Topo

Julio Gomes

Prévia do Francês: Neymar e PSG fazem bi parecer só um sonho para o Monaco

Julio Gomes

04/08/2017 06h00

Depois de quatro títulos consecutivos do Paris Saint-Germain, que se transformou em um grande player europeu com a compra do clube e os aportes financeiros vindos do Catar, a França viu atônita a um jovem e insinuante time do Monaco conquistar a Ligue 1.

Capitaneado por um renascido Falcao García e com uma constelação de jovens valores, o Monaco arrancou com muita força e, na reta final da temporada, simplesmente não deixou o PSG ultrapassá-lo. Isso tudo jogando a Champions League ao mesmo tempo e só caindo na semifinal, para a Juventus.

Será que o Monaco vai conseguir repetir a dose?

Muito, muito difícil. A caminhada começa nesta sexta-feira, às 15h45, abrindo o campeonato em casa contra o Toulouse. No sábado, logo às 12h, tem jogo do Paris e possível estreia de Neymar.

O PSG "quebrou a banca" no mercado de transferências pagando a cláusula rescisória no valor de 222 milhões de euros e tirando Neymar do Barcelona. É uma adição técnica estratosférica a um time já muito bom.

O PSG é forte em todas as linhas, tem um elenco equilibrado e um técnico, o espanhol Unai Emery, muito competente. Emery é subvalorizado por quem acompanha o futebol não tão de perto, mas é um profissional jovem, dedicado e que sabe demais do jogo. Só não pode de forma alguma, logicamente, entrar em rota de colisão com Neymar.

Além dele, o Paris assinou com Daniel Alves e com o lateral esquerdo espanhol Berchiche (16 milhões de euros), da Real Sociedad, para suprir a aposentadoria de Maxwell.

Só não sabemos ainda se o Paris irá perder algum jogador importante nesta janela. Verratti é um alvo do Barcelona já há bastante tempo, e tirar o ótimo meia italiano seria uma vingancinha interessante. E Di María deve estar preocupado com a alta probabilidade de esquentar banco o ano todo. De qualquer forma, na falta de Suárez, Neymar terá a seu lado Edison Cavani. O uruguaio meteu 35 gols em 36 jogos na última Ligue 1.

Se o Monaco conseguirá ou não fazer frente ao Paris, isso passará por segurar Mbappé. O jovem de 18 anos é a joia da coroa do Principado.

O Real Madrid quer Mbappé – a negociação foi dada como certa pela imprensa espanhola na semana passada, por 180 milhões de euros, mas ainda não se confirmou. O Manchester City, de Guardiola, quer Mbappé. E o Barcelona, por que não, pode entrar no meio para atravessar qualquer negócio, agora que tem dinheiro em caixa.

Só que, claro, a França inteira quer e precisa que Mbappé fique. Para a Ligue 1 crescer, alcançar o interesse e o volume de dinheiro da Série A italiana e, depois, alçar voos para se equiparar aos três principais campeonatos (Premier League, Bundesliga e Liga espanhola), é necessário ter times fortes e estrelas mundiais.

Não basta um PSG dominante com Neymar. É necessário ter um adversário de peso.

Mbappé à parte, o Monaco fez três grandes vendas, seguindo a política do clube se encontrar jovens talentos e ganhar dinheiro com eles. O Manchester City pagou 107 milhões de euros para levar o meia português Bernardo Silva, de 22 anos, e o lateral Mendy, de 23. Já o Chelsea pagou 40 pelo volante Bakayoko, de 22. Vendeu também Germain, um atacante que teve muitos minutos na temporada, para o Olympique de Marselha. Não dá para chamar de desmanche, mas foram embora jogadores importantes.

Olho muito atento, no entanto, para as contratações do Monaco, que foram muito acertadas nos últimos anos. Logo que terminou a temporada passada, o clube anunciou a contratação de um rapaz extremamente promissor: o meio-campista belga Youri Tielemans, que veio do Anderlecht por 25 milhões de euros e já aparece em convocações de seu país.

