Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 22: moedor de técnicos gera rodada sem reencontros

Julio Gomes

26/08/2017 01h16

O Vasco era um dos nove times que ainda não haviam trocado de técnico no Campeonato Brasileiro. Agora, são só oito. Milton Mendes é passado, Zé Ricardo é futuro e Valdir Bigode, auxiliar, é o presente para o clássico deste sábado contra o Fluminense.

Com a demissão de Mendes, restam apenas oito times com o mesmo técnico desde o início. O Flu, de Abel Braga, é um deles. E nenhum dois oito se enfrenta nesta rodada. Ou seja, nenhum dos dez jogos terá os mesmos treinadores frente a frente, repetindo a rodada do turno, que era apenas a terceira.

Abelão chega à 22a rodada para enfrentar o 22o treinador diferente pela frente. A primeira repetição para ele se dará na próxima rodada, quando o Flu enfrentará o Vitória (isso porque Vágner Mancini jogou contra o Flu em seu último jogo antes de ser demitido da Chapecoense)

A máquina de moer carnes do Brasileiro funciona principalmente no primeiro turno, quando a maratona de jogos é intensa e não há tempo algum para treinar. No inteligentíssimo calendário do futebol nacional, é jogo quarta-domingo-quarta-domingo e justo quando estão tantos clubes envolvidos na Libertadores e Copa do Brasil. Conforme afunilam esses torneios e diminuem os participantes, o calendário alivia também no Brasileiro. Vai entender.

Não seria mais inteligente ter mais semanas livres antes e concentrar mais jogos no final do ano, quando os meios de semana de Libertadores e Copa do Brasil terão pouquíssimos times envolvidos?

Do jeito que estão as coisas, é melhor pegar um time no meio do campeonato, tipo Dorival Jr, do que no início, tipo Cuca, técnicos que se enfrentarão em clássico paulista no Allianz Parque. O São Paulo inegavelmente tem apresentado um futebol melhor que o do Palmeiras. Mais vistoso, ofensivo, bem jogado. Mas o São Paulo está na zona de rebaixamento, e o Palmeiras está em quarto lugar.

É um jogo que pode servir para o São Paulo respirar. Ou para Cuca respirar. Ou para nada disso. Dos 20 treinadores ativos no Brasileirão, não é absurdo circular a cabecinha de Cuca e escrever ao lado, com caneta vermelha: "próximo".

A partir de agora, meus prognósticos estão um pouco mais detalhados. Muitas vezes, a boa leitura de um jogo não passa por acertar o resultado, mas por acertar as características deles. E é isso que queremos fazer. Vamos valorizar mais desempenho e menos resultados? Desta forma, menos cabeças rolarão. E deixem a minha em paz!

SÁBADO

16h Fluminense x Vasco (Maracanã)
Turno: Vasco 3-2
Colocação: 8-Flu (30), 16-Vasco (25)
Prognóstico: Flu 3-1
Aposta: ambos fazem gol
O Fluminense não perde há cinco jogos, vive estabilidade e pode começar a sonhar com o G6 de forma mais firme. Em relação ao turno, tem um time quase igual, enquanto o Vasco sofreu mais mudanças e será comandado pelo interino Valdir Bigode. O Vasco ganhou só um dos últimos oito jogos, com apenas três gols marcados no período e ainda perdeu Luis Fabiano. É um time à beira da zona do rebaixamento. Favoritismo do Flu no clássico.

19h Corinthians x Atlético-GO (Itaquera)
Turno: 0-1 Corinthians
Colocação: 1-Corinthians (50), 20-Atlético-GO (15)
Prognóstico: Corinthians 2-0
Aposta: coluna 1 seco
Apesar de não ter Arana, Balbuena, Romero e Jô, o Corinthians tem os retornos de Pablo e Jadson ao time titular e enfrenta um Atlético-GO que vai com o terceiro goleiro a campo. Um é virtual campeão. O outro, virtual rebaixado. Se na semana passada tinha cheiro de zebra, desta vez tem cheiro de passeio em Itaquera.

DOMINGO

16h Palmeiras x São Paulo (Allianz Parque)
Turno: SP 2-0
Colocação: 4-Palmeiras (33), 17-SPFC (23)
Prognóstico: Palmeiras 2-1
Aposta: duplo aberto
Em jogos de Brasileiro nos últimos 10 anos, o Palmeiras ganhou apenas 3 de 19 partidas contra o São Paulo, duas delas no Allianz – em seu novo estádio, o Palmeiras sempre venceu o rival. Dudu, o coração do time, estará de volta. Acredito em um clássico equilibrado, definido nos detalhes e pendendo para o mandante – como quase sempre ocorre nas partidas de torcida única. Se tudo der errado e o Palmeiras perder para o rival em casa, fica difícil imaginar a continuidade de Cuca.

16h Flamengo x Atlético-PR (Ilha do Urubu)
Turno: 1-1
Colocação: 5-Fla (32), 7-CAP (30)
Prognóstico: Fla 1-0
Aposta: Jogo de poucos gols. Quem fizer o primeiro, ganha
Desde a chegada de Rueda, o Flamengo ainda não sofreu gols e conseguiu a classificação para a final da Copa do Brasil. Mas recebe um Atlético-PR em grande fase, o time que mais pontos somou na parcial das últimas cinco rodadas. É um jogo de dois times e dois técnicos em bom estado de forma. Em casa, o Fla pode carregar o bom momento e frear o Furacão.

