Topo

Julio Gomes

Quando Neymar e Mbappé são maiores que um Real Madrid x Barcelona

Julio Gomes

29/07/2017 07h47

O sábado é dia de Real Madrid x Barcelona (21h, Esporte Interativo). Isso mesmo. Em Miami. Parte da perna norte-americana de amistosos de pré-temporada dos grandes clubes europeus. Mas o clássico pouco importa. Estamos na metade da janela europeia de transferências e só se fala em Neymar e Mbappé.

As possíveis transferências mais caras da história estão monopolizando todas as atenções na Europa. E todo o mercado depende delas, como se fossem peças de dominó esperando para a primeira da fila ser tocada.

Qual o dedo vai empurrar a primeira peça? Quais dedos assinarão o primeiro cheque?

A situação de Neymar é a principal. Até por ser um jogador mais consolidado, talvez no auge (só saberemos quando encerrar a carreira), pronto para ser protagonista na Copa do Mundo-2018 com o Brasil e, quem sabe, se transformar em verdadeiro candidato a melhor do mundo.

E também por já estar em um clube gigante.

O caso de Mbappé é diferente. Ele é mais ou menos como Neymar anos atrás. Uma promessa. Uma quase certeza, mas ainda uma promessa. Um jogador totalmente diferente da média, que já se mostrou capaz de fazer a diferença em jogos grandes, muito novo. E, diferente do Neymar dos tempos de Santos, já com experiência europeia, no alto nível, contra defesas de verdade.

Neymar parecia que ia para o PSG. Depois, parecia que havia sido convencido a ficar no Barcelona. Agora, parece que está a ponto de ir de novo. Teve participação em evento comercial cancelada, brigou no treino, empurrou segurança na noite de Miami, parece com os nervos à flor da pele.

Para encaixar as peças que faltam neste quebra-cabeças, falta entender o que, afinal, quer Neymar. Quer dinheiro? Quer ganhar títulos? Quer ser o número um do mundo? Quer jogar com os melhores? Fugir da Justiça espanhola? Quer um time só para ele? Quer alguma coisa ou só quer o que os outros determinam que ele queira? É necessário ouvi-lo.

Se o PSG driblar o fair play financeiro e fizer um cheque de duzentos e tantos milhões de euros, vai receber um craque pronto. Já tem um time capaz de ganhar Champions League. Ficaria ainda mais forte. Mas este detalhe não pode fugir de Neymar: não adianta ganhar Francesão e fazer 250 gols na temporada. A única coisa que importa será a Champions League.

Com o dinheiro em mãos, o Barcelona não poderá simplesmente sanar as contas. Precisará dar uma resposta. E aí a Juventus vai precisar se mexer para segurar Dybala, e o Liverpool para segurar Coutinho. A Juve, com dinheiro, sempre faz estragos no mercado (Buffon, Nedved e Thuram em 2001, após vender Zidane, Higuaín e Pjanic ano passado, após vender Pogba). O Liverpool também está ativo no mercado. É o efeito cascata.

A notícia deste sábado é que até Griezmann vira alvo do Barça, apesar de o francês ter decidido ficar mais um ano no Atlético de Madri – uma atitude legal de gratidão, pois o Atlético não pode contratar ninguém até o ano que vem. Griezmann fatalmente sairia para o United, acabou ficando, para o Barça pode ir para cima.

Mas a cartada de mestre do Barcelona seria mesmo pegar o dinheiro e comprar Mbappé. Durante a semana, o Marca reportou que o Real Madrid pagará 180 milhões de euros e o negócio estaria fechado. Mas o fato é que o garoto está relacionado para o jogo deste sábado do Monaco contra o PSG. É a Supercopa da França, jogo que abre oficialmente a temporada no país.

Mbappé é fã de Zidane e tem fotografias de pequeno com a camiseta do Real. Assim como Neymar escolheu o Barcelona, Mbappé pode simplesmente escolher o Real. Mas não nos esqueçamos que o Manchester City, que gastou o que tem e o que não tem na janela até agora, está alucinado atrás do garoto também.

É difícil imaginar que Mbappé fique no Monaco, apesar dos esforços do time do Principado – que já perdeu Bernardo Silva e Mendy para Guardiola.

Até o PSG pode voltar à carga por Mbappé. O clube francês também quer Alexis Sanchez. Mas tudo está parado, obviamente, enquanto Neymar não sai do muro.

No meio de tudo isso, tem um Barcelona x Real Madrid a ser jogado.

Até agora, na pré-temporada, o Barcelona ganhou por 2 a 1 da Juventus e por 1 a 0 do Manchester United. Três gols de Neymar, com uma fome pouco usual para craques voltando de férias. Já o Real Madrid empatou com o United e levou uma chacoalhada de 4 a 1 do Manchester City. Deve uma resposta a seus fãs nos EUA.

Tudo isso sem Cristiano Ronaldo, ainda de férias após a Copa das Confederações. Aliás, a janela de transferências começou com um piti de Cristiano, ameaçando deixar o Real. Já devem ter se resolvido, porque não se fala mais nisso.

Do jeito que é competitivo, capaz que esteja esperando a venda de Neymar ou de Mbappé para, em seu momento, se transformar na transferência mais cara da história.

"Vamos tentar ganhar o jogo, porque um clássico é um clássico", disse Zidane.

Mas já sabem. O verdadeiro jogo da temporada está sendo jogado bem longe do campo de Miami. E a janela só fecha em 31 de agosto.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.