Na Holanda, o Monaco buscou o zagueiro congolês Kongolo e pagou 15 milhões ao Feyenoord, campeão  holandês na temporada passada. Pagou 10 milhões ao Rennes pelo ponta Diakhaby, 8 milhões pelo volante marfinense Meité, do Zulte (Bélgica) e ainda foi buscar, na base do Barcelona, o atacante Mboula, 18, de origem congolesa.

Se segurar Mbappé, o Monaco tem time para desafiar o PSG. Mas ganhar novamente o título é para sonhadores.

Outros times e técnicos de peso

O Nantes anunciou a contratação de Claudio Ranieri, demitido do Leicester após o milagre da temporada retrasada. Mas o treinador que mais chama a atenção é Marcelo Bielsa. O argentino assinou com o Lille por duas temporadas e logo dispensou mais de dez jogadores. Aliás, os dois se enfrentam logo na primeira rodada, domingo de manhã.

O elenco do Lille tem média de idade inferior a 24 anos, é o mais novo do país. Gastou 35 milhões de euros contratando três jovens e promissores brasileiros: Thiago Maia (20), do Santos, Luiz Araújo (21) e Thiago Mendes (25), do São Paulo. É um time trabalho pelo maluco beleza Bielsa. E times de Bielsa são sempre times bons e que têm algo a dizer ao longo da temporada.

O Nice, surpreendente terceiro colocado na última temporada e que disputará a fase prévia da Champions, teve como grande notícia neste período de mercado a renovação de Balotelli por mais um ano. O time manteve a base e fez algumas contratações pontuais – como a chegada do experiente lateral Jallet, que veio de graça do Lyon.

O Lyon fez duas vendas importantes no mercado. Lacazette, 26, saiu por 53 milhões de euros para o Arsenal, enquanto o volante Tolisso, 22 anos, custou 41 milhões aos cofres do Bayern de Munique. O zagueiro argentino Mammana saiu por 16 milhões para o Zenit russo. Na lista de contratações, o que chama mais a atenção é Traoré, atacante de Burkina Fasso que nunca se firmou no Chelsea e estava emprestado para o Ajax, onde jogou muito bem. É bom lembrar que o Lyon tem no elenco o jovem holandês Memphis Depay, contratado junto ao Manchester United na temporada passada.

O Olympique de Marselha, que tem o ex-Barça Zubizarreta como diretor de futebol, adotou uma política interessante de repatriar jogadores. O clube mais popular do país, que já havia trazido de volta Payet em janeiro, se reforçou repatriando Thauvin, lateral do Newcastle, Rami, zagueiro do Sevilla, e trazendo Luiz Gustavo, aquele mesmo, do Wolfsburg. Também tirou Germain, atacante do Monaco.

Supercopa da França:

29/7/17 PSG 2 x 1 Monaco

Maiores campeões franceses: Marselha e Saint Étienne (10 títulos cada)

Previsões:

Título: PSG
Vice: Monaco
Terceiro (vaga na Champions): Olympique de Marselha
Artilheiro: Cavani
Melhor jogador: Neymar
Olho em: Lille e Rennes
Na TV: Sportv e ESPN
Duelos imperdíveis: Monaco-PSG em 26/11, e PSG-Monaco só em 15/4/18

Bom saber: a rodada sempre começa na sexta à tarde e o jogo principal ocorre geralmente no domingo à tarde, ao mesmo tempo dos jogos do Brasileirão

Primeira rodada:

Sexta
15h45 Monaco x Toulouse

Sábado
12h PSG x Amiens
15h Lyon x Strasbourg
15h Metz x Guingamp
15h Montpellier x Caen
15h Saint Étienne x Nice
15h Troyes x Rennes

Domingo
10h Lille x Nantes
12h Angers x Bordeaux
16h Olympique de Marselha x Dijon

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.