Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 6: clássicos quentes em SP, batata assando no Flamengo

Julio Gomes

09/06/2017 21h56

A sexta rodada do Brasileiro começa neste sábado com um jogo que não chamava muito a atenção e, de repente, virou um duelo com muita carga emocional: Palmeiras x Fluminense em São Paulo.

O "caso Richarlison" agitou os clubes na sexta-feira. O Palmeiras fez proposta pela jovem revelação do Flu, que pediu para não atuar no sábado. O Fluminense rompeu negociações e fica sem um de seus principais jogadores. Ninguém está feliz na história.

Há quatro partidas sem fazer um gol sequer, o Palmeiras e Cuca sabem que só a vitória interessa. Mas o Flu já se mostrou um time competitivo e perigoso, capaz, por exemplo, de ganhar do Atlético em BH.

No domingo, também em São Paulo, Corinthians e São Paulo fazem o principal clássico da rodada. Um para lá de estável Corinthians defende uma invencibilidade de seis jogos em clássicos em Itaquera contra um para lá de instável São Paulo. Não há nenhuma "batalha" recente fora do campo entre os clubes, mas Corinthians x São Paulo é sempre um jogo quente.

Como quente está o clima no Flamengo, com torcida pressionando muito e exigindo resultados e a cabeça do técnico Zé Ricardo. O confronto em Florianópolis não será moleza, e o Flamengo entra em campo como o time mais pressionado da rodada.

Aqui vão os prognósticos e informações:

SÁBADO

16h Palmeiras 3 x 2 Fluminense
O Palmeiras segue sem Dudu, Mina e Borja, mas deve ter alguns titulares de volta. Já o Flu joga sem Richarlison, que pediu dispensa por ter recebido oferta do… Palmeiras. O clima esquentou nos bastidores. O Palmeiras fez quatro na estreia contra o Vasco e depois não fez mais um gol sequer no campeonato. Enfrenta um adversário que joga e deixa jogar: tanto que o Flu é o único que fez e levou gols em todos os cinco jogos. O Flu costumava ser uma pedra no sapato palmeirense em São Paulo, mas perdeu nas três visitas que fez ao Allianz Parque.

19h Vasco 2 x 1 Sport
Com a infeliz lesão de Kelvin, o colombiano Manga Escobar vira titular no Vasco. Mas não é o ataque que preocupa. O Vasco é o time mais vazado do campeonato e levou oito gols só nos três jogos em São Januário. Precisa resolver para ontem seus problemas defensivos. O Sport vem embalado após a vitória sobre o Flamengo, a primeira de Luxemburgo, mas tem desfalques.
DOMINGO

11h Botafogo 1 x 0 Coritiba
O Botafogo fez apenas três gols em cinco jogos. Tem sofrido com desfalques e a maratona, confiando em um sistema sólido para conseguir pontos. Jogou bem contra o Santos no meio de semana, mas perdeu exatamente pela falta de pontaria. Sem Camilo, mas talvez com Montillo, terá de resolver o pepino justamente contra um dos times menos vazados – o Coxa levou só dois gols e está na terceira posição, em grande momento. Galdezani é desfalque por cartões. No ano passado, empataram as duas partidas sem gols e a promessa é de poucos gols de novo. A última vez que o Coxa venceu o Botafogo fora foi em 2002 (Campos).

16h Corinthians 2 x 0 São Paulo
Os clássicos em São Paulo têm torcida única, e os mandantes têm vencido sempre. O Corinthians tem retrospecto positivo contra o São Paulo em Brasileiros e, desde que inaugurou o estádio em Itaquera, ganhou quatro vezes e empatou duas contra o rival. Romero pode voltar ao líder, mas Fágner e Rodriguinho seguem com a seleção, assim como Rodrigo Caio e Cueva (seleção peruana). O São Paulo deve reeditar a nova parceria Pratto-Maicosuel. Não olhe agora, mas o time de Ceni é um dos menos vazados do Brasileiro.

16h Vitória 1 x 1 Atlético-MG
Um dos jogos de prognóstico mais complicado. Apesar de estar na lanterna e com apenas um ponto e um gol marcado em seis jogos, o Vitória deu sinais de vida contra o São Paulo, na quinta-feira. Já o Galo ganhou, afinal, mas jogou mal, o time está desgastado e Roger pode poupar alguém para evitar lesões. O Atlético não perde para o Vitória desde 2010 e tem ligeiro favoritismo. Bem ligeiro.

16h Ponte Preta 0 x 0 Chapecoense
A Chape perdeu a liderança que ocupou por duas rodadas ao levar 6 do Grêmio na quinta à noite. A Ponte não fez muito melhor: levou 3 do Atlético-GO. São dois times que jogam com cautela.

16h Avaí 1 x 1 Flamengo
A torcida flamenguista, aquela capaz de encher aeroporto e gritar até nome de dirigente num dia e xingar jogadores e pressionar no CT no outro, pede a cabeça do técnico Zé Ricardo. Apesar de a diretoria ter tentado manter estabilidade no cargo, ele e o mundo sabem que este jogo é chave para a sobrevivência. O Flamengo nunca venceu na Ressacada, foram três derrotas e um empate de 2009 para cá. O Avaí fez jogos decentes nas derrotas para São Paulo e Atlético Mineiro e quer se aproveitar da turbulência do adversário.

18h30 Cruzeiro 1 x 0 Atlético-GO
Após duas derrotas, o Cruzeiro encontra um adversário "ideal". Apesar de fazer seus primeiros pontos na vitória sobre a Ponte, o Atlético-GO é candidatíssimo ao rebaixamento e estreia Doriva no comando técnico. Bancado pela diretoria, mas pressionado pela torcida, Mano Menezes volta a ter desfalques na zaga. É ganhar ou oficializar uma crise prematura.

19h Atlético-PR 1 x 0 Santos
Apesar de já ter fechado com Levir Culpi, o Santos voltará a ser comandado por Elano. Na história do Brasileiro, geralmente quem joga em casa ganha neste duelo, mas o Santos já beliscou empates na Baixada, como 2014 e 2015. O Furacão teve um dia a mais de descanso e consegue recuperar jogadores. O Santos terá de volta Lucas Lima, mas Ricardo Oliveira ainda está machucado.
SEGUNDA

20h Grêmio 2 x 0 Bahia
Mesmo sem Barrios e Léo Moura, baixas em Chapecó, o Grêmio é franco favorito para a partida.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.