Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 7: líderes, Corinthians e Grêmio têm primeira pedreira

Julio Gomes

14/06/2017 14h30

Corinthians, Fábio Carille, Grêmio e Renato Gaúcho não param de ser elogiados. E é justo que seja assim. Mas só agora, na sétima rodada, os líderes (e times que melhor jogaram) do Campeonato Brasileiro irão enfrentar desafios maiores na competição. Típicos de um torneio tão equilibrado e com camisas pesadas.

O Corinthians recebe o Cruzeiro, de Mano Menezes, um técnico que sabe muito bem amarrar jogos e conseguir resultados fora de casa. Já o Grêmio vai ao Rio de Janeiro enfrentar o jovem e agressivo time do Fluminense, também capitaneado por um técnico campeão e para lá de experiente, Abel Braga.

Até agora, a tabela foi amiga de Carille (que trabalhou com Mano no Corinthians) e Renato – repito, sem querer tirar mérito de ninguém.

O Corinthians estreou contra a Chapecoense em casa (empatou), depois ganhou por 1 a 0, fora de casa, de dois times rebaixáveis (Vitória e Atlético-GO, que até já trocaram de técnico). Confiante, voltou para casa e pegou um Santos em crise – outro que demitiu técnico. Mais confiante ainda, conseguiu uma ótima vitória sobre o Vasco, no Rio. E completou a quinta vitória seguida com outro clássico em seu estádio.

Sim, clássicos são clássicos. Mas clássicos com portões fechados para os adversários beneficiam muito o time da casa – os números mostram isso. Não havia momento melhor para pegar o Santos, e o São Paulo tem sido saco de pancadas em Itaquera. Nenhum desses times deverá ficar à frente do Cruzeiro no campeonato. O desta quarta é o adversário mais difícil até agora.

Já o Grêmio começou ganhando de Botafogo e Atlético-PR, e não podemos nos esquecer que foi beneficiado por erros de arbitragens nos dois jogos – a própria CBF admitiu. Com time reserva, perdeu para o Sport. E, depois, ganhou de Vasco, Chapecoense e Bahia, nenhum deles deverá passar perto da briga pela Libertadores. O Fluminense talvez nem seja essa Coca-cola toda, mas, no Maracanã, será o jogo mais difícil para o Grêmio até agora.

É uma rodada divisora de águas. É a hora de estabelecer o que esperar de Corinthians e Grêmio. É uma prova de fogo para os líderes darem um murro na mesa e se posicionarem firmemente como candidatos ao título. Ou não.

Lá vão os prognósticos da rodada:

QUARTA

19h30 Atlético-MG 2 x 0 Atlético-PR
Quando Fred marca, o Galo costuma vencer. E o Atlético-PR é uma de suas vítimas preferidas, com quase um gol por jogo de média contra o Furacão. Só que o atacante é dúvida para o jogo. Por outro lado, Leonardo Silva volta à zaga. É um duelo de times que foram bem na primeira fase da Libertadores, mas estão decepcionando muito no Brasileiro.

19h30 Sport 1 x 0 São Paulo
É um duelo de gerações no banco, Luxemburgo x Ceni. O São Paulo ganhou as três partidas que fez em casa, mas perdeu as três que fez fora. Tentará os primeiros pontos longe do Morumbi com muitos desfalques, como o recém-contratado Maicosuel, que atuou contra o Vitória, ficou fora contra o Corinthians e não jogará de novo – assim como Bruno, Thiago Mendes, Cueva, Rodrigo Caio… O Sport também tem baixas, como o volante Anselmo e Diego Souza, mas já venceu Grêmio e Flamengo em casa e é sempre forte na Ilha.

19h30 Vitória 1 x 1 Botafogo
Em dois jogos com Gallo, o Vitória quase arrancou um ponto no Morumbi e venceu o Atlético-MG. Apesar da ausência do capitão Willian Farias, suspenso, o Vitória pode aprontar contra um Botafogo cansado, com desfalques e há dois meses (oito jogos) sem vencer como visitante.

19h30 Atlético-GO 1 x 0 Avaí
Duelo direto entre dois candidatos a rebaixamento. O Atlético-GO faz dois jogos no acanhado Olímpico de Goiânia contra rivais da parte baixa, Avaí e Atlético-PR, e o plano de Doriva é conseguir os seis pontos para respirar. O Avaí, pior ataque do campeonato (2 gols em 6 jogos), não terá o veterano Marquinhos, suspenso.

21h Flamengo 2 x 0 Ponte Preta
Pensem em um técnico pressionado. É o caso de Zé Ricardo. O Flamengo faz seu primeiro jogo na Ilha do Urubu, que pode virar um caldeirão para bem ou para mal – é realmente uma pena ver o clube divorciado do Maracanã. O Fla ficou 10 anos sem ganhar da Ponte (nove jogos), mas quebrou o tabu vencendo as duas no ano passado. Zé Ricardo faz mistério, mas deve manter Thiago no lugar de Muralha e colocar Cuéllar no lugar de Arão. Rafael Vaz volta ao time para substituir Juan, e Vinícius Jr pode seguir entre os titulares. A Ponte Preta, firme em casa, fraca fora, não terá os veteranos Rodrigo e Sheik. Tentará se aproveitar da crise do rival.

21h45 Santos 2 x 2 Palmeiras
O Santos perdeu todos os clássicos com Dorival Jr, incluindo contra o Palmeiras, no Paulistão. Mas a fase mudou, com duas vitórias com o interino Elano e a estreia de Levir Culpi, que promete colocar o time para frente e tem Lucas Lima de volta. O Palmeiras também vive um momento de mais tranquilidade após a vitória sobre o Flu. Mas Cuca segue com muitos desfalques. Promessa de um clássico animado.

21h45 Corinthians 1 x 1 Cruzeiro
O Cruzeiro de Mano Menezes costuma se defender bem e dar trabalho em jogos assim, enquanto o Corinthians encontrou fórmulas para criar volume de jogo, à parte a consistência defensiva. Vai ser uma prova interessante para o líder.

21h45 Chapecoense 1 x 2 Vasco
A ex-líder Chape vem sofrendo muitos gols e não terá Victor Ramos e Reinaldo, enquanto o Vasco poupará Luis Fabiano e terá Nenê entre os titulares.

QUINTA

16h Coritiba 1 x 0 Bahia
A tônica deste duelo nos últimos 30 anos tem sido: vitórias do Coxa em casa, empates em Salvador. O Bahia não derrota o rival desde 1985.

21h Fluminense 1 x 1 Grêmio
Nos últimos 10 anos, o Fluminense só venceu 3 dos 15 jogos que fez contra o Grêmio como mandante. O último duelo, no mês passado, teve vitória gremista no Maracanã e classificação na Copa do Brasil. Depois da negociação frustrada com o Palmeiras, Richarlison volta ao time do Flu.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.