Topo

Julio Gomes

Há Copas e Copas: Barça e PSG são campeões com sorriso amarelo

Julio Gomes

27/05/2017 18h37

Depois de protagonizarem o que talvez tenha sido o jogo mais espetacular e improvável do ano, em março, Barcelona e Paris Saint-Germain terminaram a temporada europeia com títulos. Mas há títulos e títulos. As duas potências ganharam o que menos importa. Aquele que é legal na hora para o torcedor, mas que no contexto geral não passa de um prêmio de consolação.

O Barcelona, após os 6 a 1 épicos sobre o PSG nas oitavas da Liga dos Campeões da Europa, cairia nas quartas diante da Juventus. Depois do monstruoso jogo de Messi e a vitória no Santiago Bernabéu por 3 a 2, acabou mesmo assim vendo o Real Madrid ser campeão espanhol. Sobrava a Copa do Rei.

Contra o pequenino Alavés, que chegava à decisão pela primeira vez, o Barcelona fez a obrigação e ganhou por 3 a 1, no último jogo da história do estádio Vicente Calderón, em Madri. O Alavés teve uma chance incrível de gol antes de Messi fazer 1 a 0. Empatou com um golaço de falta de Theo e levou sua torcida à loucura. Mas, antes do intervalo, Neymar e Alcácer definiram a final.

No fim, torcedores e jogadores do Alavés pareciam ser os mais orgulhosos em campo e na tribuna do Calderón. Iniesta e Busquets ergueram a taça sem muita glória e os gritos de "campeones" dos jogadores do Barça mal foram ouvidos.

É a 29a Copa do Rei do Barça e a primeira vez desde a década de 50 que o clube conquista o torneio três vezes seguidas. Luis Henrique, que se despede , ganhou Champions, Liga e Copa no primeiro ano. Liga e Copa no segundo. E só Copa no terceiro. Antes que não ganhe nada no quarto, vai embora. Possivelmente o clube anunciará Ernesto Valverde ainda nesta semana como novo técnico.

Outro campeão "envergonhado" é o PSG. Que, depois dos 6 a 1 do Camp Nou, ainda viu o Monaco quebrar sua hegemonia de quatro anos e conquistar o Campeonato Francês. Sobrou ao PSG vencer as duas Copas: a da França e a da Liga.

Assim como o Barça, o PSG entrou na final da Copa da França, neste sábado, como franco favorito contra o pequenino Angers. Como não tem Messi, o PSG bateu, bateu, bateu e não furou o muro do Angers. Fez um jogo triste, uma vez mais sem emoção, sem tesão. Mas achou um gol contra em um escanteio aos 46min do segundo tempo.

A tristeza profunda do Angers foi mais digna de ser mostrada que a alegria contida do time de Paris.

Mas há Copas e Copas.

E, se para Barcelona e PSG elas tiveram um gosto agridoce, Arsenal e Borussia Dortmund comemoraram muito suas conquistas neste sábado.

O Arsenal, fora da Champions pela primeira vez em 20 anos, ganhou a Copa da Inglaterra para cima do rival londrino Chelsea, impedindo o "double" do campeão da Premier League. O Arsenal foi melhor que o Chelsea durante todo o jogo e, mesmo com desfalques defensivos, Arsene Wenger encontrou as soluções táticas necessárias.

São 7 FA Cups para Wenger e 13 para o Arsenal, ambas as marcas são recordes da competição mais antiga do mundo. O Arsenal acaba a temporada sorrindo, campeão, e agora resta saber o que será de Wenger. Mais um ano ou despedida com honras?

Outro que fez o que dava foi o Borussia Dortmund. Hoje em dia, bater o Bayern de Munique na Bundesliga parece impossível. O Dortmund bateu o Bayern na semifinal da Copa da Alemanha, no entanto, e ganhou um jogo duro e emocionante na decisão contra o Eintracht Frankfurt, em Berlim.

O Borussia Dortmund não era campeão desde 2012, quando conquistara Bundesliga e Pokal. Após três finais de Copa da Alemanha perdidas nos últimos três anos e o atentado que vitimou o time antes das quartas da Champions League, o torcedor amarelo, finalmente, sorriu.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.