca, mas certamente sem pressão alguma e levinho, levinho em campo.
SÁBADO

16h Vasco x Chapecoense (São Januário)
Turno: Chape 2-1
Colocação: 9-Vasco (32), 10-Chape (31)
Prognóstico: 1-1
Aposta: Menos de 2,5 gols
Último jogo com portões fechados em São Januário, fundamental para o Vasco se firmar na tabela e ficar longe do Z4. A Chape, que nunca perdeu para o Vasco, melhorou com Emerson Cris no comando e é uma rival perigosa. Os dois já tiveram as piores defesas do campeonato, mas estancaram a sangria nas últimas rodadas. Ligeiro favoritismo para o mandante, mas se fosse na Loteca um triplo seria indicado.

16h Bahia x Coritiba (Fonte Nova)
Turno: 0-0
Colocação: 13-Bahia (30), 19-Coxa (27)
Prognóstico: Bahia 2-0
Aposta: coluna 1
A esta altura do campeonato, no primeiro turno, o Coritiba era o terceiro colocado. Justamente contra o Bahia, Kleber deu aquele "show", pegou um enorme gancho e as coisas começaram a ir ladeira abaixo para para o Coxa. O Bahia tem uma grande chance de vencer o Coritiba pela primeira vez desde 1985, vários tabus como este já caíram neste campeonato. O Coxa é um dos times que ainda não venceram no returno – o outro é o Sport.

19h Palmeiras x Santos (Allianz)
Turno: Santos 1-0
Colocação: 4-Palmeiras (43), 2-Santos (44)
Prognóstico: Palmeiras 1-0
Aposta: melhor fugir
Uma rivalidade que esquentou nos últimos anos. No jogo do turno, o Santos venceu com Vanderlei brilhando e alguns lances polêmicos de arbitragem, que geraram muita reclamação do Palmeiras. Além de jogar em casa, com torcida única, o Palmeiras mostra-se um time mais firme do que o Santos, que não cansa de jogar mal. A velocidade de Copete e Bruno Henrique, principalmente pelo lado esquerdo da defesa palmeirense, pode ser um fator no jogo.

DOMINGO

16h Cruzeiro x Corinthians (Mineirão)
Turno: SCCP 1-0
Colocação: 5-Cruzeiro (40), 1-SCCP (54)
Prognóstico: 0-0
Aposta: menos de 2,5 gols
O Cruzeiro vive seu melhor momento no ano, com o título da Copa do Brasil e cinco jogos sem perder no Brasileiro. Como vai encarar o campeonato a partir de agora? A Libertadores está garantida, não será campeão nem rebaixado. Começaremos a ter a resposta no domingo. Acredito que um time de ressaca sempre terá problemas contra um time que precisa do resultado, e essa interrogação faz deste um jogo de prognóstico complicado. Como o desfalque de Jô é considerável, vou apostar em um empate sem gols. O Cruzeiro é o mandante com menos derrotas (uma), e o Corinthians é o visitante com menos derrotas (uma também) na competição.

16h Grêmio x Fluminense (Arena)
Turno: 0-2 Grêmio
Colocação: 3-Grêmio (43), 12-Flu (31)
Prognóstico: 2-2
Aposta: ambos marcam
Novamente, o Grêmio vai a campo com um time misto, quase inteiro reserva, devido a lesões e cartões. O Fluminense, que tem sofrido no setor defensivo e que só apanhou do Grêmio nesta temporada, tem o sinal de alerta ligado. Está se aproximando da zona de rebaixamento e todos sabem que o elenco que Abel tem em mãos está longe de ser farto. O Grêmio só venceu um dos seis jogos que fez e estaria no Z4 do returno, mesma situação do Flu, que terá Diego Cavalieri de volta ao gol. Pelas casas de apostas, a vitória do Fluminense é simplesmente o resultado mais improvável da rodada. Será tão impossível assim?

16h Botafogo x Vitória (Engenhão)
Turno: 2-2
Colocação: 6-Fogo (40), 16-Vitória (29)
Prognóstico: 2-1
Aposta: coluna 1
Desde o começo do campeonato, esta é a primeira vez que o Botafogo teve uma semana inteira de descanso (à parte a semana em que o Brasileiro parou pelas datas Fifa). Líder do returno, vindo de quatro vitórias e com três jogos seguidos para serem disputados no Rio, o Botafogo está com as baterias recarregadas, focado em buscar o G4 e é favorito contra o Vitória – apesar de o time baiano ser o segundo melhor visitante do campeonato. O Vitória tem desfalques na defesa.

16h São Paulo x Sport (Morumbi)
Turno: 0-0
Colocação: 17-SPFC (28), 14-Sport (30)
Prognóstico: SPFC 3-1
Aposta: mais de 2,5 gols
Se o São Paulo tivesse vencido o Corinthians, este jogo teria tudo para ser um passeio. Como não venceu e continua no Z4, a pressão, que é a maior inimiga do time são-paulino, segue forte. É um jogo crucial, contra adversário direto e pior time do returno. E tem mais: o Sport não tem Diego Souza e é um velho freguês no Morumbi – havia perdido sempre, até o empate do ano passado. Não dava para escolher adversário melhor. Agora cabe ao São Paulo, que tem marcado primeiro e seguidamente desperdiçado a vantagem construída, fazer o dever de casa. São duas das piores defesas do campeonato, só o Atlético-GO sofreu mais gols.

16h Avaí x Atlético-GO (Ressacada)
Turno: Atlético 3-1
Colocação: 15-Avaí (30), 20-Atlético (22)
Prognóstico: 1-1
Aposta: Duplo, empate e Atlético-GO
Se por um lado o Avaí é a "sensação" do campeonato no momento, ainda invicto no returno, precisamos lembrar que este é o pior ataque do campeonato (disparado) e não faz dois gols no mesmo jogo desde aquela surreal vitória sobre o Grêmio, quase três meses atrás. Walter volta ao Dragão, que ainda pode sonhar com a salvação se vencer.

19h Atlético-PR x Atlético-MG (Baixada)
Turno: 0-1 CAP
Colocação: 8-CAP (34), 11-CAM (31)
Prognóstico: CAP 1-0
Aposta: melhor fugir
O Atlético-MG estreia Oswaldo de Oliveira, e Robinho volta ao time titular. O Galo, apesar das trocas de técnicos e do mau campeonato, é o visitante de terceiro melhor aproveitamento. E o Furacão, sem Nikão e Paulo André, não está tão firme na Arena como em outros tempos. Jogo de difícil prognóstico em que quem marcar primeiro leva imensa vantagem.

SEGUNDA

20h Ponte Preta x Flamengo (Moisés Lucarelli)
Turno: Fla 2-0
Colocação: 18-Ponte (28), 7-Fla (39)
Prognóstico: 1-1
Aposta: vale arriscar uma coluna 2, com empate anula
Assim, de repente, a Ponte está afundada na zona de rebaixamento. Com a queda de rendimento de Lucca, Eduardo Baptista precisa encontrar soluções para o time se reencontrar no Brasileiro. Após a derrota na Copa do Brasil, o Flamengo precisa estar entre os primeiros para se garantir na Libertadores.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.