Topo

Julio Gomes

Ederson estreia com o pé esquerdo no Manchester City

Julio Gomes

21/07/2017 01h04

Foi apenas o primeiro jogo. Mas não foi um jogo qualquer. O goleiro brasileiro Ederson, comprado por 40 milhões de euros (segundo mais caro da história), começou com o pé esquerdo no Manchester City.

Uma saída tresloucada do gol permitiu que Lukaku ganhasse pelo alto e fizesse o primeiro gol do Manchester United no dérbi de pré-temporada, disputado em Houston. O belga é, pelo menos por enquanto, o jogador mais caro da janela de transferências europeia – o United pagou 85 milhões de euros para tirar o goleador do Everton.

Ainda no primeiro tempo, Rashford fez 2 a 0, e o placar se manteve assim até o fim.

Ederson é uma aposta de Pep Guardiola. Já provou seu valor no Benfica e tem o tal jogo com os pés que agrada o treinador. Não é porque falhou no dérbi de pré-temporada que seja um fiasco, um fracasso, um erro.

Foi apenas um início infeliz.

E Ederson precisa saber, logicamente, que a lupa estará sobre ele o tempo todo. Nem tanto por causa dele. Mas por causa de Guardiola. Um treinador genial, um eterno revolucionário, mas que parece evoluir pouco em sua relação com o mercado.

Mourinho, por exemplo, é um gastão que acerta mais do que erra quando convence os proprietários de seus times a torrar uma grana por alguém.

Já Guardiola está ganhando cada vez mais a fama de gastar muito e mal. Por exemplo: foi anunciada a compra de Danilo, lateral-direito do Real Madrid, por 30 milhões de euros. Um valor surreal. Quem assistiu aos jogos de Danilo no Real entenderá. Não é que ele foi simplesmente relegado ao banco pelo ótimo Carvajal. É que ele foi mal quase sempre mesmo, nunca conquistou a confiança de Zidane. Difícil imaginar que o Real não vendesse Danilo por um valor bem inferior.

Então jogadores como Ederson acabarão pagando o pato sempre que falharem. Nada pessoal. A questão é avaliar o que faz Guardiola no mercado.

O amistoso para quase 70 mil pessoas em Houston teve um ritmo frenético no primeiro tempo, parecia jogo já de Premier League. Um grande jogo de futebol entre um United com cara de time titular e um City com muitas caras novas – como o ótimo Phil Foden, de apenas 17 anos (isso ninguém tira de Guardiola, o cara tem olhos de lince para pescar jogadores jovens).

O United tem um time pronto e ganhou Lukaku para matar bolas ali na frente. Olho muito aberto para o time de Mourinho nesta temporada.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.