16h Bahia x Botafogo (Fonte Nova)
Turno: Fogo 1-0
Colocação: 12-Bahia (26), 10-Fogo (28)
Prognóstico: 1-1
Aposta: menos de 2,5 gols
A média de gols dos jogos do Botafogo fora de casa no Brasileiro é de 1,45. Ou seja, quando o Botafogo sai de casa, os jogos têm placares baixos, mais baixos do que quando qualquer outro time joga fora. Depois das decepcionantes atuações na Copa do Brasil, o Botafogo tem tudo para voltar a se concentrar no Brasileiro e sair com pontos da Fonte Nova, contra um pouco confiável time do Bahia. Há um tabu em campo: o Botafogo não vence em Salvador há 15 anos.

16h Ponte Preta x Atlético-MG (Moisés Lucarelli)
Turno: 2-2
Colocação: 11-Ponte (27), 13-CAM (26)
Prognóstico: 1-1
Aposta: triplo na Loteca
Depois de três empates sem gols seguidos, a Ponte conseguiu uma importante vitória na rodada passada. Os dois times estão perigosamente perto da zona de rebaixamento e, se a Ponte é a terceira melhor mandante, o Galo é o terceiro melhor visitante. A Ponte tem Fernando Bob de volta, mas jogará sem o artilheiro Lucca. Desde 2004, os clubes se enfrentaram 14 vezes, com só uma vitória da Ponte e sete do Galo. Pode acontecer qualquer coisa em Campinas, jogo de difícil prognóstico.

19h Cruzeiro x Santos (Mineirão)
Turno: 0-1 Cruzeiro
Colocação: 6-Cruzeiro (30), 3-Santos (37)
Prognóstico: 0-0
Aposta: pelo menos um zero no placar
Só três times fizeram menos gols no Brasileiro que o Santos. Os jogos do Peixe têm média de 1,7 gol por jogo, já que, se o ataque é ruim, Vanderlei garante que o clube tenha a segunda melhor defesa da competição. E é isso que explica a terceira colocação geral, apesar do futebol chato de se ver – o Santos não perde há 11 partidas, levando só seis gols nelas. Os jogos do Cruzeiro têm a quarta pior média de gols, 2,19. Renato e Ricardo Oliveira devem ser titulares no Santos, enquanto Mano pode deixar fora alguns titulares após a classificação para a final da Copa do Brasil. Quem fizer ganha? Pode ser. Isso se alguém fizer…

19h Avaí x Chapecoense (Ressacada)
Turno: Chape 2-0
Colocação: 19-Avaí (22), 15-Chape (25)
Prognóstico: 0-1 Chape
Aposta: menos de 2,5 gols
Mais um jogo de difícil prognóstico, em que qualquer resultado é normal e a tendência é de poucos gols. Será um jogo tenso, com implicações de rebaixamento. Nenhum estádio tem média de gols tão baixa quanto a Ressacada (1,4), até porque o Avaí é o pior ataque da competição. Em casa, empatou seis de dez partidas. Depois da maratona de jogos na Europa, na Ásia e contra Palmeiras e Corinthians, a Chape faz seu último jogo antes de descansar. A tendência é visualizarmos empates em duelos regionais e em que ninguém pode perder. Mas Avaí e Chape só empataram 1 dos últimos 18 jogos entre eles.

SEGUNDA

20h Coritiba x Vitória (Couto)
Turno: 0-1 Coxa
Colocação: 14-Coxa (26), 18-Vitória (22)
Prognóstico: Coxa 2-1
Aposta: coluna 1
O Coxa ganhou uma das últimas oito em casa, enquanto o Vitória tem o quinto melhor aproveitamento como visitante. A proposta de Mancini é se defender e contra atacar. É um confronto historicamente vencido pelos mandantes, mas no turno o Coxa ganhou em Salvador, e no ano passado o Vitória ganhou no Couto. Os dados indicam que o Vitória tem tudo para sair com um bom resultado. Mas Kléber Gladiador-socador-cuspidor está de volta, e eu sou do contra. Acredito no Coxa.

SÁBADO, 2/9

16h Grêmio x Sport (Arena)
Turno: Sport 4-3
Colocação: 2-Grêmio (40), 9-Sport (29)
Prognóstico: Grêmio 3-0
Aposta: coluna 1
Melhor ataque do campeonato e, para muitos, dono do futebol mais bacana de ser visto, o Grêmio sofreu um golpe com a eliminação na Copa do Brasil. O adiamento do jogo para o sábado que vem fará bem para o time recarregar as energias. O Sport venceu os últimos quatro confrontos entre eles, com uma vitória inédita em Porto Alegre no ano passado – mas duas dessas partidas foram contra times reservas gremistas, incluindo a do turno. Normalmente, o Leão costuma sofrer no Sul, e o time de Luxemburgo vive mau momento.

 

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.