Topo

Julio Gomes

Grêmio e Corinthians viram, de vez, os times a serem batidos

Julio Gomes

15/06/2017 22h58

Grêmio e Corinthians superaram com louvor a rodada mais complicada para ambos no Brasileiro até agora. Nas duas primeiras colocações, apresentando muita consistência, bom futebol e já com gordura para o resto da turma, viraram definitivamente os times a serem batidos no campeonato.

Nesta noite de quinta, o Grêmio venceu o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã. Jogava melhor quando fez o primeiro, um golaço de falta de Edílson. Foi ameaçado no resto do primeiro tempo, quando o Flu poderia ter conseguido o empate. Mas, no segundo, dominou completamente a partida. Não teve a vitória ameaçada em momento algum e chegou ao segundo com Luan. Ficou até barato para o time de Abelão Braga.

Mesmo sem Barrios, o time funciona muito bem com a movimentação de Luan e Pedro Rocha e o alto volume de jogo no meio de campo com Arthur, Maicon, Michel e Ramiro. Muita aproximação e organização.

O Grêmio ganhou seis jogos e perdeu um, quando mandou o time reserva para a Ilha do Retiro. Se considerarmos as circunstâncias, momento dos adversários e outros fatores, o jogo desta quinta era o mais complicado até agora. O Fluminense tem desfalques, é verdade, mas jogava em casa e não havia passado em branco em nenhum jogo do Brasileiro até agora.

Agora, o Grêmio começa a enfrentar adversários duros em sequência: Cruzeiro (fora), Coritiba (casa), Corinthians (casa) e Palmeiras (fora). Depois destes quatro jogos, vem o duelo de ida contra o Godoy Cruz pela Libertadores.

Essa sequência mostrará o tamanho da chance gremista de conquistar um título brasileiro que não vem desde 1996.

O Corinthians enfrentou adversários, na teoria, mais complicados que o Grêmio. Mas é preciso contextualizar: os clássicos contra Santos e São Paulo foram disputados em Itaquera – até agora, todos os clássicos paulistas de torcida única tiveram vitórias do mandante; o Santos estava em crise e demitiu Dorival Jr após a partida; e o São Paulo não é um time de topo de tabela, não está pronto.

O grande desafio foi mesmo contra o Cruzeiro, e o próprio técnico Fábio Carille admitiu isso. O Corinthians passou perto de sofrer o empate do time de Mano Menezes, e talvez esse fosse mesmo o resultado mais justo. Mano soube dificultar a vida do Corinthians, foi um duelo por cada metro do gramado.

Mas o fato é que a equipe ganhou a sexta seguida e é líder isolada do Brasileiro. E agora enfrenta Coritiba (fora) e Bahia (casa), podendo chegar até com gordura para o duelo direto contra o Grêmio, em Porto Alegre, daqui a 10 dias.

Quem poderá disputar o título com Corinthians e Grêmio?

Não dá para imaginar que Coritiba (terceiro) e Chapecoense (quarta) farão isso. O Santos, em quinto (12 pontos), tem sete pontos a menos que o líder e seis que o Grêmio. Na turma de 10 pontos, quem desponta com chances reais de título é o Flamengo. O Palmeiras é o 15o, com 7 pontos – 12 a menos que o Corinthians. E do Atlético Mineiro nem vale mais falar, porque faltam pontos e também futebol.

O Corinthians está definitivamente na briga pelo título. O Grêmio, veremos nas próximas quatro rodadas. E a coisa já vai afunilando. Não olhe agora, mas quase 20% do campeonato já é passado.

 

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.