Blog do Júlio Gomes

Botafogo faz um favor a todos os brasileiros na Libertadores

juliogomes

Está cada vez mais difícil imaginar que time pode tirar o título da Libertadores da América de um brasileiro. O Botafogo fez um favor a si mesmo e aos outros ''patrícios'' ao vencer por 1 a 0 e eliminar o Atlético Nacional de Medellín, nesta quinta à noite.

Atual campeão e melhor time da América do Sul no ano passado, o Nacional perdeu muitas peças, mas ainda é um time muito forte e que, se tivesse passado para as oitavas, seria candidato natural ao bi. É o líder disparado na Colômbia, com recorde de pontos. Mas pagou o preço ao começar a Libertadores com três derrotas seguidas.

Quando se ajustou no ano, já era tarde. E, no Engenhão, apesar da maior posse de bola, parou em uma muralha defensiva do Botafogo. O time da casa cedeu pouquíssimas chances reais de gol aos colombianos.

Um time de dedicação louvável, com todos os jogadores trabalhando muito na defesa, fechando espaços e criando ajudas. E saindo de forma extremamente rápida no contra ataque. O Botafogo fez o que o Flamengo, por exemplo, não fez contra o San Lorenzo: nunca abdicou do jogo. Sim, se defendeu, mas contra atacou com dois, três, quatro jogadores. Fez um gol e poderia ter feito mais.

Botafogo, Santos, Atlético-MG e Atlético-PR já estão nas oitavas de final. Grêmio, Palmeiras e Chapecoense têm a faca e o queijo na mão – só ficam fora por catástrofe. Apenas o Flamengo vai sobrar mesmo, o que faz da semana ainda mais perfeita para o botafoguense.

Quem pode tirar o título de um brasileiro?

O torneio avança pelo ano todo. Mas, no momento, parece que só o River Plate e o San Lorenzo teriam condições de fazê-lo. Talvez o Santa Fé, se conseguir vencer o Strongest e se classificar.

O Santa Fé vai ser aquele segundo colocado que ninguém vai querer enfrentar nas oitavas. O Atlético-PR, claro, é também um rival indigesto. O Botafogo precisa brigar para ser primeiro de seu grupo e, para isso, talvez nem precise vencer o Estudiantes na Argentina – duvido muito que o Barcelona não saia derrotado de Medellín na última rodada.

Botafogo e Barcelona têm 10 pontos, mesmo saldo, mas o time carioca fez um gol a menos. O Atlético Nacional ainda pode ir à Sul-Americana se vencer o Barcelona. Um empate pode servir para o Botafogo ser primeiro e para o Estudiantes ser terceiro.

Se for primeiro, o Botafogo evita possíveis confrontos nas oitavas contra Santos, Palmeiras, Galo, Grêmio, San Lorenzo, River…

Deste time, o exterminador de campeões da Libertadores, convém não duvidar.