Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 19: turno acaba com poupados e cabeça na Libertadores

Julio Gomes

05/08/2017 07h00

O primeiro turno do Brasileiro chega ao fim neste fim de semana. E como só acontece coisa boa para o Corinthians, muitos times irão poupar jogadores-chave na rodada.

O Corinthians abre a rodada no sábado à noite, em casa, contra o Sport. Jogo de algum risco, contra um time bem montado e em ótima fase. Se vencer, fechará o turno com inacreditáveis 47 pontos e ainda assistirá de camarote os jogos de domingo.

O Flamengo, que já ficou para trás na tabela, tem um jogo de risco contra o Vitória. Se não vencer, situação de Zé Ricardo pode ficar insustentável. O Grêmio poupará titulares contra um também reserva Atlético Mineiro. O Santos, terceiro colocado, também deve poupar contra o Avaí, em Florianópolis. E o Palmeiras mandará time reserva para o jogo contra o Atlético-PR, no Allianz Parque.

Portanto, segundo, terceiro e quarto colocados do campeonato jogarão com a cabeça na Copa Libertadores. O Botafogo, também envolvido na competição, é outro que mandará reservas a BH para enfrentar o Cruzeiro.

Até mesmo a Chapecoense vai poupar jogadores pensando no compromisso de segunda-feira, contra o Barcelona. Coritiba x Chape, Bahia x São Paulo e Ponte Preta x Vasco são jogos importantes para a parte baixa da tabela.

Prognósticos:

SÁBADO

19h Fluminense 3 x 1 Atlético-GO
O Flu ganhou os dois primeiros jogos em casa e, depois, necas. Quatro empates e três derrotas, a quarta pior campanha entre mandantes. O Dragão, no entanto, é o pior visitante. É a hora de o Fluminense vencer diante de sua torcida, vencer por Abel, que certamente receberá uma linda homenagem no Maracanã.

19h Corinthians 2 x 0 Sport
Invicto há 32 jogos (e contando), o Corinthians pode fechar o turno com chance de ouro, diante de sua torcida. Romero está de volta ao time. Mas enfrentará um adversário perigoso, o Sport de Luxemburgo, sexto colocado na tabela. A última vez que o Sport venceu o Corinthians em São Paulo foi em 2007. A penúltima? Em 1997. Para quem acredita em padrão para as zebras…

DOMINGO

11h Flamengo 1 x 0 Vitória
Apesar do destacado favoritismo do Flamengo, este é um jogo que requer atenção e há chance de zebra. O time vem de duas desgastantes partidas contra Corinthians e Santos (poderia ter vencido ambas, mas voltou para casa com um ponto), Zé Ricardo está muito pressionando e os jogadores não devem ter curtido muito a manifestação agressiva no aeroporto, no retorno de São Paulo. O Flamengo só ganhou uma das últimas sete, e o Vitória conseguiu dois bons resultados desde a volta de Vágner Mancini. A última vitória baiana no Rio foi em 2008. Desde então, o confronto teve seis vitórias do Flamengo, quatro empates e só uma do Vitória.

16h Palmeiras 2 x 0 Atlético-PR
Os dois times pouparão muitos jogadores, pensando na Libertadores. Aí, entra a força do elenco palmeirense, muito mais completo que o do rival. Cuca não vê seu time perder há seis jogos e vive momentos de paz. Nos últimos dez anos, jogaram 20 vezes, com dez vitórias palmeirenses e apenas três do Atlético-PR.

16h Grêmio 1 x 1 Atlético-MG
Outros dois que pouparão pensando em Libertadores, mandando times reservas em campo. O Grêmio vai até estrear o goleiro Paulo Victor, ex-Flamengo. A última vitória do Galo sobre o Grêmio foi em 2013 (de lá para cá, oito jogos, com cinco sucessos gremistas e três empates).

16h Cruzeiro 1 x 1 Botafogo
Sempre que o Cruzeiro parece que vai embalar, empaca. Mano Menezes poderá contar com as voltas de Alisson, Ezequiel e Manoel. O Botafogo jogará com um time reserva, mas não por isso não será uma equipe organizada em campo. Talvez possamos ver o reencontro de Sassá com o Botafogo. São dois times que gostam de jogar sem a bola, uma estratégia que favorece o visitante.

16h Coritiba 2 x 1 Chapecoense
Jogo de muitas implicações na briga contra o rebaixamento. Depois da surpreendente vitória no Morumbi, a primeira de Marcelo Oliveira, o Coxa tem tudo para vencer e respirar. Luizão, William Matheus e Henrique Almeida voltam ao time. Depois da partida, a Chape embarca para fazer amistoso contra o Barcelona, no Camp Nou.

16h Bahia 1 x 2 São Paulo
Outro jogo importante lá embaixo. O Bahia, de novo comandado pelo interino Preto Casagrande, não vence em casa há cinco partidas e é mau mandante, enquanto o São Paulo é o pior visitante do campeonato, com 15% de pontos conquistados. Depois de jogos que pareciam ser o início de uma grande reação no campeonato, o time de Dorival Jr levou uma ducha de água fria com a derrota para o Coritiba. O São Paulo saiu vitorioso de três das últimas quatro visitas a Salvador.

19h Ponte Preta 3 x 0 Vasco
Outro jogo com implicações na parte de baixo. A Ponte dez promoção de ingressos para ter o estádio cheio em Campinas. Depois de duas derrotas seguidas jogando em Volta Redonda, o Vasco enfrenta uma sequência duríssima e não será surpreendente se logo aparecer na zona de rebaixamento. Precisa ficar muito atento para não viver mais um drama. A Ponte parecia fora de órbita contra o Vitória e é favorita para retomar o caminho das vitórias, apesar de o Vasco ter sido visitante indigesto (só perdeu uma das últimas sete vezes que foi a Campinas).

19h Avaí 0 x 1 Santos
O Santos é uma realidade no campeonato (que eu confesso que demorei a admitir). O time engrenou com Levir Culpi, tem o melhor goleiro do campeonato e está com confiança. Resta saber se titulares serão poupados pensando na Libertadores.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.