Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 8: Santos e Flamengo podem virar "os perseguidores"

Julio Gomes

17/06/2017 03h02

É uma pena que o ciclismo não seja admirado aqui no Brasil, como é na Europa. É um esporte bacana, estratégico e de equipe. Não, não vence apenas o que pedalar mais forte. Quem já viu etapas do Tour de France entenderá o paralelo: Corinthians e Grêmio escaparam. E agora o pelotão que se vire.

Em algumas etapas, os ciclistas que escapam conseguem se manter na frente até o fim e disputam a vitória entre eles. Em outras, são alcançados (e atropelados) pelo pelotão.

Quem, do pelotão, pode alcançar a escapada?

Pelo desenho da tabela, o que fizeram ano passado e os jogadores que têm, Santos e Flamengo são os candidatos da vez.

O Santos claramente identificou problemas que acabaram na demissão de Dorival Jr. Depois disso, foram três vitórias seguidas. Com 12 pontos, o Santos é, dos candidatos reais a título, o mais próximo de Corinthians e Grêmio. Próximas quatro rodadas para o time de Levir Culpi: Ponte Preta (c), Vitória (f), Sport (c) e Atlético-GO (f).

Convenhamos, não dá para ser muito melhor do que isso. O Santos tem a chance de ganhar esses quatro jogos e somar sete vitórias seguidas.

Já o Flamengo, que está no pelotão dos 10 pontos, pode ter começado sua arrancada com a vitória "sai zica" sobre a Ponte Preta. E agora tem uma enorme quantidade de jogos sem ter de sair do Rio de Janeiro. A sequência nos próximos 35 dias: Fla-Flu, Chapecoense (c), Bahia (f), São Paulo (c), Vasco (f), Grêmio (c), Cruzeiro (f), Palmeiras (c), Coritiba (c). Uma viagem para Salvador e uma para BH.

Éverton Ribeiro e Rhodolfo logo podem estrear, Conca está de volta, Vinícius Jr está esquentando. Ou engrena agora ou não engrena mais.

Portanto, olho no jogo de sábado à noite no Pacaembu, onde o Santos soma 20 vitórias seguidas. E no Fla-Flu de domingo, um clássico que tem se inclinado para o Flamengo nos últimos dois anos. Vitórias necessárias para os dois se colocarem como desafiadores de Corinthians e Grêmio (ambos, por sinal, com jogos complicados na rodada).

Na rodada passada, acertei apenas 3 de 10 jogos. Mas não foram 6 por causa das arbitragens! Vejam que não são os clubes os únicos prejudicados pelos apitadores :-) Aqui vão os prognósticos e informações da oitava rodada.

SÁBADO

16h Atlético-GO 1 x 2 Atlético-PR
Após a vitória heróica em BH e a "zica" tirada, acredito que o Atlético Paranaense irá se impor sobre o Goiano. Até hoje, ganhou todos os cinco jogos entre eles em Brasileiros. Weverton volta da seleção, e Carlos Alberto pode atuar no segundo tempo.

19h Vasco 2 x 0 Avaí
Contra o pior ataque do campeonato, a defesa do Vasco, mais vazada até aqui, tem uma ótima chance de ficar sem levar gols pela primeira vez. Luis Fabiano volta ao time e é sempre promessa de gols. Nenê segue entre os titulares. Pela Série B, São Januário já viu um 0-0 (2016) e o Vasco levar um histórico 0-5 contra o Avaí (2014). Mas desta vez o jogo é de Série A, e o Vasco tem cumprido sua missão em casa.

21h Santos 2 x 0 Ponte Preta
O Santos não perde há três anos e ganhou os últimos 20 jogos que fez no Pacaembu – inclusive contra a Ponte nas quartas de final do Paulista, mas acabaria sendo eliminado nos pênaltis. Como mandante, o Santos não perde da Ponte há 12 anos (12 jogos, 9 vitorias). Depois da saída de Dorival Jr e com Vanderlei em grande momento, o Santos venceu as três e não levou um gol sequer. Kayke segue no ataque, no lugar de Ricardo Oliveira. Já a Ponte não mostra, fora de casa, a mesma consistência dos jogos em Campinas. Kleina conta com os retornos de Emerson Sheik, Fernando Bob e Rodrigo e vai mudar meio time em relação ao jogo contra o Flamengo. Santos é favorito.

DOMINGO

11h Coritiba 0 x 1 Corinthians
De 2004 para cá, o Coxa só ganhou 1 de 18 jogos contra o Corinthians – em casa, quatro empates e quatro derrotas nas últimas nove. A tal vitória única veio em 2011. Freguesia à parte, estamos falando do líder do campeonato, em grande fase e com os reforços de Fágner e Rodriguinho, que estavam com a seleção. Jadson é o desfalque, assim Marquinhos Gabriel segue no time. O Coritiba não terá Kléber, o Gladiador-Socador-Cuspidor. Difícil não apostar no Corinthians, ainda que um empate seja também um resultado plausível.

16h Fluminense 1 x 3 Flamengo
Lá se vão dois anos desde a última vitória do Flu sobre o Fla no Rio de Janeiro (a do ano passado foi em Natal). O Flamengo tem se dado melhor no clássico mais famoso do Brasil e conta com Guerrero e Trauco de volta. É o jogo para provar que a crise é passado e embalar no campeonato.

16h São Paulo 1 x 0 Atlético-MG
Apenas 1 empate nos últimos 22 jogos entre eles. Nos últimos 10 anos, o São Paulo ganhou nove e perdeu quatro em casa contra o Galo. Cazares e Fred voltam ao time mineiro. Já Rogério Ceni conta com reforços: Rodrigo Caio e Cueva voltam de suas seleções e vários lesionados estão recuperados, como Bruno, Buffarini e Thiago Mendes. São Paulo tem sido forte em casa, Galo pode ver crise aprofundada.

16h Bahia 0 x 1 Palmeiras
Palmeiras perdeu os quatro jogos que fez como visitante, sem marcar um gol sequer. Time que quer ser campeão precisa ganhar pontos fora de casa. Última vitória do Bahia sobre o Palmeiras em Salvador foi em 1988. É um confronto curioso, em que raramente o mandante sai vencedor.

16h Chapecoense 2 x 1 Botafogo
Eu me rendo! Chega de apostar contra a Chape. Ainda mais contra um Botafogo desgastado, que não vence há cinco jogos e que, fora do Rio de Janeiro, não ganha há dois meses. E que perdeu nas duas visitas que fez à Arena Condá.

19h Sport 2 x 0 Vitória
O Sport tem a volta de Diego Souza, animado com os dois gols com a camisa da seleção e a possibilidade de ir à Copa do Mundo. Típico confronto em que geralmente o mandante prevalece.

SEGUNDA

20h Cruzeiro 1 x 1 Grêmio
Uma vitória em cinco jogos, com apenas dois gols marcados, um deles de pênalti. É um Cruzeiro em má fase de resultados contra um Grêmio voando no campeonato. O desenho do jogo será possivelmente do Grêmio com a posse de bola e o Cruzeiro, mesmo em casa, tentando fazer o que fez contra o Corinthians. Defender e contra atacar. No ano passado, pela Copa do Brasil, o Grêmio quebrou um jejum de 18 anos sem vencer o Cruzeiro no Mineirão.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.